Turquia

Istambul

Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Istambul já foi chamada pelos gregos de Bizâncio. Séculos mais tarde, em 330 d.C., tornou-se Constantinopla, a sede do Império Romano do Oriente. Foi somente após a conquista pelo Império Otomano que a maior das cidades turcas, que tem um pé na Europa e outro na Ásia, passou a ter o nome atual e virou uma metrópole, com mais de 15 milhões de moradores.

A breve explicação baseada em fatos históricos é apenas uma amostra do que Istambul representa atualmente: um destino turístico de quase 2,7 mil anos, que exala história e cultura por todos os lados. Terra de um povo que passou por muitas adversidades, sofreu influências dos mais variados tipos e soube, ao longo dos séculos, absorver tais fatores com maestria, agregando cores, sabores, sons e aromas.

Prepare-se para encontrar um povo extremamente orgulhoso de suas origens e que, em geral, recebe muito bem os milhões de estrangeiros que visitam Istambul todos os anos. Esteja aberto às diferenças e aproveite o que há de melhor em um passeio por mesquitas, palácios, enormes bazares e ruas cheias de vida. Relaxe às margens do Estreito de Bósforo, admire a cidade do topo da Torre de Gálata e desfrute ao máximo da deliciosa culinária turca.

Istambul conquista seus visitantes do começo ao fim da viagem. Não será diferente com você.

Onde ficar em Istambul

Istambul conta com bons hotéis espalhados em diferentes áreas da cidade. Hospeda-se em Sultanahmet, a parte antiga da cidade, confere a vantagem de percorrer as principais atrações de Istambul a pé. Para uma região moderna, com bastante vida local, bons restaurantes e vida noturna, são boas opções os hotéis localizados nas proximidades da Praça Taksim e da Rua Istiklal. Já no lado asiático da cidade, você estará mais distante dos pontos turísticos mais famosos - por outro lado, poderá economizar e ter mais contato com o dia a dia dos moradores da cidade.

Escrevi um post bastante completo sobre as regiões e dicas de onde ficar em Istambul. A seguir está uma lista com algumas das melhores opções de hotéis na cidade.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias.Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino.Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS

O que fazer em Istambul

Uma viagem a Istambul é um passeio a mais de dois mil anos de história. A cidade, antigamente conhecida como Constantinopla, já foi sede dos impérios Bizantino e Otomano, e exala ainda hoje tradição, cultura, sabores e aromas. Basta uma breve caminhada pelas ruas do centro histórico de Istambul para ter certeza de que se está em um lugar único no mundo. Escrevi um post bastante completo com todas as dicas de o que fazer em Istambul, mas você pode ler um resuminho a seguir.

Mesquita Azul

Boa parte dos principais pontos turísticos de Istambul fica na parte antiga da cidade, conhecida como Sultanahmet. Entre eles, estão a Mesquita Azul e a Santa Sofia, dois templos suntuosos - gigantes em tamanho e beleza. Um passeio pelo centro histórico não estará completo sem uma visita aos famosos mercados da cidade: o Grande Bazar e o Bazar das Especiarias (se for fazer compras, pechinche!). Pertinho, estão ainda o Palácio Topkapi, casa de sultões e familiares; a Cisterna da Basílica, os Museus Arqueológicos de Istambul e o verdíssimo Parque Gülhane.

Palácio Topkapi

Basta cruzar a Ponte de Gálata para chegar a um dos outros lados de Istambul, ainda europeu e bastante histórico, mas com construções e também atrações mais moderninhas. Ali ficam a Torre de Gálata, que oferece belas vistas sobre a cidade, e o Palácio Dolmabahçe, símbolo da mais gloriosa fase do Império Otomano. Nesta região também estão a Praça Taksim e a Rua Istiklal, com arquitetura mais nova e atrações contemporâneas, como o Museu de Arte Moderna de Istambul - que fica às margens do Bósforo e, além das belas vistas desde o terraço, conta sempre com interessantíssimas exposições.

Rua Istiklal

Impossível falar de Istambul sem mencionar o Estreito de Bósforo, que separa a Europa da Ásia, e faz com que a cidade seja uma das poucas no mundo a se situar em dois continentes. Um cruzeiro por essas águas de importância histórica e econômica é sem dúvida uma das melhores atividades para se fazer em Istambul.

Estreito de Bósforo

O destino fica ainda completo com sua riquíssima e saborosa culinária. Não deixe de provar as comidas de rua, vendidas por todos os cantos, e conheça alguns dos tantos e excelentes restaurantes em Istambul, desde os que servem pratos tradicionais até os moderninhos e de alta gastronomia. 

Doces turcos

Istambul surpreende os seus visitantes de diversas maneiras. Além de toda a história, chamam atenção as ruas repletas de vida (e também de gatos!), a forte cultura muçulmana, a aptidão para o comércio de seus moradores e a estreita relação com o Bósforo, que fez da cidade um local único no mundo. É fácil se encantar por Istambul!

