Grande Bazar
O Grande Bazar de Istambul é o mais antigo e maior mercado coberto do mundo. São 22 portas de acesso para percorrer o grande complexo, que tem mais de 30 mil metros quadrados e é formado por mais de 60 ruas.
Os números são mesmo de impressionar! As milhares de lojas reunidas por ali são visitadas diariamente por mais de 100 mil pessoas, entre turistas e também moradores da cidade. É o lugar certo para quem deseja comprar tapetes, artefatos em couro, joias, luminárias, antiguidades, roupas e pashminas.
Tudo começou em meados de 1400, quando o sultão Moisés II construiu um antigo bazar próximo ao seu palácio e também à Santa Sofia. Era comum naqueles tempos que mercados fossem criados com o objetivo de utilizar o lucro das vendas na manutenção dos edifícios do entorno, no caso, a mesquita mais importante da cidade, que fica a 15 minutos de caminhada dali.
Não demorou muito para que, no entorno, começassem a ser instaladas oficinas de artesanato, ampliando ainda mais a área do comércio. Após diversas reformas, por conta de prejuízos deixados por terremotos e incêndios, o espaço foi cercado e o acesso passou a se dar por meio dos tantos portões, que ainda fazem parte do Grande Bazar.
Embora já não tenha mais o apelo comercial de outrora, uma visita ao imenso mercado deve fazer parte do roteiro turístico de todo viajante. Talvez a ideia nem seja fazer compras, mas a experiência de caminhar pelas movimentadas ruas e pechinchar os preços com os comerciantes é um dos programas clássicos de Istambul.
O Grande Bazar está aberto diariamente, exceto aos domingos, das 8h30 às 19h.
Como chegar: O Grande Bazar fica a uma agradável caminhada de mais ou menos 15 minutos da Mesquita Azul e da Santa Sofia. Não muito longe dele, em direção à Ponte Gálata, está ainda o Bazar Egípcio, local famoso pela venda de especiarias e doces árabes.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.