Aracaju
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Compras em Aracaju

Nem só de praias se fazem as férias na capital sergipana. Aracaju também está bem abastecida de shoppings com marcas nacionais e internacionais, além de feiras de artesanato onde se encontra o que há de mais característico na região: roupas, calçados, esculturas e objetos decorativos feitos de renda, palha, barro, mosaicos e couro.

Oportunidade! Seguro-viagem com até 75% de desconto!

Perrengues e imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, até mesmo com os viajantes mais experientes. Seja um acidente, um problema de saúde inesperado, uma bagagem extraviada ou uma conexão perdida… Nessas ocasiões ter um bom seguro viagem é fundamental! Ele te oferece atendimento imediato e todo o amparo necessário para enfrentar momentos de tensão e dificuldade em outro país. E o melhor: o seguro viagem custa tão pouco perto da proteção que ele oferece, que não vale a pena arriscar! Mesmo onde o seguro não é obrigatório, nós fazemos e recomendamos que você também faça. Quer um seguro de qualidade com um descontão? Aproveite essa oportunidade e faça sua cotação na Allianz Travel com até 75% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS!

Visitar os tradicionais mercados de artesãos é com certeza um dos melhores passeios do destino — e você certamente deixará a cidade carregando ao menos alguma lembrancinha, que pode bem ser comestível, já que em Aracaju também não faltará a oportunidade de provar e levar para casa os sabores da gastronomia sergipana.

Confira a seguir os melhores lugares onde fazer compras em Aracaju.

Mercados Centrais de Aracaju

No centro de Aracaju estão localizados três importantes mercados: o Mercado Antônio Franco, o Mercado Thales Ferraz e o Mercado Maria Virgínia Leite Franco. Por ali, a movimentação de vendedores, moradores locais e também turistas é sempre intensa. São ótimos lugares para se observar o estilo de vida sergipano, com seu sotaque, cultura, sabores e aromas. E não tem desculpa para não visitar todos eles, já que os mercados centrais de Aracaju ficam muito perto um do outro.

Os mercados Antônio Franco e Thales Ferraz são conectados pela Passarela das Flores, um corredor que funciona como floricultura, e vendem produtos bastante similares, basicamente artesanato e iguarias nordestinas. É possível que você se desloque entre um e outro sem notar a diferença. A uma curta caminhada dos dois mercados (cerca de cinco minutos) está o Mercado Maria Virgínia Leite Franco (antigo Albano Franco), muito maior, dedicado ao comércio de frutas, verduras, grãos, castanhas, peixes e o que mais se imaginar. Por lá, não deixe de provar a mangaba, fruta típica de Sergipe!

Compras em Aracaju

Feira do Turista de Aracaju

Para quem está na região da Orla de Atalaia ou da Coroa do Meio, um bom passeio noturno é visitar a Feira do Turista de Aracaju, que tem uma ampla variedade de lojas com roupas, calçados, chapéus, objetos decorativos, artesanato, biquínis e também castanhas, pimentas e outras lembrancinhas saborosas. O espaço é simples, mas bem cuidado, e também conta com lanchonetes. No entanto, se preferir, estenda o passeio até a Passarela do Caranguejo, não muito distante da feira, onde está um grande número de bares e restaurantes.

Os portões da Feira do Turista são abertos diariamente às 10h, mas a maioria das lojas funciona a partir das 16h e fecham às 23h.

Compras em Aracaju

Museu do Artesanato de Sergipe

O Museu do Artesanato de Sergipe está localizado no coração da cidade, mais especificamente na Praça Olímpio Campos, que também sedia a Catedral Metropolitana de Aracaju. Apesar do nome, o "museu" na verdade é um prédio histórico com várias lojas de artesanatos tipicamente locais, como é o caso da renda irlandesa, declarada Patrimônio Imaterial do Sergipe. Por ali, você poderá inclusive ver como os pontos são executados com os fios de linha, tirar dúvidas e saber mais curiosidades com as próprias rendeiras.

Nas lojas que se espalham pelos corredores do edifício em formato quadrado, com um amplo espaço aberto ao meio, também é possível encontrar trabalhos em barra, palha, sementes e madeira. Um ótimo local para conhecer mais da cultura e do artesanato sergipano e, quem sabe, adquirir alguma lembrancinha de viagem.

Compras em Aracaju

Shoppings de Aracaju

Se a ideia for fazer compras em amplos espaços comerciais que reúnem de tudo um pouco, entre marcas nacionais e internacionais, são três os lugares indicados em Aracaju: Shopping Jardins, Shopping RioMar e o Aracaju Parque Shopping.

No Shopping Jardins, a oferta de lojas é maior, com marcas como Arezzo, Damyller, Hering, TNG, Taco, Santa Lolla, Renner, Polishop, Imaginarium, entre várias outras. Sua localização é privilegiada e de fácil acesso, bem próximo ao Parque da Sementeira.

O Shopping Rio Mar fica localizado na Coroa do Meio, entre o Rio Sergipe e a Avenida Beira Mar, e é o mais antigo da capital sergipana. E também um dos mais completos: por lá se encontram marcas como Farm, Quem disse Berenice, Osklen, Animale, Arezzo, Mr. Cat, Vivara, Calvin Klein, entre outras. Praça de alimentação, cinema e rede de serviços (bancos, salão de beleza, estacionamento, fraldário e empréstimo de carrinhos de bebê) também estão disponíveis para os clientes.

O Aracaju Parque Shopping fica não muito distante do Mercado Albano Franco, já no bairro Industrial. O shopping conta com lojas como Riachuelo, C&A, Renner, O Boticário, além de cinema e praça de alimentação. Quando visitamos, era o que tinha a menor variedade de lojas.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Aracaju