Transportes na Capadócia
A Capadócia é uma região formada por diferentes cidades e vilarejos. Muitos dos pontos turísticos ficam no entorno de Göreme, Üçhisar e Ürgüp, as três principais bases para conhecer a região. No entanto, há algumas atrações mais afastadas, como as cidades subterrâneas e o Vale do Ilhara, que fica a 80 km de Göreme.
Viajantes com mais tempo na região até podem visitar algumas atrações da Capadócia a pé. Por exemplo: são 30 minutos de caminhada do centrinho de Göreme até o Open Air Museum. O percurso entre Göreme e Üçhisar, onde fica o castelo escavado em uma rocha, pode ser feito pela trilha do Pigeon Valley, com 4 km, feitos em aproximadamente uma hora e meia.
No entanto, não há dúvidas de que um veículo motorizado é essencial para aproveitar tudo que a Capadócia tem a oferecer. Se quiser ter a liberdade de montar o seu próprio roteiro, alugue um carro, moto ou quadriciclo. Outra opção, principalmente para quem tem pouco tempo no destino, é fazer os passeios com as empresas turísticas em tour compartilhado ou privativo.
Veja todos os meios de transporte para se deslocar na Capadócia:
Carro — melhor opção de transporte na Capadócia
Esta é a forma de transporte ideal para explorar a Capadócia com liberdade. Ao alugar um carro, você pode montar o seu próprio roteiro e visitar os pontos turísticos que preferir. Ao longo dos trajetos, dá para fazer aquelas paradas não programadas para curtir o visual da região a partir de algum mirante. E também é a forma mais conveniente para quem deseja acordar cedinho e admirar os balões sobrevoando a Capadócia a partir de diferentes pontos de vista.
Como alternativa aos carros alugados, também há a opção de alugar um quadriciclo ou moto; nesse caso, você precisa ter habilitação para esse tipo de veículo. Para dirigir, é possível usar a CNH brasileira. A PID (Permissão Internacional para Dirigir) não é obrigatória, mas recomendamos consultar a locadora para maiores detalhes.
Vai alugar um carro para curtir a Capadócia com autonomia? Utilize nosso cupom exclusivo MDGUIA5 e garanta desconto na sua reserva pela Rentcars.
Passeios com empresas turísticas — para otimizar o tempo
Os tours com empresas turísticas são uma opção prática para conhecer a Capadócia, porque oferecem o serviço de um guia além do transporte aos pontos turísticos. Os passeios costumam partir por volta das 9h e retornar no meio ou fim da tarde, dependendo do roteiro escolhido. São dois os principais itinerários, que podem ser contratados com praticamente todas as agências locais:
- Red Tour: Castelo de Üçhisar, Love Valley, Pigeon Valley, Imagination Valley, "Chaminés de Fada", Mirante de Göreme e vila de Ortahisar.
- Green Tour: Mirante de Göreme, Cidade Subterrânea, Ilhara Valley e Pigeon Valley.
Como alternativa, você também pode contratar um tour privativo, com a vantagem de definir o roteiro desejado e ficar em cada atração pelo tempo que quiser. Veja algumas opções:
- Tour privado pela região da Capadócia: passeio de 8 horas com guia que fala português, ideal para quem viaja em grupo.
- Tour privado de 4x4 pela Capadócia: passeio de duas horas para até quatro pessoas, com guia que fala inglês.
Deslocamentos a pé — apenas para atrações próximas
Caminhar é uma maneira de conhecer um pouco da Capadócia, mas essa forma de locomoção será viável apenas para uma pequena área. Se você se hospedar em Göreme, por exemplo, poderá conhecê-la caminhando, ir a um restaurante ou ao Museu ao Ar Livre. Para ir a diferentes atrações, mirantes e ter ângulos diferentes da região, no entanto, será necessário um veículo motorizado.
Ônibus ou vans — não levam até os principais pontos turísticos
Assim como as caminhadas, os ônibus serão úteis apenas em determinadas situações. Certamente, não é a maneira mais prática de explorar a Capadócia, mas é uma forma de transporte barata e, dependendo do seu estilo de viagem, pode ser uma opção. Os ônibus levam basicamente de uma vila à outra, com linhas e horários bem limitados. Se você está com pouco tempo para conhecer a região, melhor evitar esse meio de transporte.
Táxi ou Uber — alternativa para trajetos curtos
Até tentamos utilizar o Uber/Táxi em nossa viagem pela Capadócia, mas achamos os valores das corridas relativamente caros. Pode ser uma boa alternativa para percursos mais curtos, como, por exemplo, visitar uma ou outra atração nos arredores de Göreme (caso esteja hospedado nesse vilarejo). Mas não compensa, em gasto de dinheiro e tempo, contar com esse meio de transporte para fazer todo o seu roteiro pela Capadócia.