Dicas de Cartagena

- Para visitar Cartagena não é necessário visto, nem mesmo passaporte. Brasileiros que viajam a turismo poderão entrar no país apenas portando um RG com foto identificável. Caso faça conexão no Panamá ou outro país, consulte sua companhia aérea sobre a necessidade de ter um passaporte. 

- Desde março de 2017 é exigido dos brasileiros o Certificado Internacional de Vacinação comprovando que o viajante tomou a vacina contra febre amarela. 

- A moeda utilizada em Cartagena é o peso colombiano e pagamentos com cartões de crédito são amplamente aceitos. Muitos estabelecimentos não aceitam dólares e, quando o fazem, não possuem uma cotação favorável aos turistas. Ande com pesos, que é mais vantajoso. Para mais informações, leia nosso post sobre dinheiro e gastos.

- Para não sofrer com o calor, evite fazer passeios ao ar livre por volta do meio-dia, quando a temperatura fica ainda mais alta. Dê preferência aos passeios feitos de manhã cedo ou no final da tarde. 

- Os passeios em Cartagena costumam ser mal organizados, por isso contrate-os com alguém que lhe passe confiança. 

- Visitando o Convento Santa Cruz de La Popa e o Castelo de San Felipe de Barajas à tarde é quase certo encontrar uma multidão de turistas fazendo o passeio de chiva. Se quiser encontrar esses pontos turísticos mais vazios, é recomendável visitá-los pela manhã. 

- As tomadas de Cartagena, normalmente, possuem dois pinos chatos. Se seus dispositivos eletrônicos forem diferentes desse padrão, lembre-se de providenciar um adaptador de tomadas. 

Bagagem 
- Ao preparar a mala da viagem, lembre-se de levar roupas leves porque em Cartagena faz muito calor. Calçados confortáveis são bem-vindos para as caminhadas no centrinho, assim como óculos, bonés e chápeus, que ajudam a se proteger do sol. Shorts e camisetas frescas são a dupla perfeita para passar o dia no local! 

Durante a noite, os turistas gostam de colocar roupas mais arrumadinhas, mas não precisam se preocupar em vestir-se de maneira formal - se você está em férias, melhor ainda, pois esse é um momento para relaxar! 

Segurança 
- Há quem pense que a Colômbia não é um destino seguro para visitar, mas não há por que se preocupar. Cartagena é um lugar bem tranquilo, cheio de policiais a qualquer hora do dia. Não há perigo em andar pelas ruas, mesmo à noite, mas como em qualquer outro destino movimentado, é sempre recomendável ter atenção aos seus pertences. 
Quando estiver na praia, evite deixar suas coisas longe do seu campo de visão.

Na hora de voltar ao Brasil, esteja preparado para ser abordado por diferentes policiais no aeroporto. Pode ser que perguntem sobre o objetivo de sua viagem, quem o acompanha, quantos dias esteve em Cartagena, entre outras coisas. As malas de mão são revistadas por um oficial e, no nosso caso, até a bagagem despachada teve de ser revistada. 

Tudo que você precisa saber sobre Cartagena!

Esse texto sobre Dicas de Cartagena faz parte do guia de Cartagena no Melhores Destinos

Comentários para Dicas de Cartagena

  • D6xaf Bernard Jean Braun há mais de 4 anos

    Pessoal, apesar de não ser "obrigatório", tire seu passaporte e viaje sempre com ele!
    A maioria dos brasileiros que estão indo pra Cartagena, vão pela COPA Airlines. Até porque essa companhia quase sempre tem preços imbativéis. E aí que mora o problema: todos os vôos operados pela COPA fazem conexão na Cidade do Panamá. Então para esse tipo de caso você precisa de passaporte sim! Cheguei de Cartagena ontem e posso afirmar: é uma cidade MÁGICA. Preços muitoooooo mais baixos que em qualquer praia do nordeste do nosso país. Quando fui embarcar no dia 11/03, vi 6 brasileiros que perderam a viagem pelo fato de não portarem passaporte. E outra coisa: me pediram o certificado de vacinação tanto na hora do embarque em Brasília como também na chegada à Colômbia.

  • Missing Clarissa há mais de 4 anos

    Olá Bernard!!
    Irei para Cartagena com meu marido no final de abril e passaremos 1 semana!
    Só para me certificar.... a vacina que eles exigem é a da febre amarela, certo?? Fazem mais alguma exigência?

  • N6qkn Jack Deck Oliveira há mais de 4 anos

    Boa noite vou para Cartagena em agosto e gostaria de saber sobre o Hotel las américas Quais praias visitar já com passagem e hotel pagos quanto levar em reais e trocar la?, vamos em duas pessoas.

  • Missing Simone Fogliene há mais de 4 anos

    Clarissa, somente a da febre amarela mesmo.

