Istambul
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Quando ir a Istambul

Istambul é uma cidade que pode ser visitada em qualquer mês do ano. Só vale estar atento que as estações são bem definidas por lá: faz bastante calor no verão, e há possibilidade de neve no inverno. Outro fator a ser considerado é a quantidade de turistas. 

Istambul é uma dos principais destinos dos viajantes e costuma ter atrações lotadas e repletas de filas na alta temporada, sobretudo nos meses de julho e agosto. Confira a seguir nossas dicas de quando ir pra Istambul.

Qual a melhor época para ir para Istambul?

Um dos períodos do ano mais propícios para aqueles que planejam uma visita a Istambul e desejam condições climáticas favoráveis é, sem dúvida alguma, a primavera, que vai de abril a meados de junho. Temperaturas mais amenas e dias bonitos, excelentes para aqueles que curtem fotografar, também costumam ocorrer entre setembro e outubro, em pleno outono.

Além do bom clima, são períodos em que a cidade está um pouco menos movimentada. E acredite: qualquer movimento a menos em Istambul faz diferença, já que é enorme a quantidade de turistas em qualquer época do ano.

Istambul em julho e agosto

Julho e agosto são meses bem agitados na cidade, que sedia, nesse período, uma grande variedade de festivais. É bom saber, também, que a temporada é de calor intenso (com picos acima dos 30 ºC). Por outro lado, os dias estarão mais longos, perfeitos para quem gosta da vida noturna.

Prepare-se, no entanto, para atrações turísticas abarrotadas de gente e, possivelmente, com filas para ingressar.

Inverno em Istambul 

Já aqueles que curtem um friozinho devem optar pela ida a partir de novembro, lembrando que o adicional neve, na fase mais tensa do inverno, deve ser sempre considerado. Dezembro é o mês mais chuvoso em Istambul.

Feriados em Istambul

A Turquia é um país laico e de maioria muçulmana. No nono mês do calendário islâmico (calendário lunar, ou seja, o mês varia de acordo com o ano), os seguidores da religião islâmica fazem jejum do nascer ao pôr do sol, o chamado ramadã. Ainda que não seja um país tão fechado quanto outros países islâmicos, viajando nesse período você pode encontrar as cidades mais vazias e até alguns estabelecimentos fechados.

Esses são os feriados nacionais na Turquia: 1º de janeiro (Ano Novo), 23 de abril (Dia da Soberania Nacional e Dia das Crianças), 1º de maio (Dia do Trabalho), 19 de maio (Dia da Juventude e Atatürk), 30 de agosto (Dia da Vitória), 29 de outubro (Dia da República). Há ainda outros feriados na Turquia, mas por seguirem o calendário lunar, são comemorados em dias diferentes a cada ano.

Quando chove em Istambul?

O mês mais chuvoso em Istambul é dezembro. E o mais seco, julho.

Quantos dias são necessários para conhecer Istambul?

Nós sugerimos que você fique pelo menos três dias em Istambul, tempo suficiente para conhecer as principais atrações da cidade. Com mais tempo, no entanto, você pode explorar o destino turco com calma, fazendo passeios para outros bairros e até mesmo indo para o lado asiático da cidade. 

Istambul é uma megalópole, cheia de atrativos históricos, mas também com muitas atividades modernas, concertos, festivais, opções de compras e também agitada vida noturna. Não é nenhum exagero dedicar uma semana para curtir bem a cidade!

Qual é a época mais barata para visitar a Turquia?

Para economizar em Istambul, fuja da alta temporada, que coincide com o verão no Hemisfério Norte. É quando a cidade está tomada de turistas, e os hotéis, acabam cobrando diárias mais caras. A época mais barata para visitar a Turquia, ainda com clima ameno para fazer passeios ao ar livre, é entre abril e começo de maio, e entre fim de setembro e todo o mês de outubro.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Istambul