Istambul
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Compras em Istambul

Conhecidos mundialmente pelo enorme talento em vendas, os comerciantes turcos farão de tudo para tê-lo como cliente. Bastam alguns minutos nos bazares de Istambul, como o Grande Bazar ou o Bazar Egípcio (Spice Bazaar), por exemplo, para entender do que estamos falando.

Entre os artifícios para conquistar a clientela estão a simpatia, um chá quentinho, provas de doces, queijos, azeitonas e até algumas palavras e frases em português ou “portunhol” (se você disser de onde veio, claro). A boa notícia, no entanto, é que nesses lugares é possível negociar bastante o preço dos produtos – algo impossível de se fazer em outras partes do mundo. Portanto, não tenha vergonha. Pechinche!

Os bazares de Istambul são locais muito tradicionais e imperdíveis para quem gosta de ir às compras. Tapetes, luminárias, joias, lembranças da Turquia, doces, chás e especiarias são alguns exemplos de artefatos comercializados. 

Agora, se você não tem a intenção de gastar nesses templos do consumo, a dica é não parar para olhar vitrines – caso contrário, você será insistentemente abordado. De toda forma, querendo gastar umas liras turcas ou não, aproveite para percorrer as ruas e corredores cheios de lojinhas e desfrute da atmosfera, tome um chá e experimente um doce tipicamente turco.

Em geral, o comércio em Istambul funciona das 9h às 18h, de segunda-feira a sábado, porém alguns estabelecimentos podem funcionar em horários e dias diferenciados. 

Onde fazer compras em Istambul

A seguir apresentamos alguns locais e regiões de Istambul altamente indicados para aqueles que não resistem a umas comprinhas!

Grande Bazar (Grand Bazaar)

Um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, é também um dos símbolos de Istambul. O Grande Bazar tem mais de 40 mil metros quadrados e reúne mais de cinco mil lojas, espalhadas por mais de 60 ruas. Não é pouca coisa! Por lá o visitante vai encontrar muito de tudo: luminárias, ouro, tapetes, pashminas, artesanato, eletrônicos, especiarias, doces e roupas. 

Independente de o objetivo ser comprar ou não, vale visitar este gigantesco centro comercial, que está ativo desde o século XV. Se a ideia for desembolsar algumas liras turcas por lá, no entanto, não se esqueça: pechinche! Alguns preços podem cair bastante. 

O Grande Bazar abre diariamente, exceto domingos, das 8h30 às 19h.

Bazar Egípcio (Spice Bazaar)

Especiarias, frutas secas, lenços e tecidos, joias, bijuterias, doces (como os deliciosos lokuns), lembranças da Turquia e mais uma série de artigos dos mais variados tipos podem ser encontrados nesse bazar, que tem uma atmosfera incrível. 

Erguido em 1660, o Bazar Egípcio, também conhecido como Spice Bazaar, fica atrás da Mesquita Nova (Yeni Valide Camii), bem pertinho da Ponte de Gálata. O espaço abre diariamente, das 8h às 19h30.

Rua Istiklal (perto da Praça Taksim)

Localizada pertinho da Praça Taksim, a Rua Istiklal é uma das mais movimentadas de Istambul. De dia a circulação é intensa devido ao grande número de lojas concentradas ao longo da via, com marcas famosas como Zara, Mango, Adidas, Diesel, H&M, Nike, Sephora, entre outras. À noite o agito na Istiklal fica por conta do grande número de bares e restaurantes nas redondezas.

Rua Serdar-ı Ekrem (próximo à Torre de Gálata)

Pertinho da Torre de Gálata está uma área de prédios antigos, alguns recentemente renovados, que hoje abrigam pequenas lojas de design e vários brechós. É uma das áreas de compras mais descoladas de Istambul e vale um passeio!

Bairros Balat e Fener

Situados lado a lado, os bairros Balat e Fener ganham cada vez mais a atenção dos turistas, mas ainda conservam traços de uma autêntica Istambul. Além de padarias, barbearias e diversos estabelecimentos que tem como foco os moradores do próprio bairro, por lá já existem ruas bastante atrativas para os visitantes, repletas de cafés e lojinhas de antiguidades, artesanato e lembrancinhas. 

Vale a pena combinar um passeio por essa área ainda não tão turística do destino turco com a possibilidade de fazer umas comprinhas! Para chegar aos bairros Balat e Fener basta pegar a linha T5 do Tram que parte da estação Eminönü, pertinho do Bazar Egípcio.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Istambul