Cisterna da Basílica
A Cisterna da Basílica (Yerebatan Sarniçi, em turco) é um dos lugares mais impressionantes de Istambul. Construída no século IV, durante o comando do imperador bizantino Justiniano, ela tinha como função armazenar água para a cidade. Para isso, toda a sua grandeza: a estrutura subterrânea tem 70 metros de largura e 140 metros de comprimento, sendo sustentada por mais de 300 colunas.
Oportunidade incrível! Seguro-viagem com 75% de desconto!
Perrengues e imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, até mesmo com os viajantes mais experientes. Seja um acidente, um problema de saúde inesperado, uma bagagem extraviada ou uma conexão perdida… Nessas ocasiões ter um bom seguro viagem é fundamental! Ele te oferece atendimento imediato e todo o amparo necessário para enfrentar momentos de tensão e dificuldade em outro país. E o melhor: o seguro viagem custa tão pouco perto da proteção que ele oferece, que não vale a pena arriscar! Mesmo onde o seguro não é obrigatório, nós fazemos e recomendamos que você também faça. Quer um seguro de qualidade com um descontão? Aproveite essa oportunidade e faça sua cotação na Allianz Travel com 75% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS!
A cisterna tem capacidade para 100 mil metros cúbicos de água, mas hoje, claro, está apenas superficialmente alagada. Passarelas foram construídas para que os visitantes pudessem percorrer os caminhos entre as colunas, que ficam ainda mais interessantes com a iluminação colorida, que varia a cada instante.
Em alguns espaços, foram ainda instaladas obras de arte. Mas o ponto alto do passeio, sem dúvida, são as duas colunas suportadas por cabeças de medusa, o ser mitológico que transformava em pedra quem olhasse para ele. A origem das cabeças é desconhecida, e também não se sabe ao certo o motivo de estarem ali. O que se acredita, no entanto, é que tenham sido colocadas na cisterna com fins práticos, apenas para servir de sustentação para as colunas.
A Cisterna da Basílica fica praticamente ao lado da Santa Sofia e abre para visitação diariamente, das 9h às 23h50. Isso mesmo, quase até a meia-noite. Portanto, se você está com pouco tempo na cidade, nossa sugestão é que você visite a atração ao anoitecer, aproveitando melhor o dia ao ar livre em Istambul. Para quem viaja para o destino turco nos meses mais quentes, o passeio pode ser um belo refresco!
Os ingressos custam a partir de 990 liras turcas (cerca de R$ 170) e podem ser comprados diretamente na bilheteria da Cisterna da Basílica ou então neste site.