Onde ficar em Maiorca
Decidir onde ficar em Maiorca é uma questão importante, pode mudar completamente a experiência do viajante. Também chamada de Mallorca, a ilha espanhola tem praias idílicas, cidades medievais, uma linda região de montanhas e uma capital vibrante, você vai ter que escolher que tipo de viagem pretende fazer para escolher o melhor hotel.
A primeira coisa para ter em mente é que Maiorca é a maior ilha da Espanha, tem seis vezes o tamanho da vizinha ilustre, Ibiza. Demora no mínimo uma hora para atravessar a ilha de carro, bem mais se envolver regiões como a serra. Então é necessário estar bem localizado para economizar tempo. A gente te ajuda.
Hotel em Mallorca: quais as melhores regiões?
Se você tem poucos dias na ilha, eu sugiro escolher um hotel em Palma de Maiorca, ou, se está focando nas praias, na costa sudeste, na região de Santanyí, ou na norte, perto de Alcúdia. Agora, se você tiver cinco dias ou mais, vale muito trocar de hospedagem para viver as diferentes experiências que a ilha pode proporcionar. Tem mil Maiorcas dentro de Maiorca.
Deià, na Serra da Tramontana
Nos próximos tópicos, a gente traz as regiões mais interessantes para se hospedar na ilha espanhola, com sugestões de hotéis em cada uma. Mas antes um alerta importante: hospedagem não é coisa barata em Maiorca, especialmente no verão, então vale fazer a reserva com antecedência para vaga nos hotéis com melhor custo-benefício.
Hotel em Palma de Mallorca
A capital Palma de Maiorca é a oitava maior cidade da Espanha e o lar de metade da população da ilha. Tem um centro histórico lindíssimo, você se sente voltando ao passado caminhando sobre as muralhas da sua fortaleza, pode aproveitar atrações culturais e estrutura para o turista o ano inteiro. Ali não falta o que fazer, nem o que comer — tem muita opção de restaurantes na capital.
A Playa de Palma, ali pertinho, não é nada mal, mas se você estiver de carro, vai poder visitar com autonomia praias ainda mais lindas e mesmo a região da Serra da Tramontana — Valldemossa fica a apenas 20km de Palma. Caso contrário, vai poder chamar táxi e Uber, ou contratar passeios para chegar nos lugares mais distantes — veja todas as opções da Civitatis.
Outra vantagem de pegar um hotel em Mallorca é a proximidade do aeroporto da ilha, a 8km de distância. Como meu voo era cedo na manhã, dormi na capital a última noite, no Melia Palma Bay.
Trata de um hotel moderno e super confortável. Minha suíte era espaçosa, com tudo nos trinques. A cama era excelente, com roupa de cama de primeira e travesseiros que pareciam abraçar hehe. O chuveiro era uma delícia também, com uma janela que o integrava ao quarto (tinha opção de fechar cortina).
A piscina é um chamariz desse hotel, localizada no rooftop, com um bar e bela vista da cidade, do porto de Palma e do Mar Mediterrâneo. Mas tinha bastante vento no dia que eu fui, e a água era fria. A localização também merece destaque: praticamente ao lado do porto e a 1,5km do Parc de La Mar e centro histórico. E é muito fácil conseguir táxi e Uber na capital.
Deu muita vontade de ficar lá mais tempo. Digo, tanto no hotel Melia, quanto em Palma de Maiorca mesmo.
Hotéis perto da praia
A costa sudeste é ótima para quem quer se hospedar perto da praia, pois reúne algumas das mais lindas calas (enseadas) de Maiorca. Santanyí é um bom exemplo, ideal para relaxar em contato com a natureza. A cidade também tem um centro bem charmoso, com opções de lojas e restaurantes.
Caló des MoroA Cala de Santanyí é bonita, mas você precisa mesmo conhecer a Caló des Moro — aproveite que estará perto para chegar cedo, ela lota. O tom turquesa da água é surreal, a curta faixa de areia é cercada por morros arborizados, e ainda tem essas trilhas delimitadas por cercas feitas de galhos. Um dos cenários mais especiais onde já botei os pés, sem dúvidas.
Você também vai estar próximo às belíssimas Cala Llombards, Cala Figuera e Cala s’Amarador, dá para considerar se hospedar nelas. Essa região fica a 45km do Aeroporto de Maiorca e a 50km da capital, Palma.

