A Capadócia é uma das mais famosas regiões turísticas da Turquia. Localizada a pouco mais de uma hora de voo desde Istambul, o destino tem um relevo único, com paisagens repletas de formações rochosas bastante peculiares, conhecidas como chaminés de fada, que ficam ainda mais impressionantes quando observadas durante um sobrevoo de balão de ar quente.
As belezas naturais são, sim, um grande atrativo, mas uma viagem à Capadócia também convida a uma imersão na história e na cultura da Turquia. Prepare-se para visitar cavernas, cidades subterrâneas, mirantes com vistas espetaculares e vilarejos charmosos, coloridos e com ótimos restaurantes, que servem a mais autêntica gastronomia do país.
Onde ficar na Capadócia
Apesar de ser uma região bastante extensa da Turquia, a área mais turística da Capadócia está gira em torno de três principais vilarejos: Göreme, Üçhisar e Ürgüp. Todos eles servem como boas bases para conhecer os atrativos da região, mas Göreme oferece maior número de hospedagens, além de um charmoso centrinho, repleto de restaurantes, lojas e agências de turismo. Veja a seguir alguns dos hotéis na Capadócia mais bem avaliados. Para mais informações, confira nosso post completo sobre onde ficar na Capadócia.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias.Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino.Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS
Quando ir para a Capadócia
A Capadócia é um destino que pode ser visitado o ano todo. No entanto, é bom que se saiba que as estações são bem definidas. No inverno, são grandes as chances de encontrar uma camadinha de neve encobrindo a paisagem. Já no verão, as temperaturas são elevadas e o ar, bastante seco.
Para temperaturas mais agradáveis, prefira os meses do fim da primavera e do início do outono. Se a ideia for economizar, a época mais fria do ano é a mais indicada. Agora, para garantir o passeio de balão, o recomendado é ir no verão, já que tem menos chances de chuva. Leia mais sobre quando ir à Capadócia, com um comparativo de cada época do ano.
Independente da estação escolhida, tente ficar pelo menos dois ou três dias na Capadócia. Outra dica importante é reservar o voo de balão para a primeira manhã no destino. Assim, caso o tempo não permita o passeio, você ainda tem a chance de conseguir fazer a atividade nos dias seguintes.
Como chegar à Capadócia
Brasileiros que visitam a Capadócia geralmente também passam por Istambul, uma das cidades mais importantes da Turquia. Essa é uma dobradinha perfeita, recomendo muito! A partir de Istambul, a melhor maneira de chegar à Capadócia é de avião. A viagem até os aeroportos que servem a região, Nevşehir e o de Kayseri, dura pouco mais de uma hora. Veja nosso post completo sobre como chegar à Capadócia.
Voo de balão na Capadócia
Quase a totalidade dos viajantes que chegam à Capadócia tem o passeio de balão como o grande objetivo. E faz todo o sentido! A experiência de sobrevoar a incrível paisagem, repleta de vales e formações rochosas únicas, é absolutamente inesquecível. É impossível não ficar embasbacado ao ver os primeiros raios de sol despontarem no horizonte enquanto dezenas de balões, de todos os jeitos, colorem o céu simultaneamente. Leia como foi o nosso voo de balão na Capadócia.
PARA ECONOMIZAR: as agências na Capadócia cobram em média 210 € por pessoa pelo passeio de balão. Uma ótima alternativa é fazer a reserva do passeio pelo site Civitatis, que tem o melhor preço que encontramos: aproximadamente 175 € por pessoa, em balão com capacidade máxima de 24 passageiros. Ainda tem a vantagem de poder pagar em reais, parcelando no cartão de crédito.
O que fazer na Capadócia
À primeira vista, são as belezas naturais que encantam quem chega à Capadócia. Seu relevo de origem vulcânica com formações rochosas bastante peculiares, conhecidas como chaminés de fada, fazem da região turca um lugar único no mundo — ainda mais belo quando visto a partir de um voo de balão.
Göreme Open Air Museum. Tem ainda o Castelo de Üçhisar, a Catedral de Selime e as cidades subterrâneas que chegaram a ter 85 metros de profundidade. Toda essa complexa engenharia intrinsecamente ligada com as características do solo da região permitiu que cristãos perseguidos se refugiassem por ali ao longo da história.
O que muitos não sabem, no entanto, é que seu lado histórico e cultural é tão impressionante quanto a sua paisagem. São cavernas esculpidas nas rochas e igrejas com afrescos de centenas de anos, que podem ser vistas noPigeon Valley liga Göreme a Üçhisar em uma trilha que pode ser percorrida em um pouco mais de uma hora. No Love Valley estão formações rochosas bem peculiares que podem ser vistas desde a base ou também do mirante no topo do vale. O Vale de Paşabağ também garante uma boa proximidade das chaminés, com a vantagem de ter um caminho com calçamento e infraestrutura de um parque. Já o Vale do Ilhara está mais distante, mas é um refúgio nos dias mais quentes, já que o passeio segue o curso de um rio, em meio às árvores.
Para chegar pertinho das chaminés de fada, não deixe de fazer passeios a pé pelos vales da Capadócia. OPara iniciar ou encerrar o dia com vistas panorâmicas da Capadócia, o Sunset Point é uma ótima pedida. O mirante está localizado no alto de Göreme, pertinho de diversos hotéis, e garante um excelente ponto para observar os balões tanto no amanhecer quanto no pôr do sol.
Red Valley. O vale tem pedras de coloração avermelhada que ficam com tons ainda mais vibrantes no fim de tarde.
Para assistir ao dia se despedir na Capadócia, geralmente num intenso alaranjado, nada melhor do que um passeio pelo E claro que ainda tem a incrível gastronomia turca, reconhecida mundialmente pelos seus sabores, além de passeios que reúnem diversas atrações e ajudam viajantes com menos tempo na região. Leia nosso post completinho sobreTransportes na Capadócia
Dispor de um veículo motorizado é essencial para aproveitar tudo o que a Capadócia tem a oferecer. Se quiser ter a liberdade de montar o seu próprio roteiro, alugue um carro, moto ou quadriciclo.
Outra opção, principalmente para quem tem pouco tempo no destino, é fazer os passeios com as empresas turísticas em tour compartilhado ou privativo. Leia mais sobre transportes na Capadócia.
Está pensando em alugar um carro na Capadócia? Faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!
Dicas para a sua viagem na Capadócia
- Brasileiros que viajam a turismo para a Turquia por até 90 dias não necessitam de visto, apenas do passaporte válido até a saída do país com uma página em branco.
- Nenhuma vacina é obrigatória para entrar na Turquia.
- A moeda utilizada na Turquia é a lira turca (TRY), representada pelo símbolo ₺. No entanto, é comum estabelecimentos turísticos também aceitarem o euro e o dólar (alguns têm inclusive os valores fixados em euro, não em lira). Cartões de crédito são aceitos em quase todos os lugares, mas é bom ter dinheiro para pagar transfers e ingressos em atrações turísticas menores.
- Para facilitar sua estadia, compre um chip virtual para utilizar a internet em seu celular. Aqui, no Melhores Destinos, sempre escolhemos os planos disponíveis no aplicativo Airalo. E tem desconto! Na tela de pagamento, basta aplicar o código MELHORESDESTINOS15.
- O que levar: coloque na mala roupas de frio e tênis, ou um calçado fechado, como botas de trekking. Hidratantes, inclusive labial, também são indicados por conta do frio e, no verão, do ar extremamente seco.