Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Buraco Azul

O Buraco Azul é uma lagoa artificial que impressiona em razão da cor da água. O buraco foi cavado para retirada de terra usada na construção da rodovia CE-182. Ele encheu de água da chuva que, em razão da grande quantidade de calcário do solo, ficou com esse tom azul turquesa, ainda mais reluzente ao sol.

Buraco Azul

O espaço se consolidou como ponto turístico depois que famosos publicaram fotos nas redes sociais, tipo o ator Bruno Gagliasso em 2019. Ganhou uma boa infraestrutura desde então, com restaurante, espreguiçadeiras, guarda-sóis, banheiros e presença de salva-vidas. A profundidade chega a 7 metros em alguns pontos, e já aconteceu um afogamento no local. 

Foram plantadas árvores no entorno, tirando um pouco do aspecto árido do local, e instalados mirantes, balanços, redes e molduras para fotos. Também tem voos de helicóptero, a partir de R$ 350 por pessoa.

Mas a coisa mais divertida no Buraco Azul é saltar de uma pedra de uns três ou quatro metros de altura. A galera fica toda assistindo aos pulos dos corajosos, rindo de cada barrigada. Tem escadas para quem prefere entrar na água de um jeito mais ortodoxo.

Onde fica o Buraco Azul

O Buraco Azul fica, na verdade, na cidade de Caiçara, a 17 km da Vila de Jericoacoara e a cinco quilômetros da Praia do Preá. Faz parte do passeio leste de Jeri, mas o tempo para cada atração nesse roteiro é muito limitado. Dá para negociar com o bugueiro ou agência com veículos 4X4 para deixar você lá e buscar depois.

Ingresso do Buraco Azul

A atração abre diariamente, das 9h às 16h30, e a entrada é cobrada. O ingresso é adquirido na hora, em um guichê na entrada do Buraco Azul, e custa R$ 20 por pessoa (valor de dezembro de 2022).

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Jericoacoara

Buraco Azul