  • Missing Simone Fogliene há mais de 4 anos

    Outra dica: visite a cidade bem cedo ao menos um dia da viagem. Só assim conseguirá boas fotos que priorizam o ponto turístico e não o mar de turistas.

  • Missing Clarissa há mais de 4 anos

    Oi Simone, obrigada pela informação. Estarei em Cartagena neste sábado e adorei sua dica! Você visitou a cidade quando?

  • Missing Simone Fogliene há mais de 4 anos

    Estive em novembro/2013. É uma cidade maravilhosa! Boa viagem!

  • Missing Ricardo há quase 4 anos

    Cartagena realmente é linda, às vezes da impressão que estamos em uma viagem ao passado pelas ruas estreitas e casarões antigos.
    Caminhar no centro histórico durante o dia e durante à noite dá impressão que são duas cidades diferentes, muito linda!

    A cidade é bastante segura e o povo muito solicito. Você será abordado todo o tempo por vendedores, mas todos eles muito gente boa.

    Castelo de San Felippe: Vale muito à pena a visita ao castelo. Do local você tem uma vista muito bonita da cidade. Além disso, trata-se de um mergulho na história de Cartagena. Na minha opinião é imprescindível a contratação de um guia no próprio local. Eu e minha namorada contratamos um guia ao custo de COP 10.000. O tour com o guia é essencial para conhecer a história do local e ter acesso aos diversos tuneis subterrâneos que o castelo possui. O tour no local tem duração média de 40 minutos e no final tem uma sala, (se não me engano uma antiga enfermaria) onde exibe uma animação com a história do castelo.

    Um taxi da torre do relógio até o Castelo tem custo médio de COP 7.000,00, o acesso ao castelo custa COP 9.000.

    Convento de Santa Cruz: Fica em um dos pontos mais altos de Cartagena. Do Local tem-se uma visão 360 graus da cidade, um pátio muito bonito.

    Local histórico e muito bem preservado. Vale muito à pena conhecer. Logo na entrada terá um guia para lhe oferecer seus serviços, porém, o local é muito pequeno e não vi necessidade da contratação.

    Um taxi da torre do relógio até o local gira em torno de COP 30.000,00 (ida e volta) e o motorista fica aguardando a visita para leva-lo de volta o local combinado.

    Isla Baru: No passeio você tem a opção de escolher o aquário ou fazer snorkling. Fui no aquário e achei perda de tempo. Na sequencia do passeio fomos a

    Playa Blanca. A praia é linda, com aguas cristalinas e excelentes para banho. Vale à pena conhecer.

    Porém, fiquei um pouco decepcionado com a forma que o local esta sendo cuidado. O lugar é muito cheio, muitos vendedores abordando a todo tempo, o almoço contratado no passeio é muito ruim, Jets Skys no meio dos banhistas são perigos constantes para ocorrência de acidentes, muito lixo jogado na areia e no mar pelos próprios nativos, inclusive encontrei uma roda de plástico no mar.

    Uma pena saber que existem lugares tão lindos e que a própria população local não dá a mínima, só pensam em faturar com os turistas.

    Paguei COP 40.000, 00 pelo passeio em lancha rápida, COP 13.500,00 pela taxa de acesso e COP 20.000,00 para o ticket do aquário.

    Passeio pela Muralha: Vale à pena dar um passeio pela muralha, lá você encontra o famoso Café Del Mar e outro restaurante muito bom, o qual não recordo o nome.

    Bocagrande: Trata-se de um bairro fora do centro histórico de Cartagena. A avenida principal possui diversas lojas restaurantes bem interessantes para serem visitados no jantar.

    Passeio de bicicleta: É possível alugar bicicletas para dar um passeio no centro histórico.

    Espero ter contribuído!
    Abs

  • Img2735 Nádia Lígia dos Santos há mais de 3 anos

    Gente, uma dúvida, posso pagar TUDO em Cartagena com pesos colombianos? Não preciso levar dólar não né? ainda mais com essa alta absurda ... é mais vantagem trocar aqui no Brasil ou lá? Aqui consegui 1 real = 714 pesos colombianos na Treviso, foi o máximo

  • Missing Diogo Nunes dos Santos há 3 anos

    Bernard, vc tem certeza sobre isso pq o que me informei é exatamente o contrário, não há necessidade de passaporte no Panamá.

  • Missing Diogo Nunes dos Santos há 3 anos

    Achei no site do consulado do Panamá a informação que não há a necessidade de visto: http://panaconsul.com.br/25.html
    PAISES QUE NÃO NECESITAM DE VISTO PARA INGRESAR NO TERRITORIO NACIONAL DO PANAMÁ

    Acordo de Supressão de Vistos:

    AMÉRICA: Chile, Argentina, Bolivia, Uruguay, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Paraguay, Brasil, Nicaragua, Guatemala.

