Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Cidades Subterrâneas da Capadócia

Estima-se que a região da Capadócia tenha entre 150 e 200 cidades subterrâneas. Elas foram utilizadas por diferentes povos e por diferentes motivos, mas, em geral, existiam para que os povos que viviam na cidade subterrânea pudessem se proteger de invasões e se refugiar. Os cristãos, que foram perseguidos em um determinado período, utilizaram as cidades subterrâneas para viver.

As cidades subterrâneas são formadas por diversas câmaras conectadas através de pequenos túneis. São túneis estreitos e baixos que dificultavam que inimigos circulassem facilmente em caso de um ataque. Muitos dos túneis tinham "portas" de pedra que serviam como mecanismo de defesa e até para atacar inimigos em caso de invasão. As cidades também tinham armadilhas e sistema de ventilação para que chegasse ar até os andares inferiores.

Derinkuyu

Derinkuyu é uma das maiores cavernas da Capadócia e tem cerca de 85 metros de profundidade. São, mais ou menos, 8 andares abaixo da terra, é uma cidade enorme, onde podem ter vivido milhares de pessoas! A cidade tinha estábulo para abrigar animais, refeitório, igreja, adega, quartos e poço de água. O sistema para circulação de ar tem 55 m de profundidade! A visita é muito interessante para conhecer mais a respeito da história e cultura local. Recomendamos muito que você visite o local com um guia, para que possa receber informações sobre a cidade e entender melhor sobre seu funcionamento. 

Apenas cerca de 10% da cidade subterrânea está aberta aos visitantes e este não é um programa para quem se sente desconfortável em lugares fechados, porque os cômodos e os túneis são realmente muito pequenos e completamente claustrofóbicos. Nos últimos andares, há quem sinta falta de ar. Portanto, procure passear por Derinkuyu com calma.

Kaymaklı

A cidade de Kaymaklı foi aberta ao público em 1964. Ela é formada por diversos túneis, onde foram criadas casas que compõem a cidade. Assim como as outras cidades subterrâneas, ela possui vários cômodos, espaço dedicado aos animais, igreja, cemitério, depósitos, salas de descanso e tubos de ventilação, que ficavam próximos às moradias. 

Embora interessante e ótimo para aprender a respeito da cultura local, o passeio não é indicado para quem é claustrofóbico, porque tem túneis estreitos e cômodos completamente fechados. Durante a visita, é possível chegar até o quarto andar abaixo da terra.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos 

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Capadócia

Cidades Subterrâneas da Capadócia

Derinkuyu Underground City
Nevşehir
50700