Praia de Itararé — São Vicente
A Praia do Itararé, em São Vicente, é a maior praia do município vizinho de Santos, com cerca de 2 quilômetros de extensão. É uma das mais movimentadas no verão, sendo ponto de encontro de jovens e surfistas, e tem bastante variedade de quiosques e restaurantes à beira-mar, especialmente nos dois extremos da praia. É de Itararé que parte o teleférico de São Vicente — falamos mais sobre ele abaixo.
Se a sua ideia é mergulhar, é uma boa ficar de olho nos relatórios de poluição da Cetesb, a Companhia Ambiental de São Paulo. No momento em que eu escrevo, em setembro de 2025, ela era a única praia urbana de São Vicente considerada própria para banho, mas eu checaria a avaliação neste link antes. Quando eu visitei, tinha uma bandeira vermelha, desaconselhando o banho.

Praia de Itararé — São Vicente
A Praia de Itararé fica no limite de São Vicente com Santos, a poucos metros do icônico Quebra-Mar — uma área de lazer completa que vale a visita, veja as fotos neste link. Dá para ver direitinho onde termina uma cidade e começa outra, porque Santos tem o mais longo jardim de orla do mundo, faz toda a diferença na aparência da orla.

Itararé tem uma larga faixa de areia e o horizonte marcado por duas ilhas, uma em cada ponta: Porchat e Urubuqueçaba. Na ponta Leste, você também encontra a icônica Pedra da Feiticeira. É uma formação rochosa com uma estátua meio abstrata de uma feiticeira, assinada pelo artista Francisco Telles, colocada lá justamente por causa de uma lenda.

Dizem que uma mulher misteriosa passava as noites ali à espera de um marinheiro português, que a deixou prometendo voltar. Achando que alguém de um barco distante lhe acenava, ela teria entrado no mar e morrido afogada. Daí tem essa história de que se ouvem vozes de socorro perto da pedra, que seriam gritos do espírito da feiticeira. Intenso, né?
Já na ponta oeste, junto à ilha do Porchat, você encontra canchas de beach tennis e uma academia ao ar livre que me surpreendeu, com equipamentos bem melhores do que costuma ter nessas academias públicas. E por ali também fica a Praça 21 Irmãos Amigos, um espaço para contemplação, com um paisagismo que remete ao mapa do Brasil.

Teleférico de São Vicente
O teleférico faz o trajeto entre a Praia de Itararé, no número 500 da Avenida Ayrton Senna da Silva, à beira-mar mesmo, e o alto do Morro do Voturuá, a 170 metros de altura. É um teleférico aberto, em formato de cadeirinha, uma das atrações mais emblemáticas de São Vicente.
O percurso é de 700 metros, percorridos lentamente. Leva aproximadamente 10 minutos, tanto na subida, quanto na descida. Além de passar sobre a movimentada Avenida Ayrton Senna, a gente passa pertinho da copa das árvores do Morro do Voturuá, com os pés balançando — cuidado para não perder o chinelo!
A gente desce na estação do topo do morro e caminha um trechinho curto ainda morro acima, até chegar no mirante com vista panorâmica para São Vicente e Santos. Os turistas podem fazer voo duplo de parapente ali, com agendamento prévio. Dá para fazer a reserva neste link.
O ingresso custa R$ 70, com opção de meia entrada para idosos, crianças de 6 a 14 anos, moradores e pessoas com deficiência — preços de setembro de 2025. Crianças com menos de seis anos não pagam.

Hospedagem em São Vicente - A seleção do Melhores Destinos
Se você ainda não sabe onde ficar, confira a nossa seleção com as melhores opções de hotéis para a sua viagem. As acomodações foram escolhidas priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Todas com ótima relação custo-benefício. Também incluímos na lista as notas do Booking.com, que indicam a avaliação de hóspedes reais sobre a hospedagem.
Confira aqui as 7 atividades preferidas dos turistas Em Santos:
Praia de Itararé — São Vicente
São Vicente11321-000
Jéssica Weber
Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.