  • 264mw Camille Panzera há 3 anos

    Diogo, a questão do visto é uma coisa, a questão do passaporte é outra. Não é necessário visto para ir ao Panamá, mas o passaporte preciso. Se você está indo à Colômbia fazendo conexão em um outro país, além de se atentar às regras de imigração de seu destino final, precisa saber das regras do país de conexão. Sugiro que você consulte sua companhia aérea para mais detalhes.

  • Missing Diogo Nunes dos Santos há 3 anos

    Ok Camille. Eu estou p ligar p companhia p descobrir.isso. Mas acho q já li em dois lugares diferentes que só é necessário um documento de identidade.

  • 264mw Camille Panzera há 3 anos

    Ligue sim, já vi pessoas comentando aqui que não puderam embarcar para a Colômbia porque só tinham o RG e por causa da conexão no Panamá não permitiram o embarque. Para não ter erro, acho mais seguro ter o passaporte em mãos.

  • Missing Bruno Amorim há 3 anos

    Camille, vou à Cartagena no próxima ano com um grupo de amigos. Você poderia me ajudar nas seguintes questões:
    1) Quais meses você indica, evitando alta temporada e períodos chuvosos?
    2) Sugestão de roteiro (quantos dias, o que fazer em cada dia,...)
    Obrigado

  • 264mw Camille Panzera há 3 anos

    Oi, Bruno, bom dia.
    1 - O período entre dezembro e abril são meses mais secos. Viajar fora desse período não significa que vá chover o tempo todo... eu viajei em junho e a chuva não atrapalhou a viagem.
    2 - Diria que 4 ou 5 dias são suficientes. As dicas sobre o que fazer você encontra aqui: http://guia.melhoresdestinos.com.br/o-que-fazer-em-cartagena-120-1281-p.html

  • Missing Bruno Amorim há 3 anos

    Camille, eu li toda está seção e por não conhecer o local fiquei com dificuldade de montar um roteiro por dia de viagem. Tens algum roteiro de sugestão?

  • Missing Karen de Lourdes Azevedo há 3 anos

    Olá Camille, Boa-Noite!
    Vou passar a minha Lua de Mel em Cartagena. Gosto muito de história e gostei muito dos pontos turísticos apresentados no MD, meu noivo tb gosta mas prefere praia. Como ficaremos 7 dias, decidimos dividir uma parte do Centro histórico e outra na área das praias. Já pré reservei um hotel no Centro, pelo bokking, mas ainda não reservei um hotel na parte da praia. Diante disso, tenho algumas dúvidas:
    Qual hotel você recomenda para 4 dias nas Islas?
    Tenho pensado em ir p San Andrés ao invés das Islas, sabe quanto tempo de viagem do Centro de Cartagena para lá?
    Como será a nossa primeira viagem internacional, não sei como é a tratativa do $$, poderemos sair do Brasil com dinheiro em espécie e trocar nas casas de câmbio ou levar um daqueles cartões tipo money travel ou card e ir sacando?
    Desde já agradeço a atenção.

  • 264mw Camille Panzera há 3 anos

    Oi, Karen. Tudo bem?
    Eu não tenho nenhum hotel para recomendar nas Islas, porque não fiquei em nenhum... em San Andrés eu estive e é um lugar muito bonito. Tem um guia aqui no MD sobre San Andrés e muitas dicas de lá. Nesse caso você teria que comprar passagem de avião entre Cartagena e San Andrés, o tempo da viagem varia de acordo com o voo... geralmente é preciso fazer conexão e alguns voos são bem demorados... talvez não valha muito a pena por conta do tempo perdido no deslocamento e pelo valor do voo.
    - Você pode levar real do Brasil e trocar por lá, como também pode usar o VTM, mas essa segunda opção já não é muito vantajosa mais. Quando viajo, costumo sacar o dinheiro no caixa eletrônico da minha conta corrente e dessa forma obtenho o dinheiro local. Nessa página aqui tem bastante gente discutindo sobre a melhor forma de levar dinheiro pra Colômbia: http://guia.melhoresdestinos.com.br/troca-de-dinheiro-108-1324-pf.html?page=22#post_forum_27002
    Abs

