Capadócia

Göreme Açık Hava Müzesi

0 avaliação
0% recomendam
0

Este é um dos pontos turísticos mais conhecidos da Capadócia e um dos mais impressionantes. Por sua importância cultural e arquitetônica, ele é considerado Patrimônio da Unesco e quem está em Göreme pode facilmente chegar até ele a pé; a caminhada dura cerca de meia hora. 

O Göreme Open Air Museum, ou Museu a Céu aberto de Göreme, é um espaço que reúne diversas igrejas e capelas escavadas nas pedras, muitas delas com pinturas de diversos séculos atrás. É um lugar interessante para aprender sobre a cultura local e sobre o cristianismo na Capadócia. Ao pagar sua entrada, você terá livre acesso a diferentes igrejas, exceto a igreja de Karanlik (Igreja Escura), que é paga separadamente. 

A Capadócia tinha um grande número de cristãos, nos séculos III e IV algumas cidades da região se tornaram grandes centros do cristianismo. São Basílio implantou na Capadócia o conceito de oração em comunidade e dizem que foi no Museu a Céu Aberto que essa prática teve início. 

As igrejas da Capadócia possuem geralmente uma nave e abóboda e foram esculpidas em cavernas. As pinturas das igrejas e capelas dentro do museu foram feitas de duas maneiras, diretamente pintadas nas rochas ou usando uma mistura de gesso e areia e depois recebendo uma pintura colorida por cima. Há diversas igrejas no Museu a Céu Aberto, cada uma com um tamanho e com diferentes desenhos nas paredes. Aquelas cujo contato com a luz do sol é menor, tem pinturas mais preservadas, como as igrejas com poucas janelas. 

Estão entre as igrejas do Museu: Igreja de Tokah, Capela de São Basílio, Igreja de Elmali, Capela de Santa Bárbara, Igreja de Santo Onofre, Igreja de Karanlik (escura), Capela de Santa Catarina, etc. Além das igrejas, o museu ainda tem um refeitório, com mesas e cadeiras esculpidas também na rocha. 

Além do desgaste causado pelo sol, há várias outras pinturas que foram depredadas por povos posteriores aos que construíram as igrejas-os rostos dos santos, principalmente, costumam estar danificados. 

Capela de São Basílio - Do século XI, ela está na entrada no Museu a Céu Aberto. Tem várias sepulturas, uma nave em formato de canhão e três absides. 

Igreja de Elmali - Construída em formato de cruz, é datada do final do século XI e início do século XII. Ela tem nove cúpulas, quatro colunas e três absides. 

Capela de Santa Bárbara - Do século XI, essa capela também foi construída em formato de cruz. Seus desenhos avermelhados foram pintados diretamente na rocha. 

Igreja de Santo Onofre - Do século XI, tem pinturas que retratam cenas bíblicas. Ela tem um formato retangular e abóbada em formato de canhão. 

Igreja de Karanlik - Construída no final do século XI e início do século XII, ela possui uma abóbada em formato de cruz, quatro colunas e três absides. É uma das igrejas com pinturas mais conservadas da região, porque há apenas uma pequena abertura para o sol. Ela fica dentro do museu, mas sua entrada é paga separadamente (₺10). Para quem gostou bastante do passeio e se interessa por esse tipo de atração, vale a pena pagar para entrar e vê-la por dentro; mas quem não se interessa tanto assim, provavelmente já viu o suficiente visitando as outras igrejas do museu. 

Dica: Vá com um calçado fechado, pois alguns lugares por onde você irá andar são de terra batida. 
Para quem tem dificuldade de locomoção, não é um passeio muito interessante, pois é necessário subir escadas para acessar algumas igrejas. 

Entrada: ₺20

Göreme Milli Parkı, Nevşehir - CEP: 50180

http://https://www.muze.gov.tr/tr/muzeler/goreme-acik-hava-muzesi-goreme-orenyeri

Goreme-open-air-museum Goreme-open-air-museum Goreme-open-air-museum Goreme-open-air-museum Goreme-open-air-museum Goreme-open-air-museum Goreme-open-air-museum Goreme-open-air-museum Goreme-open-air-museum Goreme-open-air-museum
Avalie Göreme Açık Hava Müzesi