Praia do Gonzaga
A Praia do Gonzaga é um dos trechos centrais da orla de Santos, localizada entre os canais 2 e 3. Possui aproximadamente 1 km de extensão, com larga faixa de areia, ciclovia, o belíssimo jardim de orla de Santos — a marca registrada da cidade — e é onde fica a icônica Praça das Bandeiras. O bairro concentra intensa vida urbana e bastante estrutura turística: há shoppings, cinema, restaurantes e hotéis.
Na praia você encontra barracas de comida e bebida, locação de cadeiras e guarda-sóis, vendedores ambulantes e canchas de beach tennis, e diariamente verá muita gente praticando exercícios físicos. É o local escolhido pela prefeitura para a realização de grandes eventos — quando visitei, ainda estava lá o palco onde ocorrera o show do Thiaguinho, um dia antes, na faixa de areia mesmo. Também há uma concha acústica para pequenos shows no calçadão.
Como em toda a orla de Santos, a Praia do Gonzaga é voltada para o mar aberto e apresenta, em geral, ondas moderadas. Mas não se recomenda o mergulho por causa da poluição: costuma figurar entre as praias impróprias nos relatórios da Cetesb, a Companhia Ambiental de São Paulo. Mesmo assim, tem gente que entra nos dias mais quentes — eu não entraria.
Uma curiosidade é que é um dos berços do surfe no Brasil, com registros de pranchas artesanais e surfistas já nos anos 1930. E continua a ter os seus adeptos. Inclusive, em 2020, foi fundada ali a primeira escola pública do esporte a contemplar pessoas com variados tipos de deficiência.
Praia do Gonzaga: características e história
A Praia do Gonzaga fica entre o Boqueirão e a Praia de José Menino. Você nem deve perceber quando termina uma e começa outra, visto que Santos tem uma longa enseada sem morros ou qualquer acidente de relevo. O calçadão também é padronizado, bem como o paisagismo no entorno. Sabia que Santos entrou no Guinness World Records por ter o maior jardim de praia do mundo? São 5,3 quilômetros de extensão.
O que diferencia esse trecho do jardim de orla do restante é que ali fica a Praça das Bandeiras, um dos principais cartões-postais de Santos, no cruzamento da avenida beira-mar com a Ana Costa. É uma praça pequena à beira-mar, com bandeiras de todos os estados brasileiros. Trata-se de uma homenagem à participação da cidade na Revolução Constitucionalista de 1932. As bandeiras ficam hasteadas permanentemente, simbolizando a unidade nacional.
No centro da praça está a fonte luminosa 9 de Julho, ornamentada com esculturas de anjos e peixes. Os 32 bicos de jatos podem esguichar água a até 12 metros de altura, nas cores azul, vermelho, verde e amarelo, de forma intercalada, compondo a tradicional coreografia da fonte.
Outro atrativo é um bonde antigo, que foi colorido pela prefeitura e colocado ali para transportar moradores e turistas ao passado. O transporte por bondes em Santos teve sua última viagem em 28 de fevereiro de 1971.
Restaurantes e quiosques na Praia do Gonzaga
Na beira da praia, você não deve ter dificuldade de encontrar barracas de comida para fazer um lanche na areia mesmo. E, próximo ao Canal 2, há um Quiosque Burgman, um bom lugar para comer um hambúrguer, uma friturinha ou apenas tomar cerveja à beira-mar. Fica no limite com a Praia José Menino.
Outra opção é subir a Avenida Ana Costa, onde há alguns restaurantes entrando na Rua Dr. Galeão Carvalhal, ou ainda, comer nos shoppings do bairro Gonzaga: há o Parque Balneário, a meia quadra do mar, e o Miramar Shopping, a uma quadra.
Hotéis na Praia do Gonzaga
O Gonzaga é uma ótima localização para se hospedar em Santos, perto de uma praia estruturada, com opções de restaurante e shoppings no entorno. Separamos algumas sugestões de hospedagem nessa localidade:
Fotos da Praia do Gonzaga, em Santos
Volte para a página inicial do guia de Santos
Jéssica Weber
Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.