O que fazer na Capadócia
A Capadócia é um dos mais procurados destinos da Turquia — e a fama é mais do que justificada. A começar pelas suas curiosas formações rochosas, conhecidas como chaminés de fada, que por centenas de anos serviram de abrigo para cristãos refugiados. Elas tornam a paisagem da região única em todo o mundo. Mas não são o único elemento que embeleza o local.
A região tem ainda vales verdes, paredões de pedras rosadas, vulcões que despontam no horizonte e um céu amplo, que pode ser contemplado de diversos mirantes naturais e que ganha o encantador colorido dos balões de ar quente no início das manhãs.
É um destino para quem gosta de vilarejos, simplicidade e muita natureza. É também um lugar para ser descoberto por aqueles que se interessam pela história e cultura de uma região habitada há milhares de anos, por distintos povos, que deixaram incontáveis legados — em alguns casos, inclusive, encravados nas pedras.
Prepare-se para uma inesquecível viagem para a Capadócia!
O que fazer na Capadócia — 10 atividades imperdíveis!
Há muito o que fazer na Capadócia! Na lista a seguir, eu conto as 10 atividades que mais gostei de fazer quando visitei a região na Turquia:
1. Hospedar-se em um hotel caverna
Escolher um bom hotel na Capadócia faz parte dos planos de uma viagem perfeita. São muitas as opções de hospedagens com quartos escavados na rocha, seguindo as características das construções locais, e também com terraços de onde é possível ver o amanhecer com os balões de ar quente colorindo o céu.
Leia mais sobre onde ficar na Capadócia e confira na lista abaixo alguns dos hotéis mais reservados pelos nossos leitores nesse famoso destino turco:
2. Voar de balão de ar quente
Sem dúvida, o passeio de balão de ar quente é o motivo pelo qual todos os anos milhares de turistas do mundo inteiro viajam para a Capadócia. Os voos ocorrem no início da manhã, durante os primeiros raios de sol, e oferecem aos passageiros uma oportunidade única: a de admirar o curioso relevo da Capadócia a partir de uma vista privilegiada. A paisagem fica ainda mais bonita com o colorido das dezenas de balões que sobrevoam a região simultaneamente.
O voo de balão na Capadócia dura cerca de uma hora, sendo que a atividade completa tem duração aproximada de três horas. O transfer entre o hotel e o local de onde parte o balão está incluso no passeio, que custa em média 210 euros em um balão com capacidade para até 28 pessoas. Não é dos passeios mais baratos, mas se você tiver a oportunidade, faça. É uma experiência inesquecível! Leia todos os detalhes no nosso post completo sobre o voo de balão na Capadócia.
PARA ECONOMIZAR! Uma excelente alternativa é fazer a reserva do voo de balão pelo site Civitatis. O valor é o melhor que encontramos em qualquer site: aproximadamente 175 € por pessoa, em balão com capacidade máxima de 24 passageiros. Ainda tem a vantagem de poder pagar em reais, parcelando no cartão de crédito.
3. Admirar o sobrevoo dos balões de diferentes perspectivas
Prepare-se para madrugar todos os dias em que estiver na Capadócia! Ver os balões sobrevoando Göreme e os vales e montanhas que a cercam é uma das melhores coisas para fazer na Capadócia — quase ou tão memorável quanto o próprio voo de balão. E o legal é que a cada amanhecer você poderá escolher um ponto de observação diferente, admirando o colorido no céu a partir de uma nova perspectiva.
onde ficar na Capadócia nós indicamos vários deles! É a maneira mais confortável de curtir o espetáculo dos balões, já que a atividade ocorre cedinho, geralmente antes das 6h. Mas eu também recomendo a incrível vista desde o mirante “Sunrise Point”, que está a uma caminhada de 10 minutos desde o centrinho de Göreme.
Muitos dos hotéis em Göreme contam com terraços com vista para a cidade — no post sobreOutra região com vistas privilegiadas é a do Love Valley — aí você pode escolher se prefere assistir aos balões do mirante do vale ou então de dentro dele, desde os pés das formações rochosas. Seja onde for, acorde para ver os balões! Deixe para ter preguiça de acordar cedo em casa! 😊
4. Assistir ao pôr do sol no Red Valley (com ou sem trilha)
É indiscutível que o que faz da Capadócia um destino tão especial, único no mundo, é a sua rara formação geológica — resultado da atividade vulcânica há milhões de anos e da posterior ação das chuvas, neve e ventos. Para além das "chaminés de fada" e outros curiosos formatos, as estruturas também variam em colorações, que vão do branco para o rosa, passando para o avermelhado e chegando até o verde.
Um dos melhores pontos para observar todo esse rico relevo é do mirante do Red Valley, muito procurado para assistir ao pôr do sol na Capadócia, já que o vale ganha tons avermelhados nos últimos raios de sol do dia. É algo a ser contemplado!