  • File8222 André Oliveira há 3 anos

    Oi Karen,
    Vamos em dez. Cartagena, S Andres, Islas R e o Monarch. Olha só: no início os planos eram uns dias nas Islas R. Só que vimos umas fotos das praias lotadas e muitos comentários poucos positivos sobre conservação, super lotação, pouca infra, problemas para turistas que vão passar o dia e outros que se hospedam, infra estrutura hoteleira deficiente, hotéis que não se definem se atendem hospedes ou pessoal que vai passar o dia, etc, etc). Aí, como já temos alguma experiencia, bateu a duvida... Até reserva já tinha... Então surgiu S Andrés no cenário. Para falar o mínimo, é conhecido como Mar de Sete Cores. E um nível diferente, bem diferente. Vamos ficar 6 dias em S Andrés (vai valer a pena e dar saudade) e ficaremos 5 dias em Cartagena (de lá vamos visitar as Islas R, passando dia, e vai ser suficiente). A estrutura hoteleira de S Andres é bem grande. Hotéis muito bons. Islas R tem foco no turista diarista e de fim de semana também. S Andrés tem um foco mais profissional de turismo. Outra coisa, entra no site da Viva Colombia. Otimos preços. E uma low cost da Colombia. Voo Cart / S Andr / Cart, etc. Dá uma olhada em uns vídeos sobre as duas opções para ajudar voces a decidirem.
    Boa viagem e boa lua de mel. Vamos comemorar nossos 17 anos de casados. Quem sabe nos encontramos por lá. Abr, André e Rose. hum, desculpa qualquer erro de portugues. Estou usando o teclado virtual no mouse... rs

  • Missing Diogo Nunes dos Santos há 3 anos

    Olá André.
    Muito bom seu comentário. Já ouvi falar dessa empresa Viva Colombia, mas fiquei com certo receio. Ela é de confiança?
    Eu estou indo para Cartagena passar 7 dias na minha lua de mel e estou considerando a possibilidade de ir p San Andres.

  • File8222 André Oliveira há 3 anos

    Oi Diogo,
    Olha só, temos boas referencias, mas é nosso primeiro voo com eles. Compramos as passgens pelo site e parece bem organizado.

  • Missing Diogo Nunes dos Santos há 3 anos

    Valeu André, estou pensando em arriscar também.

  • 9fje9 Gustavo Kasprus há quase 3 anos

    Pessoal que foi mais recentemente, é necessária a vacinação contra a febre amarela? Não tenho encontrado essa informação com maior certeza. Pretendo ir em março pra lá.

  • Missing Clarissa há quase 3 anos

    Gustavo, estive na cidade em abril/14 e foi necessário apresentar a carteirinha de vacinação contra febre amarela. Acredito que a exigência continue! Boa viagem!!

  • Gfnmp Bruno Almeida há quase 3 anos

    Estou em Cartagena desde o dia 27/01 e viajei pela Copa airline não precisei comprovar vacinação, pois na a própria Copa informava que só precisarei se passasse em outra cidade.

  • Missing Anderson há quase 3 anos

    Bom dia Camille, estou me programando para ir conhecer Cartagena em Junho, vi seus comentários e achei interessante.
    Não sei se vc tem o conhecimento, estava vendo uns pacotes de viagem pelo Site Expedia, e vi uma observação sobre uma cobrança no hotel de uma taxa de 16% taxa municipal SOBRE O VALOR da hospedagem.
    Vc sabe algo sobre essa cobrança?
    E se vc tem algum site de viagem com preços bom para me indicar?
    Grato

  • 264mw Camille Panzera há quase 3 anos

    Oi, Anderson. Tudo bem?
    Essa cobrança aparece em muitos sites de reserva e ela realmente existe, mas acredito que não se aplique a turistas em algumas situações. Os hotéis costumam cobrar a taxa e se você não quiser pagá-la terá que conversar na recepção do hotel e se informar a respeito das regras desse imposto. Minha sugestão é pesquisar no Google sobre o IVA na Colombia e no setor de turismo, porque assim você pode se preparar e ter argumentos para conversar no hotel sobre a isenção..
    Para reservas eu utilizo sempre o Booking.com (http://www.booking.com/), uso há anos e é muito confiável. Abs!

  • Missing Anderson há quase 3 anos

    Obrigada Camille pelas informações

  • Missing danilo há quase 3 anos

    Oi Camille!

    Muito boas as suas dicas! desde já obrigado!Vou viajar para Bogotá e depois Cartagena, voarei pela AVIANCA. Continua valendo a regra da viagem só com o RG ou é obrigatório o passaporte? A Avianca pode exigir o passaporte mesmo não sendo necessario? Pois liguei na avianca e eles me disseram que eu precisava do passaporte. Não estendi nada, viajarei direto para a Colombia, não irei para o Panamá nem outro local.Obrigado!

  • 264mw Camille Panzera há quase 3 anos

    Oi, Danilo! Obrigada pelo comentário! Fico contente que você tenha aproveitado as dicas! :)
    Se você vai viajar para um país do Mercosul continua valendo a possibilidade de viajar com o RG sim. Costumam dizer que o RG precisa ter menos de 10 anos de expedição, mas pelo que eu sei não existe uma lei que trate sobre essa validade, uma vez que o RG não tem prazo para expirar. O fato de pedirem o RG com menos de 10 anos é para facilitar a identificação da foto. Se seu RG tiver mais de 10 anos, o ideal é ter um documento complementar para facilitar sua identificação, como uma CNH, e se informar bastante sobre o assunto e sobre a legislação em vigor para não te impedirem de viajar.
    Nesse link que vou deixar tem a legislação do Mercosul de 2010. Se você pular lá para a página 307 a 311 vai ver que o RG é aceito sim.
    http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cpcms/arquivos/mercosul-legislacao-e-textos-basicos
    Abs e boa viagem!

