Capadócia

Transportes na Capadócia

A Capadócia é uma região formada por diferentes cidades e vilarejos. Seus pontos turísticos ficam nos mais diversos lugares e distantes uns dos outros, por isso um carro é essencial para visitar os principais pontos de interesse da região. Em algumas situações, você poderá visitar pontos turísticos a pé ou de bicicleta, mas, sem dúvidas, um veículo motorizado (seja ele um carro alugado, uma moto, ônibus, quadriciclo ou os carros das empresas turísticas) é essencial para aproveitar tudo que a Capadócia tem a oferecer. 

Se quiser ter a liberdade de montar o seu próprio roteiro, alugue um carro. Outra excelente opção é fazer os passeios com as empresas turísticas em um tour privado ou compartilhado, dessa forma eles te levarão para os principais pontos da região. 

- Carro
Esta é a forma de transporte ideal para explorar a Capadócia com liberdade. Ao alugar um carro, você pode montar o seu próprio roteiro e visitar os pontos turísticos que preferir. O que pesa contra o carro alugado é que você pode ter um pouco de dificuldade para chegar aos lugares por não conhecer a região, mas esse empecilho pode ser contornado com o uso de um GPS ou Google Maps e um pouco de pesquisa. 

Como alternativa aos carros alugados, também há a opção de alugar um quadriciclo ou moto; nesse caso, você precisa ter habilitação para esse tipo de veículo. Para dirigir, é possível usar a CNH brasileira. A PID (permissão internacional para dirigir) não é obrigatória, mas recomendamos consultar a locadora para maiores detalhes. 

- Empresas turísticas
Os tours com empresas turísticas são uma opção prática para conhecer a Capadócia, porque oferecem o serviço de um guia além do transporte aos pontos turísticos, o que faz toda a diferença no sucesso do passeio. A Capadócia é uma região muito rica em história e cultura e a presença de um guia dá uma perspectiva completamente diferente sobre os pontos visitados. 

As empresas turísticas realizam tours compartilhados e privados. Os roteiros das empresas são basicamente os mesmos e levam aos mesmos lugares, o que os diferencia é a qualidade do serviço prestado. Fique atento ao fato de que o tour compartilhado é pago por pessoa; ou seja, se você está em um grupo de 3 ou 4 pessoas, pode valer muito a pena contratar um passeio privado, cujo valor é cobrado por “veículo”.

Para quem prefere um serviço personalizado e quer montar a própria programação, outra opção é fazer um tour privado, que irá exatamente aos lugares que você desejar. Essa é uma ótima alternativa para quem tem apenas alguns dias para explorar a Capadócia ou não quer dirigir, mas quer ter o serviço de um guia à disposição. A grande vantagem de um tour privado é que você pode ficar em cada ponto turístico o tempo que desejar, sem que o guia fique lhe apressando. 

- A pé
Caminhar é uma maneira de conhecer um pouco da Capadócia, mas essa forma de locomoção será viável apenas para uma pequena área. Se você se hospedar em Göreme, uma vila que pertence à Capadócia, poderá conhecê-la caminhando, ir a um restaurante ou ao Museu ao Ar Livre de Göreme. Caso se hospede em Uçhisar, poderá caminhar por Uçhisar e assim vai. As vilas ficam distantes uma das outras, por isso um veículo motorizado é importante. 

- Ônibus
Assim como as caminhadas, os ônibus serão úteis apenas em determinadas situações. Certamente, não é a maneira mais prática de explorar a Capadócia, mas é uma forma de transporte barata e, dependendo do seu estilo de viagem, pode ser uma opção. As linhas não são muitas e os horários são limitados, mas você consegue utilizá-las para ir de uma vila à outra, por exemplo. O valor da passagem varia de acordo com a distância. Se você procura conforto, melhor evitar esse meio de transporte e alugar um carro. 

- Táxi
Os táxis são escassos na região, mas talvez você precise deles uma vez ou outra. Os motoristas não usam taxímetro, então, antes de entrar no veículo, você deve perguntar o valor da corrida para não ter supresa no final. Antes mesmo de entrar no carro, negocie o preço! Negociar o valor de um produto ou serviço é algo muito comum na Turquia, por isso não se sinta desconfortável!

Tudo que você precisa saber sobre Capadócia!

Esse texto sobre Transportes na Capadócia faz parte do guia de Capadócia no Melhores Destinos

Comentários para Transportes na Capadócia

  • Wrfj3 Mario Garofalo há mais de 3 anos

    Como é a viagem de Istambul a Capadocia de carro ou moto?
    Tem segurança? Como são as estradas na Turquia?
    Obrigado

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Mario, tudo bem?
    O percurso que fiz de carro foi apenas pelas redondezas da Capadócia e as estradas, pelo que me lembram, era boas... Infelizmente não tenho maiores informações sobre o tema... acredito que se você pesquisar em inglês encontrará mais conteúdo. Abs

  • X6dzk Mariana Rocha há mais de 2 anos

    Olá Camila, tudo bem?
    Vou para Capadócia em maio com meu marido. Estamos olhando preço de transfer e passeios e achamos que vai compensar mais alugar um carro no aeroporto do que fazer os passeios pelas empresas. Você fez de carro? Tenho medo de ficar perdida. Como é a questão de estacionamento?
    As atrações lá possuem áudio guia?
    Muito obrigada

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Mariana. Não aluguei carro, mas acho que é uma ótima opção. Ficar perdida, de certa forma, é natural durante as viagens e você até acaba conhecendo coisas novas... Compra um chip de telefone quando chegar na Turquia, assim você usa o Google Maps, que facilita demais. Alguns hotéis não têm estacionamento muito fácil (porque ficam em ruas estreitas), mas fora isso é tranquilo. Recomendo apenas, que caso você faça os passeios sem um guia, compre um guia (livro) ou algo do tipo para ter informações sobre as atrações - sem uma explicação sobre as atrações você vai ficar perdida e sem entender uma parte importante da história e cultura local. Bjs

  • Dsc03281 Ana Paula Horta há quase 2 anos

    Olá Camille! Tenho duas crianças, de 8 e 1 ano, você acha complicado andar com eles por lá?

  • 264mw Camille Panzera há quase 2 anos

    Boa noite, Ana Paula. Acho um pouco complicado sim, principalmente por causa de seu filho menor. Alguns passeios você terá que andar em áreas de terra, paralelepípedo, subir escadas, passar por túneis subterrâneos, etc. Não é o tipo de lugar que você poderá andar com um carrinho tranquilamente. E também acho que o passeio de balão (que é simplesmente incrível) vocês não poderiam fazer com uma criança tão pequena. Se vocês usarem um canguru, ficaria melhor... Mas mesmo assim... se não estiverem acostumados a viajar com os pequenos, acho que a viagem pode ficar limitada.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.