Agora, se a ideia for observar os detalhes e realmente fazer um mergulho na paisagem da Capadócia, nossa sugestão é fazer ao menos uma parte da trilha entre o Red Valley e o Rose Valley. Não dá para dizer que o caminho é bem sinalizado, nem superacessível. Mas vale ao menos um passeio despretensioso por entre eles!
Minha caminhada teve início pouco antes das 17h no mirante do pôr do sol, onde deixei o carro e para onde retornei no fim do passeio, já no pôr do sol. Fiz um percurso de cerca de duas horas, apenas seguindo intuitivamente alguns sinais que demarcavam trilhas (escolhendo sempre os caminhos mais fáceis). Pude ver vales, igrejas escavadas em rochas e ter diferentes ângulos para observar o extenso e colorido paredão rochoso que faz parte da paisagem de Göreme e região.
Você também pode começar a trilha pela parte baixa, no Rose Valley, e emendar com o percurso pelo Red Valley. Tenha apenas em mente que pode não ser tão simples o acesso de um para o outro, devido aos desníveis e o solo com pedrinhas escorregadias. Prepare-se, informe-se (há sites e aplicativos com detalhes sobre o percurso) e leve água e protetor solar!
5. Conhecer a história da região por meio de suas cavernas
A Capadócia faz parte da Anatólia Central, região turca ocupada pelos hititas entre 1750 e 1200 a.C. Quando falamos da história do local, portanto, estamos nos referindo a mais de três milênios de diferentes ocupações, em uma geografia em constante mudança devido à ação da erosão.
Em uma viagem à Capadócia, no entanto, o período histórico do qual mais se ouve falar é aquele em que a região serviu como refúgio para cristãos. Segundo os estudiosos, foi na Capadócia que, no século II nasceu São Jorge e, mais tarde, São Basílio e São Gregório encontraram refúgio para atividades monásticas. Aliás, aqui vale uma curiosidade: o nome de um dos principais vilarejos da região, Göreme, significa "aqui você não pode me ver", uma alusão à funcionalidade de refúgio para a prática do Cristianismo.
Dessas fases, datam inúmeras habitações, cidades subterrâneas e igrejas escavadas nas rochas, que compõem um cenário diferente de qualquer outro sítio histórico no mundo. Ao passear pelo centrinho de cidades como Göreme e Ürgüp, por exemplo, já é possível ver construções nas rochas com bastante facilidade. Mas para conhecer mais da história da região, nossa recomendação é que você visite alguns museus e atrações, como os listados seguir:
- Museu a Céu Aberto de Göreme (Göreme Open Air Museum): patrimônio da Unesco, o museu compreende uma vasta área onde estão diversas igrejas e capelas escavadas nas pedras, muitas delas com pinturas ainda do período em que foram realizadas, provavelmente entre os séculos III e IV. As estruturas, de certa forma ainda preservadas, são resquícios da transformação de Göreme em área monástica sob a orientação de São Basílio, importante figura do Cristianismo. Leia mais sobre o Göreme Open Air Museum.
- Castelo de Üçhisar (Üçhisar Kalesi): localizado no ponto mais alto de Üçhisar está um castelo todo escavado em rocha, com diversos quartos e dependências interligados por túneis, corredores e escadas. Nem todos os cômodos podem ser visitados, mas a vista que se tem do topo da fortaleza já vale o passeio! Leia mais sobre o Castelo de Üçhisar.
- Cidades Subterrâneas (Derinkuyu e Kaymaklı): a Capadócia é famosa pelas impressionantes estruturas subterrâneas, que formam complexas obras de engenharia, construídas ao longo dos séculos por habitantes da região. Entre as chamadas cidades subterrâneas, que somam mais de 150, a maior e mais profunda é a de Derinkuyu, com oito andares onde se distribuem áreas como estábulo, poço, adega, refeitório, igreja e até uma escola missionária. Kaymaklı é outra das cidades subterrâneas aberta à visitação. Leia mais sobre as cidades subterrâneas da Capadócia.
- Catedral de Selime: em Selime está a maior catedral da Capadócia, construída por meio de câmaras escavadas na rocha e interligadas por túneis. Além de ter sido um importante centro religioso para os cristãos durante o Império Bizantino, nela foi realizada a primeira missa não secreta na Capadócia. Leia mais sobre a Catedral de Selime.
6. Visitar os vales da Capadócia
Para ver de pertinho as chaminés de fada e outras curiosas formações rochosas da Capadócia, nada como fazer um passeio pelos vales no entorno de Göreme e Çavuşin. O mirante do Love Valley é um dos pontos turísticos mais visitados pelos turistas e facilmente acessível de carro. Se você for dos que preferem explorar a região a pé, é possível ainda fazer um pequeno caminho e chegar até a base das rochas, que têm formas bem peculiares nessa região.
O Pigeon Valley tem uma trilha de cerca de uma hora de caminhada que liga Göreme a Üçhisar, com belas vistas não apenas para a paisagem da região, mas também para o castelo de Üçhisar. Já o percurso que liga o Red Valley ao Rose Valley é mais desafiador, mas ainda mais bonito, sobretudo quando feito próximo ao pôr do sol (leia no tópico 4).
