Murano, Burano e ilhas de Veneza
Viajar a Veneza é uma excelente oportunidade para conhecer ilhas que fazem parte do arquipélago da cidade, como Murano, Burano e Torcello. Essas são ilhas que fazem parte da Lagoa de Veneza e complementam a viagem de uma forma bem legal, porque são locais mais vazios e, por ficarem um pouco mais afastadas do grande fluxo do turismo, oferecem uma experiência, muitas vezes, mais autêntica.
Chegar a Murano e suas ilhas vizinhas com o transporte público é fácil, mas requer atenção caso você deseje conhecer mais das ilhas no mesmo dia. Isso porque o transporte público oferecido tem horários pré-estabelecidos e algumas embarcações são mais rápidas que outras. O ideal, então, é que você confira o quadro de horários do transporte para que possa aproveitar essas ilhas sem fazer tudo correndo.
Você pode fazer esse passeio com o transporte público ou com uma agência — veja como funciona o passeio!
Como chegar a Murano
A melhor forma para chegar a Murano pode depender do local da cidade de Veneza que você está partindo. Mas, de forma resumida, duas das opções principais são:
-
Linha 3 partindo da Piazzale Roma ou Estação Santa Lucia com destino a Murano (30 minutos de duração)
-
Linhas 5.2 saindo da Piazzale Roma ou Estação Santa Lucia + linha 4.1 saindo da Fondamente Nove (em Cannaregio) ou simplesmente a linha 4.1, dependendo do seu ponto de partida (20 minutos de duração).
- Em Murano, existem diferentes paradas, mas você pode descer na parada Museo A, que é próxima ao Museu do Vidro e da parte histórica da ilha.
Dica importante: ao fazer esse trajeto por conta própria, algo para se ter em mente é adquirir o Venezia Unica City Pass, o bilhete que te dará direito a utilizar o transporte público da cidade sem restrição de vezes pelo período contratado. Para fazer esse trajeto, recomendamos muito comprar ao menos o passe que permite usar o transporte público ilimitadamente por 24 horas!
Murano
Murano é uma ilha parecida com Veneza, mas em dimensões bem menores. A ilha também tem canais, construções antigas, muitas lojinhas, restaurantes e cafés, além de ser famosa mundialmente pela produção de vidros de forma muito artesanal. É um lugar com um ritmo bem mais pacato do que Veneza, mas que encanta pela beleza, pela história e por sua veia artística.
Entre as principais atividades para fazer em Murano estão:
- Visitar o Museu do Vidro, a principal atração da ilha. O museu tem um acervo muito completo e surpreendente que conta um pouco da tradição da produção das peças de vidro ao longo dos séculos. A quantidade de peças artesanais de vidro dentro do museu é enorme e incrível! Existem peças muito trabalhadas, que impressionam pela riqueza de detalhes.
- Visitar o Farol de Veneza, a construção que sinaliza para embarcações o direcionamento dentro da Lagoa de Veneza.
- Visitar a Basílica de Santa Maria e San Donato, uma das igrejas mais antigas da região.
- Visitar uma fábrica de vidros de Murano: a ilha de Murano é conhecida como a capital do vidro e passou a abrigar as fábricas de vidro depois de perceberem que, em Veneza, as fábricas podiam colocar a cidade e seus edifícios em risco em função de incêndios. Ao longo dos anos, Murano manteve o monopólio da arte do vidro pois a maneira com que os objetos eram produzidos foi mantida sobre segredo. Hoje, visitando as fábricas e ateliês, quase todos abertos ao público, é interessantíssimo entender como um artesão é capaz de produzir peças tão distintas a partir de ingredientes simples e muita técnica.
Burano
Burano é uma ilha vizinha de Murano e que também faz parte da Lagoa de Veneza. A ilha, também pacata, se destaca pela arquitetura pitoresca e colorida e pela produção de peças em renda. É um destino simpático, gostoso para passar o dia de uma forma diferente. A ilha é pequena, fácil de percorrer a pé e tem várias lojinhas de lembranças.
Como chegar a Burano
Se você pretende conhecer Murano e Burano no mesmo dia, a melhor opção é primeiro visitar Murano (com as indicações deixadas acima) e, de lá, pegar a linha 12 do vaporetto com destino a Burano.
As principais atividades de Burano:
-
Museu do Merletto (renda local), que fica dentro de um palácio gótico
- Visitar a Igreja de San Martin e a Capela de Santa Bárbara
- Ver a torre campanária torta de Burano
- Aproveitar a gastronomia
- Admirar os edifícios coloridos da cidade
- Curtir o pôr-do-sol
Torcello
Torcello é uma ilha sem habitantes e, se você vai a Burano, pode valer a pena ir até lá, já que essa ilha fica bem pertinho. Entre as atrações de Torcello estão a Ponte do Diabo e a Basílica de Santa Maria Assunta, fundada em 639 em estilo bizantino veneziano.
Como não tem moradores, Torcello é bem tranquila e pode ser uma boa opção de passeio para fugir do grande movimento de turistas de Veneza.