Melhores Destinos
Veneza
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Onde ficar em Veneza

Antes de decidir onde ficar e o seu hotel em Veneza, recomendamos que você entenda um pouco dos bairros da cidade, porque isso poderá influenciar no seu aproveitamento ao longo dos dias, especialmente se tiver pouco tempo para conhecer La Sereníssima, como era chamada antigamente a República de Veneza.

Além do mais, um local que pode parecer "perto" pode não ser tão perto assim na prática. Veneza é um destino único, formado por ilhas. Muitas pontes ligam essas ilhas e o percurso para atingir um determinado destino nem sempre é tão óbvio e nem sempre haverá uma ponte próxima para cruzar o canal que você deseja.

Adicione a essa equação o fato de que o transporte público de Veneza é feito com embarcações e, se você tem muitas malas, o ideal é ficar em um hotel próximo de uma estação de barcos para que não precise carregá-las por tanto tempo e nem passar com elas por várias pontes. Em minha última viagem fiquei hospedada no Alle Guglie Boutique Hotel, um hotel em Veneza pequeno e simpático, muito bem localizado e cheio de comércio e restaurantes por perto.

Onde ficar em Veneza - as melhores alternativas para a sua viagem

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hotéis em Veneza. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.

HOTEL NOTA LINK
Ca Maria Adele 9.5 Ver preços
Santa Croce Boutique Hotel 9.5 Ver preços
Hotel Al Ponte Mocenigo 9.3 Ver preços
Hotel Antiche Figure 9.3 Ver preços
Palazzo Veneziano - Venice Collection 9.3 Ver preços
H10 Palazzo Canova 9.3 Ver preços
Carnival Palace - Venice Collection 9.2 Ver preços
Ai Cherubini 9.2 Ver preços
Hotel Saturnia & International 8.9 Ver preços
Combo Venezia 8.9 Ver preços
Splendid Venice - Starhotels Collezione 8.8 Ver preços
Avani Rio Novo Venice Hotel - previously NH Venezia Rio Novo 8.7 Ver preços
Hotel Montecarlo 8.7 Ver preços
Charming Venice Apartments 8.7 Ver preços
Hotel Rio 8.5 Ver preços
Hotel Abbazia 8.5 Ver preços
Foresteria Levi 8.4 Ver preços
Hotel Mezzo Pozzo 8.3 Ver preços
Hotel Casanova 8.3 Ver preços
BW Premier Collection CHC Continental 8.0 Ver preços

Hotéis em Veneza que já fiquei 

Tendo a sorte de ter ido para Veneza algumas vezes, pude ficar em diferentes acomodações na cidade. Por uma questão de praticidade, gosto bastante de ficar perto da estação principal de trens da cidade, a Estação Santa Lucia, assim não preciso me locomover muito com as malas.

Por isso, já fiquei hospedada no Hotel Abbazia, bem pertinho da estação, em uma área de bastante comércio e restaurantes próximos. O hotel tinha uma decoração mais antiga, mas tudo funcionou bem e gostei bastante do café da manhã. Para quem quer realmente ficar perto da estação de trens, é uma localização ótima.

Também já fiquei no Alle Guglie Boutique Hotel, um hotel pequenino, com quarto também pequeno, em uma rua bem movimentada e que nos permitiu fazer tudo a pé, praticamente. Ele tinha vários restaurantes e lojas por perto.

Com um perfil mais refinado, mas uma boa localização, também fiquei no Pesaro Palace, que fica em um edifício do século XV e tem uma decoração de época. Alguns quartos do hotel têm vista para o Grand Canal e sua localização é bem central, ideal para usar o transporte público com facilidade (há uma parada bem na frente) ou também se locomover a pé.

Onde ficar em VenezaNosso quarto no Alle Guglie Boutique Hotel

Onde ficar em Veneza — entendendo seus bairros

Veneza está dividida em sete sestieri (bairros) e há muitas pontes que ligam todos esses bairros e ilhotas que formam essa bela cidade. Entender onde ficar e escolher um hotel com boa localização te ajudará não apenas a aproveitar melhor a cidade, mas também evitar perrengues.

Os bairros que achamos mais legais para ficar em Veneza são Cannaregio, San Polo e San Marco.

