Atrações próximas a Veneza

Veneza tem uma porção de atrações interessantes e para conhecer grande parte delas não é preciso muito mais do que dois dias inteiros. Porém, neste post gostaríamos de falar sobre as possibilidades de passeios nos arredores, no caso, as belas ilhas de Murano, Burano e Torcello, que pertencem à lagoa de Veneza e são super fáceis de serem acessadas.

Você pode reservar uma manhã/tarde para este passeio imperdível, caso esteja com pouco tempo disponível. Mas se houver a possibilidade de dedicar um dia inteiro só para esse propósito, não pense duas vezes. Isso porque dessa forma é possível aproveitar o roteiro sem pressa, curtindo cada momento e cada paisagem. 

Transporte

Para pegar o vaporetto, que o conduzirá até a primeira parada deste roteiro, a ilha de Murano, basta dirigir-se até a Fondamente Nove, em Veneza, de onde partem as linhas 4.1 e 4.2 (placas eletrônicas indicam o exato local). Você pode comprar a sua passagem em uma das máquinas automáticas, com instruções em inglês e outro idiomas, ou então no balcão de atendimento, com um funcionário da ACTV.

Como passaríamos o dia passeando pelas ilhas e não queríamos nos preocupar com o tempo, optamos pelo bilhete 1 day Travelcard, com viagens ilimitadas dentro do período de 24 horas. O tíquete custou 20 euros e foi uma opção bem mais em conta do que se fôssemos pagar pelos trechos separadamente. Lembrando que todos os tíquetes devem ser validados na catraca, antes da entrada no barco!

Veneza

Murano

Nossa primeira parada foi em Murano, a ilha (do nosso roteiro) que fica mais próxima de Veneza. Pequena, graciosa e repleta de belas paisagens, Murano é mundialmente famosa pela produção de vidros, uma tradição muito antiga e que teve início em 1292, quando fábricas especializadas no negócio foram transferidas de Veneza para a ilha vizinha.

Murano

Para ver de perto a produção de vidros, é preciso contratar um passeio específico. Assim que descemos do vaporetto, na ilha, fomos abordados por alguns guias turísticos que ofereciam o serviço. Porém, como ainda tínhamos mais duas ilhas para conhecer, optamos por fazer tudo por conta própria e sem pressa. Tivemos sorte e encontramos a vetreria Tagliapietra Andrea funcionando a pleno vapor durante as nossas andanças! Veja a foto!

Producao-de-vidro-em-murano

Assim como Veneza, Murano tem várias pontes e absolutamente todas elas oferecem paisagens de tirar o fôlego. Durante o período que ficamos na ilha, encontramos monumentos como o Cometa di Vetro, de autoria de uma artista local, e conhecemos a Basílica di Santa Maria e Donato, construída no século VII por refugiados de Altino.

Museu-do-vidro-de-murano Museu-do-vidro-de-murano Duomo-di-murano Duomo-di-murano Cometa-de-vetro-murano

Outra dica imperdível é o Museo del Vetro (Museu do Vidro), que fica no Palazzo Giustiani. O local reúne peças belíssimas e também conta a história do vidro na região. Bem... Depois de aproveitar tudo o que Murano tem para oferecer, dirija-se até o ponto do vaporetto Murano Faro, de onde partem os barcos com destino à ilha de Burano. A viagem tem duração de pouco mais de 30 minutos. 

Burano

A medida que o vaporetto se aproxima de Burano, nota-se o colorido das construções à beira-mar, apenas uma amostra das belezas existentes no interior desta pequena e pacata ilha. Fundada pelos habitantes de Altino, que buscaram refúgio nas ilhas da lagoa de Veneza durante as invasões bárbaras, Burano é famosa pelas paisagens e também pela gastronomia.

Apesar de pequena, Burano também tem algumas atrações imperdíveis, entre elas a intrigante Torre Inclinada de Bell, do século XVII, que pode ser melhor visualizada da ponte Terranova ou da rua Giudecca. A Piazza Galuppi também é parada obrigatória por ser uma área movimentada, cheia de lojinhas que vendem a famosa renda produzida na ilha e restaurantes. É lá que fica a Igreja de San Martino. 

Burano

Pela área, também há vários restaurantes, vale ressaltar que o forte da gastronomia local são pratos à base de peixes e frutos do mar. Nossa escolha para um delicioso almoço na ilha foi a Osteria Al Fureghin, onde experimentamos um mix de frutos do mar, massas frescas divinas e um tiramissú dos deuses! Depois dessa bela refeição, aproveitamos o restante do tempo para bater perna na ilha sem muito compromisso (confira as fotos abaixo!)

Osteria-al-fureghin-burano Osteria-al-fureghin-burano Osteria-al-fureghin-burano Osteria-al-fureghin-burano Osteria-al-fureghin-burano

Burano Burano Burano Burano Burano

Burano Burano Burano Burano Burano

Burano Burano Burano Burano Burano

Torcello

Depois de andarmos bastante e explorarmos cada cantinho da graciosa Burano, pegamos o vaporetto e partimos para a terceira e última etapa da nossa viagem: Torcello. Ao contrário das outras duas, esta ilha não tem habitantes. Talvez esse seja o motivo pelo qual Torcello mais pareça um "cenário de filme".

A viagem de Burano até Torcello não dura mais do que 5 minutos (T-Line). Depois de descer no ponto do vaporetto, é só seguir caminhando pela avenida, rente ao Rio, até chegar na área principal. Durante a caminhada, você vai passar pela Ponte do Diabo até chegar à praça central.

Torcello Torcello Torcello Torcello Torcello

Em Torcello, não deixe de conhecer a Basílica de Santa Maria Assunta, cuja construção é a mais velha de toda a região da lagoa. Fundada em 639, a igreja tem uma arquitetura incrível — o estilo é Bizantino Veneziano — e belíssimos mosaicos em seu interior. Tours guiados estão disponíveis no local.

Outra boa opção de programa é o Museu di Torcello, que abriga uma coleção de achados arqueológicos encontrados na ilha, datados das eras Bizantina e Medieval. E se depois da visita bater aquela vontade de tomar algo geladinho e/ou comer algo em um local sossegado e cheio de verde, a dica é o Vila '600.

Torcello

Torcello Torcello Torcello Torcello Torcello

Tudo que você precisa saber sobre Veneza!

Esse texto sobre Atrações próximas a Veneza faz parte do guia de Veneza no Melhores Destinos

Comentários para Atrações próximas a Veneza

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.