Aracaju
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Museu de Arqueologia de Xingó

Em 1988, a construção da Usina Hidroelétrica de Xingó motivou o Projeto de Salvamento Arqueológico, desenvolvido pela Universidade Federal de Sergipe em parceria com a Companhia Hidroelétrica de São Francisco. Em 2000, com o objetivo de dar continuidade às pesquisas e fazer uma curadoria com o material coletado, o Museu de Arqueologia de Xingó foi criado. 

No acervo, podemos ver objetos líticos (feitos em pedra), objetos cerâmicos (feitos com barro) e esqueletos humanos. A Exposição de Longa Duração representa o cotidiano de populações que habitaram a região há cerca de 9 mil anos. Instalações cenográficas ajudam a recriar em tamanho real o ambiente pré-histórico. Já a Exposição de Curta Duração tem o objetivo de valorizar a cultura local. É um passeio que vale muito a pena! Os horários são flexíveis e, por isso, é recomendável mandar um e-mail antes de fazer a visita (max@ufs.br).

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Aracaju

Museu de Arqueologia de Xingó

Rodovia Canindé - Piranhas. Trevo da UHE
Xingó
Canindé de São Francisco
http://www.max.ufs.br