  • Missing danilo há quase 3 anos

    Camille, muitíssimo obrigado! Já vou deixar esta legislação colada no meu celular, ai se alguém atrever me parar (rs...). Não quero tirar o passaporte, precisaria perder um dia no minimo de trabalho e ainda $$ (rs..). Obrigado mais uma vez e parabéns pelas dicas!

  • 264mw Camille Panzera há quase 3 anos

    Oi, Danillo! Por nada, precisando de algo é só falar...
    Acho uma boa ideia deixar a legislação no celular mesmo... Pesquise um pouquinho mais sobre esse assunto na internet porque informação é fundamental pra você poder argumentar caso criem empecilho.
    Olha só o que eu encontrei: http://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2012/janeiro/passageiro-impedido-de-embarcar-por-apresentar-rg-emitida-ha-mais-de-10-anos-sera-indenizado
    Na dúvida, se seu RG tem mais de 10 anos, ainda que ele seja completamente válido, talvez seja uma boa ideia renová-lo. Abs!

  • Missing Abraao Meilihzon há quase 3 anos

    Dúvida quanto a necessidade de vacinação contra a malária se o destino é Cartagena? A Copa Airlines me informou que não há necessidade. Liguei para Florianópolis onde me informaram que tratavam dos negócios colombianos, tb me afiançaram que não há necessidade de vacinação. Pesquisando o Google somente os estados junto à selva amazônica há sim necessidade de vacinação. Os posts estão dúbios uns falam que pediram , outros ~não. Qual seria a informação correta? A Copa frisou bem que tem de levar o passaporte.

  • Tthhv Kellen Suamy há quase 3 anos

    Oi Abraao! Fui primeiro para para San Andrés e estou agora em Cartagena; voei pela Copa Airlines. Se o seu destino é Cartagena com conexão no Panamá não há a necessidade de vacina alguma. O passaporte é obrigatório porque quando se voa pela Copa Arlines geralmente a conexão é no Panamá, e o Panamá não está no Mercosul, logo há a necessidade do passaporte.
    No site da copa há um link onde se mostra todos os requisitos obrigatórios e os recomendáveis. Observe que recomendável não é obrigatório, ok? Nesse link você informa o seu destino, a conexão (ponto de trânsito), etc e o site mostra o que é obrigatório em cada lugar e o que é apenas recomendável (ou seja é bom que tenha, mas não é obrigatório).
    http://www.copaair.com/sites/cc/pt/pages/timatic.aspx

    Bom, eu segui à risca as exigências no site (que no meu caso era apenas o passaporte), a vacina para febre amarela era apenas recomendável para o Panamá (então não tomei) e deu tudo certo. Só me pediram o passaporte.

  • Missing Abraao Meilihzon há quase 3 anos

    Obrigado Kellen pelas dicas.

  • Rtxy7 Andréa Bacci há quase 3 anos

    Nao há necessidade de vacinas pra Cartagena. Voltei ontem

  • Rtxy7 Andréa Bacci há quase 3 anos

    Anderson, o imposto é cobrado no hotel, e nos restaurantes tb!

  • Atxhh Rene Santos há quase 3 anos

    Minha conexão é no Panamá, eu tenho passaporte mas minha amiga não ...foi pedido passaporte ?? se vc não passaporte o que acontece???

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Rene. Para viajar através do Panamá o passaporte é necessário. Se sua amiga não possui, ela deve providenciá-lo.

  • 128061305472989321147684008975849672132572n Thalles Rodrigo Da Hora Santana há mais de 2 anos

    Olá, Camille!

    Estou programando uma viagem de lua de mel no início de Outubro para Cusco(4 dias), Lima(3 dias) e Cartagena(5 dias). Você teria alguma dica ou sugestão? O tempo proposto a cada lugar seria ideal? tanto no Perú quanto na Colômbia, levar dólar é a melhor opção?

    Desde já, muito obrigado pelos esclarecimentos.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Thalles. Tudo bem?
    Eu acho que o tempo que você selecionou é suficiente para conhecer as principais atrações de cada lugar. Talvez fosse interessante deixar Cartagena para o fim do roteiro porque é um lugar com mais possibilidades de descanso, por causa das praias.
    Outra dica seria levar dólares para trocar por lá e aproveitar que recentemente a cotação está um pouco melhor.
    Se eu lembrar de alguma outra dica, eu posto aqui.
    Abs!

