Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Santa Sofia (Hagia Sofia)

Construída há 1500 anos, a Santa Sofia é uma joia da cultura bizantina e grande testemunha da rica e diversificada história de Istambul. O monumento serviu como templo cristão por 900 anos, foi mesquita por meio milênio e abrigou um museu histórico de 1935 a 2020, quando o presidente turco Recep Tayyip Erdogan decidiu reconvertê-la em local de culto muçulmano.

Santa Sofia (Hagia Sofia)

A Santa Sofia é um dos principais pontos turísticos de Istambul e um ícone arquitetônico da cidade, representada nos cartões-postais mais icônicos do destino turístico turco. Sua construção impressionante, com uma bela cúpula de mais de 30 metros de diâmetro, cercada por quatro minaretes, torna-se ainda mais imponente devido à localização, num dos pontos mais altos do centro histórico de Istambul.

Santa Sofia (Hagia Sofia)

Admirá-la de fora, sobretudo à noite, quando ganha uma iluminação especial, faz parte do roteiro básico pela cidade. Para ver de perto seus mosaicos centenários e o interior da famosa cúpula, é possível fazer uma visita à Santa Sofia. A entrada se dá pela lateral do templo, onde também fica a bilheteria.

Santa Sofia (Hagia Sofia)

O ingresso custa 25 euros e dá acesso ao mezanino do segundo andar, de onde se tem uma boa vista para quase todo o templo. A Santa Sofia não está inclusa em nenhum passe de museu. A antiga basílica abre diariamente, com horários de visitação entre 9h e 19h30. Nas sextas, o templo está fechado para visitantes das 12h30 às 14h30.

Regras de vestimenta: para ingressar no templo, mulheres devem usar vestimentas que cubram as pernas, ombros e cabeça. Homens devem usar bermudas abaixo da linha do joelho. Caso seja necessário, é possível comprar lenços por valores simbólicos na própria mesquita.

Santa Sofia (Hagia Sofia)

História da Santa Sofia em Istambul

A grande edificação que se vê hoje é a terceira versão da Santa Sofia, cujo nome significa "Sabedoria Sagrada" (Hagia Sophia). As duas primeiras, erguidas nos séculos IV e V, eram de madeira e desabaram com o tempo. O projeto arquitetônico mais próximo do que hoje é a Santa Sofia foi concebido no período do imperador Justiniano I, no século VI, já com a icônica cúpula.

Santa Sofia (Hagia Sofia)

Construída, portanto, como igreja durante o período bizantino, a Santa Sofia seguiu como um grande símbolo cristão por quase um milênio. Após a conquista otomana, em 1453, tornou-se então uma mesquita. Refletindo as mudanças do cenário político e religioso da cidade, o templo foi secularizado e virou museu histórico em 1935, função que assumiu até 2020, quando voltou a ser mesquita.

Santa Sofia (Hagia Sofia)

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Istambul

Santa Sofia (Hagia Sofia)

Ayasofya Meydanı, Sultanahmet Fatih
Istambul
http://muze.gen.tr/muze-detay/ayasofya