Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Palma de Maiorca

Palma de Maiorca, capital da ilha de Maiorca, no Mediterrâneo, é uma cidade cheia de história, charme e cultura. Também conhecida como Palma de Mallorca, é a oitava maior cidade da Espanha e abriga metade da população da ilha. 

Palma de Maiorca

É uma parada obrigatória em Maiorca, ainda mais porque fica perto do aeroporto, a aproximadamente 8 km, além de ser um bom lugar para se hospedar, com opções de acomodação para vários bolsos. 

Nós nos hospedamos por lá na última noite na ilha justamente porque nosso voo era cedo pela manhã, e tivemos uma excelente experiência no Melia Palma Bay, com quartos gigantes e bem modernos e uma piscina com vista imbatível no rooftop

Palma de Maiorca: o que fazer na capital da ilha

Palma de Maiorca é um excelente lugar para conhecer a história e a arquitetura da ilha, saborear pratos típicos e fazer compras. 

Uma boa forma de passar pelos principais pontos turísticos e ouvir um bocado de curiosidades é fazer um free walking tour, em que você colabora com o valor desejado no final da caminhada. Você pode ver os horários e reservar seu lugar neste link

Seguem alguns lugares que valem a visita: 

1. Parc de la Mar

Palma de Maiorca

Foi por aqui que comecei meu passeio por Palma de Mallorca. O Parc de la Mar é um belíssimo parque urbano aos pés das muralhas medievais e da Catedral de Palma. É um passeio amplo, com canteiros de flores, muitas palmeiras e um majestoso espelho d'água. Ali na margem, nas noites de verão, não é incomum ver artistas de rua atraindo a audiência com sua música.

Antigamente, o mar chegava até a catedral, mas a área no entorno foi aterrada para a construção da rodovia Llevant, e o laguinho do parque de certa forma faz o papel do mar. É o cenário escolhido para as principais festas e eventos anuais, como o Sant Joan, a Fiesta del Flexas, o Beer Palma e o Cinema a la Fresca. Quando visitei, havia uma feirinha de mulheres empreendedoras ali. 

2. Catedral de Palma

Palma de Maiorca

A Catedral de Palma é o grande cartão-postal e obra arquitetônica mais importante, não só da capital, mas de toda a ilha de Maiorca. Também chamada de La Seu, é vista de longe sobre as muralhas medievais. Os mais criativos podem enxergar nela um barco atracado sobre uma falésia, voltado para o Mar Mediterrâneo. 

Sua rosácea principal (vitral circular) é uma das maiores já construídas em catedrais góticas, e o templo está cheio de segredos e lendas. Você pode visitá-la por conta, com a opção de subir nos terraços (veja os diferentes tickets), ou fazer uma visita guiada pela catedral de Palma. Apenas observe que a catedral não abre para visitação aos domingos.

Uma curiosidade: a catedral começou a ser construída em 1229, mas foi reformada entre 1903 e 1915 por Antonio Gaudí, considerado até hoje o maior expoente do Modernismo, arquiteto da Sagrada Família de Barcelona. 

3. Palácio de la Almudaina

Logo em frente à catedral, fica o Palácio Real de la Almudaina, que ainda hoje é a residência oficial do Rei e da Rainha da Espanha durante suas estadas em Maiorca. O castelo foi construído no início do século XIV, entre 1305 e 1314, durante o reinado de Jaime II. Tem quartos em estilo medieval, objetos reais, a capela de Santa Ana e as antigas casas de banho. 

Você pode visitá-lo de terça-feira a domingo, com ou sem guia —veja mais informações neste link. Quando viajei, havia a possibilidade de entrar de graça às quartas-feiras e aos domingos, entre 15h e 17h, mediante a apresentação de um documento. 

Mesmo que você não queira entrar no palácio, vale visitar o L'Hort del Rei, os jardins reais localizados nos fundos do prédio, junto à Avenida d'Antoni Maura. É um lindo jardim, com muitas árvores e fontes de água. 

