Melhores Destinos
Cartagena
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Transportes em Cartagena

A Cartagena dos turistas divide-se, basicamente, em duas partes: Bocagrande, a parte moderna, e Cidade Amuralhada, a parte antiga da cidade. Na hora de circular, as caminhadas são indicadas para conhecer locais próximos ao hotel e, em outros casos, os táxis, com bons preços, são a melhor opção.

A forma de se locomover depende bastante do local de hospedagem. Se você prefere ter muitos pontos turísticos ao seu redor, opte por um hotel na Cidade Amuralhada, especialmente no Centro; se, por outro lado, prefere um lugar mais moderno, próximo à praia, Bocagrande pode ser mais indicado. Um táxi entre Bocagrande e a Cidade Amuralhada custa em torno de 5.000/6.000 COP e os dois locais estão bem próximos, sendo fácil ir de um ponto ao outro. 

Considere, ainda, alugar uma bicicleta, que, além de ser uma maneira saudável de conhecer o lugar, não cansa tanto quanto caminhar.

A pé
Certamente essa é uma das maneiras mais agradáveis de conhecer Cartagena. As caminhadas são prazeroras, especialmente na Cidade Amuralhada, com suas ruelas antigas, cheias de flores e edifícios de arquitetura colonial. Não deixe de reservar ao menos algumas horas para caminhar descompromissadamente por essa área e ver de pertinho todo o charme que a cidade proporciona. 

Táxi 
Na hora de ir para um ponto distante de você, opte pelos táxis. Eles custam pouco, mas atenção: é preciso negociar. Os táxis não têm taxímetro e negociar o valor dito pelo taxista é uma prática comum, que deve ser feita ANTES de você entrar no carro. Os táxis possuem pintura amarela e estão por toda a cidade. 

Além dos táxis comuns, há os coletivos que funcionam como táxis, mas transportam pessoas que vão para diferentes destinos num mesmo veículo. Os coletivos passam buzinando pelas ruas e cobram valor inferior - cerca de 1.500 COP pelo trajeto entre a Cidade Amuralhada e Bocagrande, que num táxi privado custaria cerca de 4 vezes mais.

É importante ressaltar que, em lugares onde não há taxímetro, é preciso ficar atento ao valor cobrado pelo taxista. Tente agir como os locais e não dar a entender que não conhece o local onde está. Uma boa dica para não pagar muito mais do que deveria é perguntar a um morador quanto ele imagina que custa a corrida que você quer fazer e usar como base.

Bicicleta, triciclo e afins
Caminhar é uma ótima maneira para conhecer os pontos turísticos de Cartagena, mas, depois de tanto andar, pode bater um cansaço. Por isso, alugar uma  bicicleta ou triciclo é também uma maneira interessante de circular. Por lá você encontrará também outros veículos mais modernos, como os segways, que podem ser legais para andar pelas ruas - especialmente se sua viagem incluir crianças. 

Ônibus
Os ônibus são uma maneira barata de circular, mas não muito indicada. Normalmente estão cheios de pessoas e, como sempre faz calor em Cartagena, o veículo não fica confortável. Considere utilizá-los apenas se você quiser realmente economizar.