  • Atxhh Rene Santos há mais de 2 anos

    Oi, Camille.
    Obrigado pela dica, preferir trocar a empresa para avianca , menos burocrático e foi super fácil chegar aqui. Consegui trocar real por 740,00 no loja comissiones de la carone segunda rua a direita quando vc entrar pela Torre do relógio.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Rene. Que ótimo! Aproveitem a viagem, Cartagena é um charme! ;)

  • Wxt7v Emília Asfora há mais de 2 anos

    Boa noite Camille!!
    Compramos um voo para NYC pela Avianca e colocamos um stop de 4 noites na Colombia (volta).
    Estamos sem saber como nos programar...
    4 noites em Cartagena;
    4 noites em San Andres;
    2 noites em CTG e 2 noites em S Andres.
    Qual voce sugere?
    Obrigada

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Emília.
    Eu acho que se você dividir essas 4 noites entre dois lugares a viagem vai ficar corrida, porque tem o tempo de voo até o destino e todo aquele ritual de chegar antes ao aeroporto, pegar mala, etc. Minha primeira sugestão, então, é escolher ou San Andrés ou Cartagena.
    Independentemente do meu gosto por esses destinos, acredito que você deva pensar no tipo lugar que gostaria de conhecer: se é um lugar para relaxar na praia (San Andrés) ou se é um lugar com atrações históricas e uma eventual ida ao mar (Cartagena).
    EU gosto mais de cidades como Cartagena, mas não aconselho você viajar para lá pensando em curtir a praia. Se quiser praia, vá para San Andrés mesmo.
    Outra coisa para colocar na balança é que uma viagem para Nova York é cansativa porque você fica andando bastante ao longo do dia... pensando nisso, talvez uma viagem para relaxar e curtir o mar antes de voltar pra casa seja mais interessante.
    Como disse, o ideal é você pensar sobre o tipo de viagem que quer fazer, ler um pouquinho sobre cada lugar e ponderar qual te atrai mais.
    Qualquer coisa estou à disposição. Beijos.

  • Wxt7v Emília Asfora há mais de 2 anos

    Camille, boa noite.
    Você é 10!
    Obrigada pelas dicas!!
    Bjs

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Valeu, Emília!
    Boas viagens... Beijos!

  • Qj6vj Dandara Veiga há mais de 2 anos

    Camille Boa Noite!
    Saberia me informar como funciona a questão de celular em cartagena e san andrés ? O acesso a internet ( redes sociais ) funciona normalmente ou tem que comprar um chip lá ?
    Obgda, bjos

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Dandara. Se você habilitar sua linha para usá-la no exterior, você poderá usar normalmente seu telefone por lá. O problema é que o roaming internacional costuma ser caro e muitas vezes não compensa pagar o que cobram. Para comprar chip lá, você pode ir até a Claro, com seu documento pessoal - foi a minha opção e saiu bem mais em conta. Caso não faça questão de internet, utilize apenas o wi-fi de seu hotel ou de algum restaurante que eventualmente ofereçam wi-fi aos seus clientes. Abs

  • Wp2xv Marcelo Melo há mais de 2 anos

    Prezados/as,
    É OBRIGATÓRIO portar PASSAPORTE em conexão no Panamá, mesmo que o destino final seja algum país do mercosul. Fica a dica!

  • Missing alex e ana há mais de 2 anos

    boa noite camille
    estou pensando ir na primeira quinzena de novembro e uma epoca boa?

    primeiro san andreas e depois cartagena
    7 noites e o suficiente?
    ADORAMOS PRAIA TEM ALGUMA DICA AONDE DEVEREMOS FICAR MAIS TEMPO?
    AEROPORTO A ESSE SAO ANDREAS E CARTAGENA E LONGE
    E SOBRE HOTEL AS LOCALIZAÇAO TEM DICAS?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Olá... 7 noites é suficiente para ver o básico, mas depende dos planos que você tem para a viagem. Eu prefiro ficar mais tempo para a viagem não ficar corrida.
    A divisão dos dias vai depender das suas prioridades, se prefere passar mais tempo em uma cidade histórica ou se prefere ficar mais tempo em um lugar com praias.
    Ambos os aeroportos não ficam distantes da cidade.
    Sobre o clima, você pode dar uma olhada aqui: http://www.weatherbase.com/weather/weather.php3?s=22008&cityname=Cartagena-Colombia

  • 140223311058749707544208390412356292629885n Guilherme Andrei há mais de 2 anos

    Oi Camille, tudo bem?

    Eu vou em Março, logo depois do carnaval, queria saber sobre as taxas que pagarei.
    Reservei um Hostel pelo Booking e já vi que quando realizar o Check In pagarei mais 16% de ISS, ouvi dizer que há uma taxa que paga pra entrar na cidade... é isso mesmo? Qual o valor?
    Há mais alguma taxa que precisamos pagar?