Vale de Pasabag, que hoje é um parque, com entrada paga e boa estrutura. Lá é possível caminhar entre as chaminés de fada, admirando as estruturas bem de pertinho.
Para os menos aventureiros, uma boa alternativa é visitar oMais afastado da região de Göreme, mas também bastante visitado, está o Vale do Ilhara. Você pode passear nas margens que corre na base dele, em meio à vegetação. É um passeio agradável nos dias mais quentes. Se tiver pouco tempo na Capadócia, no entanto, esse não é um passeio que recomendamos — pela distância e também porque a paisagem por ali não é aquela que temos no imaginário quando pensamos nesta região da Turquia.
7. Fazer passeio de quadriciclo
Quem não está de carro ou pretende se aventurar mais próximo das formações rochosas da Capadócia tem o passeio de quadriciclo como uma boa opção. Os tours guiados costumam sair em vários horários do dia e fazer diferentes roteiros, sendo o da região do Love Valley e o do Vale do Kılıçlar o mais tradicional deles. Os passeios duram cerca de duas horas e nós recomendamos que você faça ao entardecer, quando o sol está menos impiedoso e a luz do fim do dia confere uma coloração especial à paisagem.
O tour de quadriciclo na Capadócia pode ser reservado antecipadamente pelo site da Civitatis. A vantagem é poder fazer o pagamento parcelado em real e já com o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incluso. Faça sua reserva.
8. Provar a gastronomia local
A gastronomia turca é famosa mundo afora por sua variedade e boa qualidade. Na Capadócia, encontramos vários dos pratos clássicos, que encontramos em todo o país, como o kebab (sanduíche feito de pão pita, algum tipo de carne e vegetais). Mas há o toque local: que por lá se chama pottery kebab, uma espécie de cozido de carne preparado dentro de um pote de barro tampado com uma massa e levado ao fogo. A iguaria é quebrada ao ser servida na mesa, geralmente acompanhada de arroz.
Outra delícia é o ravioli turco, uma massinha recheada com carne e envolta em molho de tomate com iogurte e bastante alho. O Gözleme funciona muito bem quando a fome não é tanta: trata-se de uma panqueca com massa fina e recheios variados, como queijo ou cogumelos. Boa pedida para um lanche!
Não deixe de provar o chá turco, oferecido em muitos lugares, como o nosso cafezinho. E se você é da turma dos doces, há uma série deles para serem saboreados, entre os mais famosos, a baklava, uma massa folhada recheada com nozes ou pistache.
9. Otimizar o tempo fazendo um passeio guiado
Quem tem pouco tempo na região pode otimizar a viagem escolhendo um dos clássicos passeios na Capadócia. Os tours são guiados e combinam várias atrações em único dia, com transfer partindo e retornando para o hotel incluído no valor. Leia mais sobre os passeios na Capadócia.
Os passeios costumam partir por volta das 9h e retornar no meio ou fim da tarde, dependendo do roteiro escolhido. São dois os principais itinerários, que podem ser contratados com praticamente todas as agências locais:
- Red Tour: Castelo de Üçhisar, Love Valley, Pigeon Valley, Imagination Valley, "Chaminés de Fada", Mirante de Göreme e vila de Ortahisar.
- Green Tour: Mirante de Göreme, Cidade Subterrânea, Ilhara Valley e Pigeon Valley.
Como alternativa, você também pode contratar um tour privativo, com a vantagem de definir o roteiro desejado e ficar em cada atração pelo tempo que quiser. Veja algumas opções:
- Tour privado pela região da Capadócia: passeio de 8 horas com guia que fala português, ideal para quem viaja em grupo.
- Tour privado de 4x4 pela Capadócia: passeio de duas horas para até quatro pessoas, com guia que fala inglês.
10. Passear pelas charmosas ruas de Göreme
Esteja ou não hospedado em Göreme, vale a pena reservar umas horinhas para um passeio com calma por suas charmosas ruelas. Minha dica é que você caminhe pela parte mais alta da cidade, aproveitando a bela vista para as construções, chaminés de fada e paredões rochosos que compõem a paisagem da região.
Faça isso de preferência no fim do dia, com uma parada para ver o belíssimo pôr do sol desde o mirante de Göreme. Na sequência, jante em um dos bons restaurantes da cidade.
Clique nas imagens abaixo para saber mais detalhes de cada uma das atrações da Capadócia listadas neste post:
As 7 atividades preferidas dos turistas em Capadócia
- Passeio de balão pela Capadócia
- Tour pelo sul da Capadócia
- Tour pelo norte da Capadócia
- Tour privado pela região da Capadócia
- Jantar com música e espetáculo tradicional
- Tour completo de 2 dias pela Capadócia
- Tour privado de 4x4 pela Capadócia
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.