Praias de Cartagena
Pensando em curtir as praias de Cartagena? Então você chegou ao lugar certo para entender como as praias da cidade funcionam. Muito embora Cartagena fique às margens do Caribe, viajar para a cidade com o pensamento de que Cartagena é um destino de pontos históricos com a vantagem de estar próximo ao mar é mais realista do que imaginar que a cidade é um destino de praias incríveis com alguns pontos turísticos.
Explicamos: as praias urbanas de Cartagena têm águas mornas e claras, mas com areia escura. O resultado final que se observa no cenário está longe de ser como o das praias caribenhas que mostram os filmes, com um tom turquesa e areias brancas. Essas praias você só encontra a alguns quilômetros de barco da costa cartageneira.
Praias urbanas de Cartagena
As praias mais próximas do centro urbano de Cartagena, como Bocagrande e El Laguito, são bem extensas e têm águas gostosas. No entanto, como não têm aquele colorido que emociona, como as águas azuis do Caribe, geralmente não são elas que o público brasileiro procura ao desembarcar na cidade.
A verdade é que essas praias urbanas não têm tanta graça para quem vive em um país com um litoral tão diverso quanto o brasileiro. Ainda assim, Bocagrande, El Laguito e Castillo Grande podem ser boas opções para curtir o mar perto do Centro, pois possuem uma estrutura razoável. Se a ideia é ir a uma praia mais vazia, vá a La Boquilla, que não está tão próxima do Centro, mas tem um público menor e pode oferecer um pouco mais de sossego.
Passeios para ver as praias de Cartagena com cara de Caribe
Para ver praias com águas clarinhas de verdade, você terá que se aventurar um pouco mar a dentro, porque é a alguns quilômetros da costa que o mar fica realmente bonito. Nas proximidades de Cartagena ficam alguns destinos e ilhas privativas cujo mar é realmente bonito. Dentre esses lugares onde o mar impressiona pela beleza e pelo colorido turquesa, está o Parque Nacional Natural Corales del Rosário y San Bernardo (ou simplesmente Ilhas do Rosário), que é composto por várias ilhas e ilhotas, a Península de Baru, a Isla de Baru, a Isla de Tierra Bomba e adjacências.
Nos arredores de Cartagena e através desses trajetos de barco você poderá, então, visitar ilhas privativas e propriedades que oferecem o day use, podendo passar o dia curtindo a estrutura de hotéis e beach clubs, com um mar super bonito à sua frente.
Sabendo disso, vale destacar que o passeio mais popular na região é o que leva às Ilhas do Rosário e à Playa Blanca. No arquipélago de Rosário existem várias ilhas, muitas mesmo, por isso as empresas turísticas levam seus clientes a diferentes destinos nos passeios que oferecem. Portanto, se você quiser visitar uma ilha ou trecho de praia específicos, o ideal é entrar em contato direto com o estabelecimento que opera no local ao qual você deseja ir. Estivemos nas instalações do Hotel San Pedro de Majagua (que fica na Isla Grande). Por lá, eles oferecem day use, e a nossa experiência passando o dia no hotel foi bem positiva.
Na Península de Baru fica Playa Blanca, outro passeio bem popular na região e no qual você encontrará águas transparentes e areia clarinha, além de um mergulho delicioso, perfeito para se refrescar no calor que faz em Cartagena. Esse passeio pode ser feito de forma isolada (em transporte terrestre ou embarcação) ou pode ser combinado com as Ilhas do Rosário. A Isla de Baru, onde fica a Playa Agua Azul, também é outro destino popular para quem quer curtir as praias de Cartagena.
Esses são os passeios mais procurados para conhecer as praias de Cartagena:
- Excursão à Isla del Encanto ou Isla del Pirata
- Excursão às Ilhas do Rosário
- Excursão à Playa Blanca
- Excursão à Tierra Bomba
Dica sobre os passeios de barco em Cartagena
Os passeios de barco em Cartagena partem geralmente do Muelle de Cartagena (uma espécie de porto) e podem sair também de outros pontos na cidade, como a Praia Castillo Grande. É importante ter em mente que dependendo das condições do mar os percursos de barco podem não ser exatamente calmos e causar enjoos. Em alguns trajetos que fizemos na região, achamos que o barco balançava muito e "batia" bastante na água, o que pode ser uma condição difícil para quem viaja com crianças, idosos ou pessoas com problemas na coluna.
Em um dos passeios de barco que fizemos, o trajeto foi realmente radical e acabou por molhar bastante alguns passageiros — a empresa até oferecia capa de chuva, já prevendo que os passageiros poderiam se molhar. Esse trajeto foi divertido, mas é um ponto importante a ser considerado antes de contratar seus passeios para para conhecer as praias mais bonitas de Cartagena! Saiba que nem sempre as condições do mar serão favoráveis, e em embarcações pequenas, principalmente, você pode acabar sentindo náuseas ou se molhar.
Vendedores ambulantes nas praias de Cartagena
Uma situação um pouco inconveniente presente nas praias de Cartagena é o assédio por parte de vendedores e prestadores de serviço. Há muita gente vendendo produtos nas praias, e a constante abordagem acaba por incomodar quem pretende apenas descansar. Cuidado ao aceitar uma "amostra" de massagem ou qualquer outro serviço dito "gratuito", porque, no final das contas, nada é de graça e você será coagido a pagar. A melhor ideia para ter sossego e aproveitar a praia é ir para alguma das ilhas particulares do arquipélago de Rosário e San Bernardo, onde há mais tranquilidade e um mar de excelente qualidade.