Dinheiro nas Maldivas
A moeda oficial das Maldivas é a Rúpia Maldívia ou rufiyaa (MVR), disponível nos caixas eletrônicos e casas de câmbio do país. O recomendável é sacar/trocar o dinheiro logo na chegada ao país, no aeroporto. Mas não se preocupe muito: caso você se hospede em um resort all-inclusive, talvez nem pegue na moeda! Na prática, todos os estabelecimentos aceitam dólares americanos, tabelados em US$ 1 = 15 MVR (confira a cotação atual).
Quanto custa uma viagem para as Maldivas?
Se você acha que as Maldivas eram um destino caro e inacessível, pense novamente! Embora os grandes resorts e hotéis em ilhas privadas possam ter diárias acima dos milhares de dólares, desde 2008 o governo permitiu a criação de pousadas nas ilhas habitadas pela população local, reduzindo consideravelmente os custos.
Além da passagem aérea, espere gastar em torno de 50 a 100 dólares por dia de hospedagem (em pousadas simples nas ilhas locais) ou entre 400 e 1.500 dólares em diárias de hotéis de luxo nas ilhas privadas (alguns bangalôs podem ser bem mais caros!). Muitos resorts incluem a alimentação nos pacotes, oferecendo café da manhã mais almoço ou janta. Quem optar por comer nos restaurantes simples das ilhas locais deverá gastar menos de 10 dólares por refeição, frequentemente bem servidas em buffets ilimitados.
Os custos de transporte entre as ilhas variam: há transfers privativos 24h oferecidos pelos hotéis que podem custar centenas de dólares, enquanto barcos rápidos, compartilhados e com hora marcada, custam bem menos: a partir de 20 dólares (ex: Malé x Maafushi). Barcos públicos existem e custam a partir de centavos de dólar, embora possuam horários e conforto limitados.
Além do seguro viagem (imprescindível!), não deixe de acrescentar os custos das taxas nas Maldivas ao seu orçamento. Restaurantes cobram 10% de serviço + 6% de taxas. Também há uma cobrança de 12% sobre o valor das diárias de hospedagem, além de uma taxa de preservação de 6 dólares por dia/por pessoa nos resorts ou 3 dólares por dia/por pessoa em pousadas locais.