Melhores Destinos
Veneza
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Pontos turísticos de Veneza

Os pontos turísticos de Veneza estão espalhados por toda a cidade e permitem que conheçamos mais da história de Veneza, de como a cidade se desenvolveu ao longo dos séculos e sua importância. Visitá-los tornará sua viagem ainda mais especial!

Principais pontos turísticos de Veneza: 

1. Praça de São Marcos, Basílica de São Marcos e Torre Campanária de São Marcos

A Praça de São Marcos guarda dois dos maiores tesouros de Veneza: a Basílica de São Marcos e sua torre Campanária, o local em que fica o sino da basílica. Esses são, sem dúvidas, os principais pontos turísticos de Veneza e os lugares que você deve separar um tempo para visitar.

A basílica tem um trabalho incrível de arquitetura, com milhares de mosaicos (inclusive com ouro) e uso de diversos materiais no revestimento do chão. Além disso, é possível adquirir um ingresso que permite visitar o museu da basílica, localizado no segundo andar.

Já a torre campanária, acessível por elevador ou escadas, tem uma vista panorâmica maravilhosa da Lagoa de Veneza e da paisagem da cidade. Para quem gosta de observar a cidade de um ponto alto, vale muito a pena reservar o passeio e comprar o bilhete com antecedência — o que evitará boas filas.

Reserve sua visita guiada para a Basílica de São Marcos pagando em reais.

- Outras igrejas de Veneza que vale a pena incluir no roteiro

A Itália é conhecida por sua enorme quantidade de igrejas e, em Veneza, essa realidade não é diferente. A cidade tem construções religiosas magníficas, como a Basílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari, a Basílica de São João e São Paulo, a Basílica de Santa Maria della Salute e a Basílica de San Giorgio Maggiore, localizada em uma das ilhas da cidade e que oferece uma vista sem igual a partir de sua torre campanária.

Pontos turísticos de Veneza

2. Palácio Ducale - Ducal - Palazzo Ducale

O Palácio Ducale - Palácio Ducal era a sede do Doge (governante) de Veneza e da administração pública de La Serenissima. O edifício é bem extenso e ao longo dos anos já serviu para diferentes funções, não só administrativas, mas também como palco de julgamento e prisões.

O Palácio tem salões decorados de forma muito luxuosa, que encantam por sua perfeição nos detalhes decorativos. Vale a pena visitá-lo (com ou sem guia) para entender um pouco mais história de Veneza.

Reserve sua visita guiada ao Palácio Ducal pagando em reais!

Pontos turísticos de Veneza

3. Museus de Veneza

Veneza tem museus com acervos bem distintos uns dos outros e que são uma forma de enriquecer ainda mais sua viagem. Se você gosta de artes, uma visita muito legal é a Galleria dell'Accademia, que tem um acervo amplo de pinturas de artistas italianos, sobretudo venezianos. A Coleção Peggy Guggenheim tem uma coleção variada de arte europeia e americana do século XX, além de coleções sazonais.

Pontos turísticos de Veneza

4. Pontes de Veneza

Em uma cidade formada por tantas ilhas, as pontes marcam uma forte presença no cenário e várias dessas pontes da cidade são atrativos turísticos que vale a pena conhecer. Entre as pontes mais emblemáticas de Veneza estão a Ponte de Rialto (imperdível) a Ponte dei Sospiri, a Ponte dell'Accademia (que tem uma vista linda para fotos) e a Ponte degli Scalzi

As pontes são uma forma de atravessar os canais de cidade, especialmente o maior canal da cidade, o Grande Canal, e estão espalhadas por toda a parte — algumas são mais famosas e têm construções mais complexas e largas, já outras são mais simples e curtinhas. O fato é que essas pontes costumam ser ótimos lugares para se tirar fotos e ter uma vista bonita de Veneza!

