Palácio Topkapi
O palácio Topkapi é um lugar que impressiona já na entrada, que se dá por um suntuoso portão imperial, que conduz o visitante ao local que um dia foi a luxuosa morada de vários sultões — até a posterior mudança para o palácio Dolmabahçe, em 1856.
O palácio foi erguido entre 1460 e 1478 pelo sultão Mehmed II. Todo o complexo, repleto de edificações erguidas em um ponto alto do centro histórico da cidade, com uma vista incrível para o Estreito de Bósforo, é a representação máxima da época imperial em Istambul e simboliza o poder que Constantinopla alcançou como sede do Império Romano.
Atualmente, riquezas de valor inestimável fazem parte da vasta coleção local, que está distribuída por setores (incluindo o harém, apartamentos onde os sultões viviam com as famílias).
Nas diversas salas espalhadas pelo palácio, é possível ver de perto objetos do tesouro imperial, porcelanas chinesas e japonesas, a coleção de roupas que pertenceram a sultões, relíquias sagradas, entre outros tesouros. Entre os objetos mais impressionantes, estão um diamante de 88 quilates e o punhal topkaki, considerado a arma mais valiosa do mundo.
O palácio abre para visitação diariamente (exceto às terças-feiras), das 9h às 18h, com ingresso no valor de 1.500 liras turcas, cerca de R$ 250 reais — vale dizer que há um valor adicional para acessar o harém. O Palácio Topkaki está incluso no Istanbul Museum Pass.
Na alta temporada em Istambul, é comum se formar uma extensa fila na entrada da atração. Para não perder tempo, considere comprar o ingresso com o fura-fila (Confira).
Como chegar: Bonde elétrico, linha T1 Bağcılar-Kabataş (desça em Sultanahmet ou Gulhane).