    Abs.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Guilherme.
    Essa taxa de ISS existe mesmo. Se você não quiser pagar por ela, terá que conversar no hotel, mas não sei dizer se é possível não pagá-la. Eu recomendo pesquisar sobre o assunto no Google (IVA na Colombia) porque certa vez li que alguns impostos são cobrados irregularmente e dependendo da situação do turista não é necessário pagar. O melhor é se informar sobre o assunto...
    Taxa para entrar na cidade não paguei, isso aconteceu apenas na ilha de San Andres. Abs!

  • 140223311058749707544208390412356292629885n Guilherme Andrei há mais de 2 anos

    Muito obrigado Camille!
    Suas dicas estão me ajudando MUITO! haha
    Estou planejando meu roteiro, vou sozinho e pretendo aproveitar ao máximo, ficarei de 05 à 12 de Março (07 dias), pra poder conhecer a Cidade Amuralhada, os pontos turísticos fora dos muros e também dar uma volta em Bocagrande você acha que é válido alugar um carro ou fazer tudo de bike, a pé ou de táxi mesmo?

    Desde já, muito obrigado pela disponibilidade.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Guilherme. :)
    Eu não acho o carro imprescindível, fiz tudo de táxi/a pé e foi suficiente.
    Eu acho que só compensa o carro caso você queira conhecer praias mais distantes da cidade, mas isso seria coisa de um dia também. Não se preocupa que dá pra se virar bem com táxi/Uber/bike/caminhada.

  • C7kn2 Thayná Paiva há mais de 2 anos

    Camille , vou para Cartagena em dezembro e vi um decreto de 23/fev/2016 em que ocorre a isenção da taxa de 16%. Esta correto? Preciso levar documentos para conseguir essa isenção? Obrigada '

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Thayná, eu já vi notícias dizendo que o pagamento desse imposto não é necessário, mas por causa de sua pergunta consultei a página do turismo de Cartagena e eles disseram que é preciso pagar. As informações sobre isso são meio desencontradas, o melhor é pesquisar direitinho e conversar com o hotel.

  • Missing Kathia Razuk há 2 anos

    Camille, boa noite! Vamos em Janeiro/17, com a Avianca e faremos escala em Bogotá na ida e Bogotá e Lima no retorno. Precisarei de passaporte? vacina de febre amarela? só para acabar com a dúvida. se precisar trocar real por peso lá em Cartagena precisarei de passaporte?

  • Missing Kathia Razuk há 2 anos

    Pessoal, hoje conversei no Consulado da Colombia em São Paulo, e a pessoa me informou que nao precisa de passaporte, somente o RG, quando passa por paises pertencentes ao Mercosul. Não precisa da vacina de febre amarela. Bom, recebi estas informações do Consulado.

  • 264mw Camille Panzera há 2 anos

    Oi, Kathia. É isso mesmo que o consulado te informou, basta o RG. O RG não tem data de validade, mas é bom que ele permita a fácil identificação de seu portador.

  • 2qt72 Carlos Alberto C. Soares há 2 anos

    Camille! Bom dia, Gostaria de Saber se e Verdade q a maioria dos Hoteis nao Possuem chuveiro, quente, pois uma colega nossa voltou de cartagena reclamando quanto a isso, sera q procede essa informacao

  • Missing Kathia Razuk há 2 anos

    Camille, obrigado pelo retorno. Se me permitem mais uma pergunta, a troca de real por peso colombiano é melhor ser feito aqui, em Bogotá ou Cartagena? O que aconselham?

  • 264mw Camille Panzera há 2 anos

    Oi, Carlos. Eu não me lembro de ter problema com isso em Cartagena, mas em San Andres é sim verdade. De qualquer forma, eu acho que depende do local onde você se escolhe se hospedar. É sempre bom ler avaliações de quem ficou no hotel para ter uma ideia e ver quais eram as reclamações.

  • 264mw Camille Panzera há 2 anos

    Oi, Kathia. Na época em que eu fui eu não fiz o câmbio da forma convencional... saquei dinheiro no caixa eletrônico diretamente em pesos colombianos. Como a minha viagem já tem um tempo, eu não sei dizer com certeza qual é a opção mais vantajosa atualmente, mas o que se dizia era que o câmbio era melhor em Bogotá. O que sugiro é dar uma olhada no fórum, porque tem vários relatos de pessoas que foram recentemente e podem te dizer qual a opção que usaram. Abs!

  • Ewy4r Tommy Zimmermann há quase 2 anos

    Estou indo a Cartagena. Camille, levo dólar ou real?
    Da pra confiar nessa empresa que vai a SAN andres, viva Colômbia?

