Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Lagoa da Tatajuba

A Lagoa da Tatajuba é o grand finale do passeio oeste de Jericoacoara, a cerca de uma hora de buggy da vila. Depois de atravessar um rio salgado de balsa, passar por mangues retorcidos e dunas majestosas — comendo areia, seguramente —, você chega nessa lagoa de água quentinha no município de Camocim.

Lagoa da Tatajuba

Tem 12 restaurantes no entorno da lagoa, que colocam mesas dentro e fora da água. Também há várias daquelas redes parcialmente imersas, uma delícia. Quem quiser, pode aproveitar para alugar um caiaque ou uma prancha de stand up e começar sua empreitada no esporte.

Mas a atração mais divertida ali é um toboágua que vai parar dentro da lagoa. Custa R$ 20 (valores de dezembro de 2022), e você pode ir três vezes nesse escorregador feito de lona mesmo, regado com uma mangueira. Você ganha uma pranchinha fina para ganhar velocidade.

Subir é que é o problema — a moça do "caixa", a Vanda, disse que você volta de escada enrolante, enrolado na areia duna acima. É bem provável que ainda haja areia em mim enquanto você lê esse texto, querido viajante.

A gente almoçou na Barraca do Darlan, que traz na mesa uma bandeja com frutos do mar para você ver com os próprios olhos e escolher. Comemos lagostas deliciosas, superindico! Só não foi possível sentar nas mesas ao lado da lagoa porque o vento soprava forte demais.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Jericoacoara

Lagoa da Tatajuba

Jericoacoara