Como chegar a Istambul

A melhor maneira de chegar a Istambul saindo do Brasil é com os voos diretos da companhia aérea turca Turkish Airlines. A viagem de São Paulo (GRU) a Istambul leva cerca de 12 horas e 30 minutos. Há também voos de outras empresas saindo de capitais brasileiras com conexões em países europeus. Para encontrar as melhores ofertas, você pode usar o nosso buscador de voos. Leia nosso post completo sobre como chegar a Istambul.

Quando ir a Istambul

Istambul pode ser visitada em qualquer época do ano. No entanto, vale estar bem informado: há possibilidade de nevar na cidade durante o inverno e, no verão, os pontos turísticos costumam estar abarrotados de turistas. Para uma viagem mais tranquila, com boas temperaturas e sem tantas filas nas atrações, as melhores épocas para viajar para Istambul são no fim da primavera e no início do outono. Leia mais sobre quando ir a Istambul.

Quantos dias ficar em Istambul

Istambul é uma cidade grande, dividida em três áreas pelo Estreito de Bósforo e o estuário conhecido como Corno de Ouro. E, muito embora os pontos turísticos mais famosos fiquem na parte mais antiga, Sultanahmet, há boas opções do que fazer em diversos cantos da cidade.

Se a ideia for conhecer as principais atrações de Istambul, dois a três dias podem ser suficientes. Mas tenho certeza de que você deixará o destino com a sensação de que poderia ficar por mais tempo. Minha recomendação, portanto, é uma estadia de pelo menos quatro dias - tempo suficiente para passear com calma pelos bazares, mesquitas, palácios e ruas do centro histórico, mas também para conhecer o lado mais moderninho da cidade, apreciando as belas vistas para o Bósforo de diferentes perspectivas.

Santa Sofia

Principais passeios em Istambul

Além dos pontos turísticos espalhados pela cidade, há uma série de atividades e passeios em Istambul que podem tornar a sua viagem ainda mais completa. Recomendo demais o cruzeiro pelo Estreito de Bósforo e também o free walking tour pelo centro histórico.

Aqui estão outros interessantes passeios em Istambul:

  • Passeio guiado e sem fila na Cisterna da Basílica - Veja aqui
  • Cruzeiro noturno no Bósforo com jantar e espetáculo - Veja aqui
  • Visita Guiada à Mesquita Azul - Veja aqui
  • Banho turco com massagem em spa com mais de 500 anos - Veja aqui
  • Tour gastronômico em Istambul - Veja aqui

IstambulCruzeiro pelo Estreito de Bósforo

Seguro viagem para viajar para Istambul

Embora o seguro viagem não seja obrigatório para viajar para a Turquia, nós recomendamos que você o faça. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Faça a cotação do seu seguro viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Como levar dinheiro para Istambul

A moeda utilizada na Turquia é a lira turca (TRY), representada pelo símbolo ₺. No entanto, é comum estabelecimentos turísticos também aceitarem o euro e o dólar (alguns têm inclusive os valores fixados em euro, não em lira). Cartões de crédito são aceitos em quase todos os lugares, mas é bom ter dinheiro para pagar transfers e ingressos em atrações turísticas menores.

Nas viagens para fora do Brasil, sempre tenho utilizado o cartão da Nomad, que é um banco digital internacional sem taxa de abertura ou de manutenção de conta. Antes de ir para Istambul, inseri dólares na minha conta da Nomad fazendo um PIX. Já na Turquia, utilizei o cartão físico para fazer alguns saques em caixa eletrônico, mas na maior parte das vezes fiz os pagamentos direto da conta de débito internacional. Simples e rápido!

Se você ainda não é cliente, baixe o app Nomad e utilize o cupom MDGUIA no código de convidado (não pule essa etapa!). Depois, insira os seus dados pessoais e envie a foto de seu passaporte, RG ou CNH. Pronto: você receberá um bônus de 2% do valor da sua primeira operação de câmbio, limitado a US$ 20 de bônus (cerca de R$ 100), em até 15 dias úteis.

Chip de celular na Turquia

Para facilitar sua estadia em Istambul, compre um chip virtual para utilizar a internet em seu celular. Aqui, no Melhores Destinos, sempre escolhemos os planos disponíveis no aplicativo Airalo. Foi o que usamos em nossa viagem para a Turquia. E o melhor é que tem desconto: basta aplicar o código MELHORESDESTINOS15 na tela de pagamento.

Documentos para a sua viagem à Turquia

Brasileiros que viajam a turismo para a Turquia por até 90 dias não necessitam de visto, apenas do passaporte válido até a saída do país com uma página em branco. Nenhuma vacina é obrigatória para entrar no país. 

Boa viagem!