Memorial JK
No lugar onde foi realizada a primeira missa da nova capital da República, o ponto mais alto dentro da cidade, está o espaço que homenageia o presidente que idealizou Brasília. O Memorial JK guarda a história da família Kubitschek e do seu mais ilustre membro, o presidente Juscelino, que recebe o visitante com um “aceno” ainda do lado de fora. Do alto da torre de 28 metros, uma estátua de JK vigia a cidade e dá as boas-vindas aos turistas.
O prédio, construído a pedido de dona Sarah Kubitschek, foi projetado por Oscar Niemeyer para guardar a obra e a história de JK. No acervo há fotos da época da construção da capital, roupas de gala, objetos pessoais e a reprodução de cômodos do ex-presidente, como a biblioteca.
O espaço mais importante fica no segundo andar: a câmara mortuária. O túmulo onde estão os restos mortais de Juscelino é todo revestido por granito preto. O ambiente é místico. No teto, em tons de vermelho, vitrais da artista Marianne Peretti parecem proteger o ex-presidente. Por fora, a câmara é adornada por um painel de Athos Bulcão.
Ao sair do memorial, não deixe de honrar o casal Kubitschek com uma foto. Estátuas do casal em tamanho natural proporcionam ótimas imagens!
Informações:
O espaço é o único de Brasília que cobra ingresso e é mantido pela família Kubitschek.
Horário de visitação: de segunda a domingo, das 9h às 18h.
Entradas: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
E-mail: cultural@memorialjk.com.br