4. Centro Histórico de Palma de Maiorca

Palma de Maiorca

É uma delícia se perder pelo centro histórico de Palma, que em espanhol é chamado de "El Casco Antiguo". Cheio de ruas apertadas, prédios cheios de charme, cafés, lojinhas e sorveterias, é também onde ficam os principais pontos turísticos da cidade que relacionamos acima.

Vale caminhar sem pressa sobre as muralhas da fortaleza e, quem sabe, ver um pôr do sol por ali. Não deixe de visitar a Plaça de Cort, onde ficam a prefeitura, uma oliveira milenar e um cheiro de amêndoas brota da porta de alguma loja de doces. Ali há sorveterias, hotéis e restaurantes, mas decidimos jantar na tradicionalíssima Casa Julio, que já está na terceira geração de donos e tem o menu escrito com giz no quadro. 

Pedi um prato de fritada maiorquina, um picadinho de miúdos de cordeiro com legumes e batata, e achei o preço bem justo. E se, ao voltar às ruas do centro histórico, você quiser uma sobremesa, vai sem medo no sorvete Rivareno, perto da catedral. Peguei o sorvete de morango (fresas) ali de Mallorca mesmo. Bem natural, aprovadíssimo. 

5. Castelo de Bellver

Localizado a 3 km do centro histórico, o Bellver é um lindo castelo com planta em formato circular a 112 metros do nível do mar. Ele proporciona vistas panorâmicas da cidade, do porto, da baía e da serra. 

Foi erguido no início do século XIV e utilizado como prisão militar durante muito tempo, inclusive no século passado, quando muitos espanhóis estavam sendo perseguidos por sua lealdade e apoio ao regime republicano na Guerra Civil Espanhola. Hoje, é um ponto turístico, aberto de terça-feira a domingo. Em 2024, o ingresso custava 4 euros. 

6. Porto de Palma de Maiorca

Palma de Maiorca

O porto possui uma atmosfera vibrante, com barcos de todo porte e alguns restaurantes. Você pode caminhar ao longo da orla, observando as idas e vindas das embarcações e, com sorte, assistir a alguma regata. O Ca n'Eduardo, especializado em frutos do mar, e o Mar de Nudos Mediterranean & Japanese cuisine, são dois restaurantes que ficam no porto. 

7. Mercado de Olivar

Para os amantes da gastronomia, o Mercado de Olivar oferece uma excelente oportunidade de experimentar produtos locais, como queijos, presuntos crus, aves, carnes, peixes, frutas e frutos do mar frescos. Funciona desde 1951 e abriga mais de 20 bares e restaurantes. É uma ótima opção para almoçar. 

8. Museu de Arte Moderna e Contemporânea (Es Baluard)

Para os amantes de arte, o museu tem uma coleção impressionante de arte moderna e contemporânea, com uma linda vista de Palma. Ele foi construído em 2003, com três andares que são conectados ao exterior, às muralhas da cidade e entre si por meio de rampas, claraboias e varandas internas.

O museu tem uma coleção de mais de 700 obras de arte vinculadas a artistas das Ilhas Baleares ou de renome internacional.

9. Passeig del Born

Passeig del Born, que se conecta à Avenida de Jaime III , é a "avenida elegante" de Palma de Mallorca, reunindo algumas das marcas de luxo mais conhecidas do mundo. Então, se quiser fazer umas comprinhas, pode acrescentar essa rua ao seu roteiro.

10. Palma Aquarium 

Se você estiver viajando a Maiorca com crianças ou se nunca visitou um grande aquário, pode ter no Palma Aquarium uma bela atividade. Ele tem mais de 8 mil animais marinhos, como peixes, corais, polvos, arraias e tubarões, vivendo em 5 milhões de litros de água salgada. Você pode comprar o ingresso na hora ou antecipadamente, tanto no site oficial quanto na nossa parceira Civitatis, que cobra o valor final em reais — veja o preço

  • Clique aqui para voltar à página inicial, com todas as dicas de Maiorca

Palma de Maiorca

Balearic Islands