Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Mesquita Azul

Construída para superar a mesquita de Santa Sofia em magnitude e beleza, a Mesquita Azul (Sultan Ahmet Camii) foi erguida durante o comando do sultão Ahmet I, entre 1606 e 1616. O imponente templo possui uma arquitetura impressionante, em estilo clássico otomano — e uma boa forma de admirar a bela construção é contemplá-la de diversos ângulos em um passeio pela Praça Sultanahmet, também conhecida como Hipódromo de Constantinopla.

Apesar do apelido, pelas fotos você já pode ver: a mesquita não é azul. O nome se deve ao seu interior, onde estão cerca de 20 mil azulejos, que ganham a tonalidade azulada quando refletem a luz do sol.

Que tal fazer um tour guiado para saber todos os detalhes da história e da arquitetura da Mesquita Azul? Confira o passeio com guia inglês. Fazendo a reserva pelo site Civitatis, você paga em reais, já com o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incluso, e pode parcelar em até 12 vezes.

Outra curiosidade é que a Mesquita Azul possui seis minaretes, quando o normal é somente quatro. O fato teria provocado polêmica à época da construção, pois o número se igualava ao da Mesquita de Meca, o mais importante centro de peregrinação do mundo. Mais tarde, para acalmar os ânimos dos fiéis, um sétimo minarete foi incorporado à mesquita da Arábia Saudita.

A Mesquita Azul é um ponto da cidade bastante procurado por turistas que vão a Istambul, mas é bom lembrar que o local é um templo religioso e, por esse motivo, a visitação é controlada. A entrada de visitantes é gratuita e, quando permitida (diariamente, exceto nos momentos de oração), se dá pela porta situada no lado norte.

O interior da obra impressiona pela beleza de seus famosos azulejos azuis, pela imponente cúpula, pelo chão coberto por um tapete de seda com fios de ouro e prata, entre vários outros elementos. A iluminação se dá através de seus belíssimos vitrais, além dos lustres pendurados por toda a Mesquita Azul.

Nossa sugestão é que você faça um passeio guiado para poder se atentar a todos os detalhes desse majestoso templo. Uma boa opção é o tour em inglês com duração de 1h15min, que pode ser reservado neste site.

O templo pode ser visitado diariamente entre 8h30 e 11h30, 13h e 14h30 e das 15h30 às 16h45, momentos em que não há rezas no espaço.

Regras para visitar a Mesquita Azul

- Não é permitido entrar calçado no recinto. Logo na porta, são fornecidas sacolas plásticas para que visitantes carreguem consigo os seus sapatos ou então depositem nas prateleiras próximas à entrada.

- Mulheres devem cobrir a cabeça (cabelos) com um lenço ou véu antes de entrar no recinto. Os braços também devem estar cobertos, assim como as pernas. Homens devem vestir calças ou bermudas abaixo dos joelhos. Se você não tiver com o que se cobrir, não se preocupe, na entrada é oferecido, gratuitamente, o necessário para entrar.

- Fotos com flash não são permitidas no interior da mesquita. Além disso, por ser um local de orações, recomenda-se falar baixo.

Como chegar: bonde elétrico, linha T1 Bağcılar-Kabataş (desça em Sultanahmet).

Mesquita Azul

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Istambul

Mesquita Azul

Sultan Ahmet Mh., Torun Sk, 19
Istambul