Eu me hospedei por uma noite em uma localidade bem mais ao norte, chamada Cala Millor. É uma praia de bar aberto, com longa faixa de areia e bastante infraestrutura, inclusive à beira-mar. Não acho tão bonita quanto as praias do sudeste da ilha, mas atrai mais visitantes porque tem grandes hotéis e opções mais econômicas também. Lá paguei a diária mais barata dos quatro hotéis que fiquei, no Millor Sol, um hotel com decoração antiga, mas uma piscina enorme com bar e um café da manhã fartíssimo.
A Playa del Muro é também uma referência, uma praia extensa e de areia fofinha que, além de belíssima, conta infraestrutura hoteleira interessante. Dê uma ilhada no Iberostar Selection Playa de Muro Village.
Seguem mais três dicas de hotéis maravilhosos a beira-mar espalhados pela ilha, para quem quer mais é botar os pés para cima e aproveitar o que a ilha tem de mais refrescante, no maior conforto:
- Universal Grand León & Spa: estrutura impressionante em Colonia de Sant Jordi, com duas piscinas, spa, dois restaurantes e um café da manhã excelente. Veja neste link.
-
Cap Rocat: tanto o cenário, em uma antiga fortaleza militar, quanto a arquitetura desse hotel de luxo são de cair o queixo. Você precisa ver as fotos neste link.
- Grupotel Moloins (foto abaixo): um 5 estrelas com vista linda na bela cala San Vicente, com impressionante nota de 9,2 no Booking. Veja disponibilidade e preços neste link.
Booking/Divulgação
Hotéis na Serra de Tramontana
Imagino que você vá a Maiorca sonhando com as praias de mar turquesa, mas foi nas montanhas que eu tive a experiência mais incrível da viagem. Uma cordilheira paralela à costa noroeste da ilha de Maiorca, a Serra da Tramuntana reúne muitos dos cenários cinematográficos da ilha espanhola, com seus vilarejos de contos de fadas e falésias fascinantes à beira-mar. Não à toa foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
A gente se hospedou em Dèia e amou cada segundo. A arquitetura monocromática, com sobrados de pedra cobrindo o morro de forma tão harmoniosa, me remeteu à Toscana, na Itália. Essa pequena cidade de pouco mais de 500 habitante já foi escolhida pela Forbes como um dos 10 lugares mais idílicos para se viver na Europa.
Também vale buscar hotéis em Valldemossa e em Sóller, que são também cidades históricas absurdamente charmosas. Estando em uma delas, você poderá conhecer as outras sem dificuldade, se estiver de carro.
Nos hospedamos em uma pousada exclusiva para adultos em Deià chamada Hostal Villa Verde, bem na parte mais linda do vilarejo. É um negócio familiar em um casarão antigo com cheiro de madeira. O terraço onde é servido o café da manhã é um charme, mas a vista do nosso quarto também não era nada mal.
O quarto era bem antigo, mas limpinho e confortável, e a janela mais parecia um quadro com movimento. Uma pousada de contos de fada com um preço em conta para Maiorca.
Se o orçamento um dia permitir, eu quero reservar um quarto no hotel La Residencia, com 2 piscinas ao ar livre, um restaurante premiado e um spa e um charme antigo incontestável. Chique e deslumbrante.
Hotéis em Alcúdia
Alcúdia é uma cidade no norte de Maiorca, com uma vila medieval e algumas das praias mais famosas da ilha espanhola, como a praia homônima e a já citada Playa del Muro.
Durante a ocupação romana de Maiorca — ou Mallorca, em catalão —, Alcúdia foi a capital da ilha. Conhecida inicialmente como Pollentia, a cidade foi habitada por fenícios também, e sofreu o ataque contínuo de piratas.
Eu fiz questão de me hospedar na parte de dentro das muralhas, para poder me perder nas suas ruas apertadas e me sentir em uma viagem no tempo. Não é permitido dirigir dentro da área das muralhas, eu parei o carro em um grande estacionamento gratuito perto da Esglésa de Sant Jaume d'Alcúdia e fui a pé até a pousada.
Ca´n Pere foi instalada em um casarão histórico do século 19 e decorada com muito bom gosto, ao mesmo tempo moderna e antiga, com móveis neoclássicos. A cama era confortável, adoramos a vista bucólica pela janelinha e iluminação natural da clarabóia, só tivemos um incidente com a banheira, saiu sujeira quando ligamos a hidro (embora tudo parecesse extremamente limpo).
Clique aqui para voltar à home e ver dicas de o que fazer em Maiorca.