Dica: se você quer admirar o tráfego de embarcações, vale a pena reservar alguns minutos para ver o fluxo das embarcações no Grande Canal, sobretudo na Ponte de Rialto e na Ponte dell'Accademia.

Pontos turísticos de Veneza

5. Parque Jardins Reais - Giardini Reali

Cansado de caminhar pela cidade e quer fazer um descanso? Pois uma boa ideia é fazer uma pausa no parque Jardim Real, vizinho da Praça de São Marcos, no coração de Veneza. O jardim é bem cuidado, tem vários banquinhos para se sentar e é uma boa ideia para descansar entre as extensas caminhadas que a cidade acaba exigindo.

Pontos turísticos de Veneza

6. Edifícios emblemáticos de Veneza

Veneza é uma cidade de arquitetura surpreendente e muito do glamour do passado é preservado até os dias atuais. Mesmo por fora, vários edifícios surpreendem pela arquitetura veneziana e vários desses edifícios, que antigamente foram usados para encontros e atividades culturais, estão hoje abertos para visitas turísticas.

Entre alguns edifícios para deixar no radar para conhecer estão a Scuola Grande di San Rocco, que tem enormes pinturas em seus salões, o Teatro La Fenice, onde você pode assistir a uma peça ou até uma ópera, o Ca' Pesaro, que dentro tem a galeria internacional de arte moderna, Ca' Rezzonico, Ca' d'Oro e o Palazzo Vendramin.

Muitos hotéis de Veneza também possuem uma arquitetura incrível, de época, e o charme da decoração esplendorosa se estende até os quartos de várias acomodações da cidade.

Pontos turísticos de Veneza

7. Ilhas de Murano, Burano e Torcello

Dois dias são suficientes para conhecer as principais atrações de Veneza e visitar internamente algumas delas. Entretanto, se você tiver mais tempo disponível, pode compensar muito fazer um passeio para visitar as Ilhas de Murano, Burano e Torcello, que fazem parte da cidade de Veneza e podem oferecer uma experiência bem diferente da que se tem do centro da cidade.

A ilha de Murano é bastante conhecida mundialmente pela sua tradição na produção de peças artesanais de vidro e tem diversas oficinas e fábricas onde se pode acompanhar a produção artesanal dessas peças.

Na ilha de Murano também fica o Museu do Vidro, com peças espetaculares e muito detalhadas feitas em vidro. As ilhas de Burano, que têm casinhas coloridas e Torcello, onde fica a Catedral da Assunção, datada de 639, também são belos passeios para um dos seus dias em Veneza.

Pontos turísticos de Veneza que vale a pena reservar com antecedência

Alguns pontos turísticos da Itália têm números de visitantes limitados diariamente e/ou têm filas para a compra do ingresso, além de fila para poder entrar na atração turística. A sugestão que deixo é comprar o ingresso das atividades mais populares com antecedência porque assim você terá acesso mais rápido ao atrativo que planeja visitar.

Confira os atrativos que compensam a compra do ingresso antecipadamente:
- Basílica de San Marco
- Torre Campanária de San Marco
- Palácio Ducale (Palácio Ducal)

Venezia Unica City Pass - como funciona

O Venezia Unica City Pass é um combo de ingressos que permite entrar em diferentes atrações por um preço reduzido se comparado ao valor do ingresso adquirido separadamente em cada um das atrações.

O city pass permite também o ingresso sem filas em diversas atrações da cidade, tais como Palácio Ducale, Museu Correr, o Museu Arqueológico Nacional, além de várias igrejas. Um diferencial desse bilhete na cidade de Veneza é que ele também pode incluir o transporte público da cidade, realizado por barcos.

Dependendo das atrações que você deseja visitar em Veneza e do quanto utilizará do transporte público, pode ser uma ótima alternativa adquirir esse passe. O ideal é você realmente colocar na balança quantos atrativos "internos" pretende conhecer para avaliar se o passe será útil em seu caso.

Reserve o Venezia Unica City Pass pagando em reais!

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Veneza