  • 2t62f Rosana Silva há mais de 1 ano

    Olá, Camille !!
    me ajude. vou para Cartagena em junho, e gostaria de saber sobre as taxas cobradas, IVA, quando tenho que pagar? tenho que pagar? vou ficar 6 dias .
    vi muitas informações mas nenhuma supriu minhas duvidas.
    bjs

  • 264mw Camille Panzera há mais de 1 ano

    Oi, Rosana. As informações são mesmo meio desencontradas.
    Ao reservar um hotel, por exemplo, deve aparecer uma cobrança à parte de ISS de 19%.
    O IVA existe e é cobrado nos produtos que você compra. Você pode ler mais sobre isso aqui: http://www.andi.com.co/es/GAI/GuiInv/Imp/RIMC/Paginas/IVA.aspx
    e ler sobre a devolução do IVA aqui: http://www.suit.gov.co/VisorSUIT/index.jsf?FI=329

  • Missing Tais há mais de 1 ano

    Olá, Camille!!!
    Uma dúvida, estou planejando viajar para Cartagena em outubro, com escala em Bogotá eu consigo ir sem a necessidade do passaporte?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 1 ano

    Sim... apenas com RG. Recomendo apenas que seja um documento em bom estado de conservação e permita o reconhecimento fácil da foto.
    Veja aqui o link: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/seu-destino/colombia#entrada
    Só atente ao fato de que agora podem te pedir o comprovante internacional de vacinação comprovando que você tomou a vacina contra febre amarela!
    Abs!

  • Missing Tais há mais de 1 ano

    Ótimo Camille!! Obrigada pela ajuda.

  • Qh2zr Ane Pastorelli há mais de 1 ano

    Galera fui agora em agosto/2017 , minahs dicas;

    cartagena (3 dias ) , hotel Intercontinental (top) , jantar italiano Vera (reservar), almoço La Cevicheria (é bom , bem falado, mas também nada super demais) , só fizemos o passeio de para isla gente de l mar e com todos que conversamos é a melhor ilha (ninguem oferece esse passeio) , pagamos 160 mil pesos + 15 impostos (compramos na ultima cabine da marina , aonde vende os passeios) . Peçam uber pois o preço é via app e não de cabeça como dos taxistas , fizemos o city tour com o bus vermelho (mas achei caro e não vale tanto a pena ,vale pegar um taxi fazer a volta na cidade, e a cidade murada tda a pé ) .

    Depois foram 4 dias em san andres (mtooo melhor) , lá o hotel foi Decameron isleno ( valeu a pena pela piscina e localização), por que a comida em si é muito ruim e o all inclusive não vale tanto a pena , fora que há restaurante legais para conhecer como o La regatta (imperdivel e melhor fazer reserva) , passeios lá não fizemos , pois alugamos uma moto e fizemos tudo por conta , para jhonny cay alugamos um jet e fomos proximos a ilha .

  • Missing EUDER TEMPERA há mais de 1 ano

    Olá!
    Vou para Cartagena no final de setembro. Na minha cidade não emiti o certificado internacional. Já tomei a vacina. Eu consigo emitir tal certificado no aeroporto (Galeão) no dia da viagem, levando o cartão de vacinação. Obrigado!

  • Kxay3 Douglas Correia há mais de 1 ano

    A ANVISA funciona das 08 as 17h

  • Kxay3 Douglas Correia há mais de 1 ano

    UDER TÊMPERA, boa tarde!! Voltei essa semana de cartagena. E tive um problemao com o cartão. Quando cheguei no galeão a avisa já estava fechada e não conseguimos pegar o cartão, Perdemos aviagem.
    Lá na anvisa eles me perguntaram se eu tinha agendado com antecedência? Que só poderia fazer o cartão se eu já tivesse agendado. Então expliquei a minha situação e eles resolveram me ajudar . Se você puder agende pela Internet e vá com antecedência até a avisa.

  • Missing EUDER TEMPERA há mais de 1 ano

    Obrigado Douglas! Como se trata de um serviço público. Imaginei que não seria tão simples. Infelizmente! Vou seguir sua dica e tentar ir alguns dias antes da viajem. Abraço!

  • Capa edi há 1 ano

    Euder é verdade teve pessoas que iriam no mesmo voo que o meu e estavam sem cartareirinha da Anvisa... e não embarcaram.... então ve isso pq é mto serio

  • Missing EUDER TEMPERA há 1 ano

    Galera. Deu td certo com o cartão da ANVISA, agendei pelo site no posto do Galeão, no mesmo dia do embarque, chequei algumas horas antes e consegui emitir o cartão. Só tem que ficar ligado para levar o cartão de vacina válido, com data de validade da vacina. Cartagena é lindo! Quente e acolhedora. Boa viagem a todos.

  • Dy36q Louise Emmerick há 1 ano

    Bom dia! Irei pra Cartagena e San Andres neste mês, fazendo conexão em Bogotá mesmo.
    Apesar de saber que posso ingressar com minha identidade, gostaria de saber se posso utilizar meu passaporte, porém ele não está com 6 meses até o vencimento, e sim 4. Será que fazem esta exigência de validade de passaporte? Obrigada!

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.