Confira mais detalhes sobre eles, com dicas de hotéis em cada um:

  • San Marco é o bairro mais famoso de Veneza. É um lugar muito turístico e muito movimentado. Nele, ficam a Basílica, a Praça San Marco e o Palácio Ducalle. É uma área muito central da cidade, onde fica o Hotel MonteCarlo, o Hotel Casanova e o Hotel Rialto.

  • Castello é o bairro vizinho de San Marco. A região tem museus, cafés, ótimos bares, bastante comércio e é uma área bastante ampla. Nessa região, estão os hotéis Ca'Formenta, o Hotel Bisanzio, Ca'di DioAqua Palace.

  • San Polo é o bairro vizinho de San Marco, "do outro lado" do Grande Canal. É um lugar também muito bem localizado, com várias opções de restaurantes e lojas e onde ficam atrações como a Ponte de Rialto. Aqui está o Riva del Van Boutique Hotel, o elegante H10 Palazzo Casanova, e a Pensione Guerrato, que costuma ter preços convidativos dado o contexto da cidade.

  • Cannaregio é o bairro onde fica a estação de trens Santa Lucia e pode ser um local de hospedagem interessante para quem quer ficar próximo da estação. Cannaregio tem bastante comércio, variedade de restaurantes e vida noturna animada. É um bairro que nós adoramos! Ali já ficamos no Hotel Abbazia, mas existem várias outras alternativas, como o Hotel Apostoli Garden, o Ai Mori d'Oriente e o Pesaro Palace, que é bem legal para quem quer ficar pertinho de um canal, com direito a decoração típica veneziana. 

Onde ficar em Veneza

  • Dorsodouro é um bairro extenso, com museus e pontes bonitas. Ele fica próximo de San Marco, mas também "do outro lado" do Grande Canal. É um lugar muito ligado à arte, geralmente menos agitado, mas bem original e interessante para quem busca um pouco mais de tranquilidade. Nessa área, ficam o Hotel Ca' Nobile Corner, que tem uma decoração bem diferente, e o Ca' Pisani Hotel.

  • Santa Croce é a região de Veneza que oferece acesso por terra, onde fica a Piazzale Roma, que é a estação de ônibus de Veneza. Pode ser que você encontre opções de hospedagem mais econômicas por aqui. Nessa região, fica Hotel Gardena, o Hotel Olimpia, o Ca' San Giorgio B&B e os apartamentos Casa dei Pittori, opção para quem prefere uma acomodação que faça se sentir mais em casa.

  • Giudecca é ligeiramente mais afastado dos demais porque seu acesso só se dá por embarcações. A área é mais pacata e sempre que quiser ir para o centro de Veneza, você precisará pegar o traghetto (barco do transporte público). Aqui fica o Hotel Giudecca Venezia e o luxuoso Hotel Cipriani, da rede Belmond.

Onde ficar em Veneza hoteis

Outras dicas sobre os hotéis em Veneza

  • Os hotéis em Veneza não são baratos. Procure reservar seu hotel com antecedência, porque assim você terá mais chances de encontrar hotéis de bom custo-benefício com disponibilidade.

  • Veneza é um destino visitado o ano inteiro, mas no verão o número de turistas é ainda maior e os preços costumam ficar mais caros. Se você quer economizar, evite viajar nessa época do ano.

  • Se você quer ficar em bairros com melhor localização (mas mais movimento), opte por ficar em San Marco, Castello e San Polo.

  • Se você busca por bairros mais tranquilos e residenciais, indicamos ficar em Dorsodouro, Cannaregio e Giudecca.

  • Atente-se à quantidade de malas que você está levando na viagem. É difícil se locomover em Veneza com malas pesadas e muitos volumes de bagagem se você tiver que passar por pontes e escadas carregando-as. Caso você tenha um número grande bagagens, pode valer a pena contratar um barco-táxi que te deixará mais próximo ao hotel desejado. 

Taxa de visita em Veneza

Os hóspedes dos hotéis em Veneza pagam a imposta di soggiorno, que é um imposto cobrado em diversas cidades mundo afora para arrecadar fundos entre aqueles que se hospedam na cidade. Essa taxa tem valor variável por hóspedes e pelo tipo de acomodação da hospedagem.

Uma outra taxa está sendo implementada e diz respeito a visitantes que não se hospedarem em Veneza e entrarem na cidade entre 8h30 e 16h, como uma espécie de taxa de visita diária. Ela será cobrada a partir de abril de 2024, em alguns dias do ano, e deve custar em torno de 5€ por dia/pessoa.

Melhores Hotéis