Phuket

Comida em Phuket

Dizem que a Tailândia tem as praias mais bonitas do mundo. Mas, acredite, há quem venha ao país interessado apenas na comida tailandesa! Os pratos típicos fazem parte de uma culinária autêntica e mundialmente reconhecida pela variedade de temperos, sabores picantes e toda uma tradição baseada no equilíbrio entre o salgado, doce, azedo e amargo.

Phuket sem dúvidas é um dos melhores lugares do país para explorar a culinária local. O fato de ser uma ilha favorece a disponibilidade de peixes e frutos do mar sempre frescos. Há camarões, lulas e caranguejos grelhados e servidos até mesmo na praia! Os restaurantes locais também servem os pratos mais tradicionais, como o Pad Thai e o Tom Yum. A considerável comunidade muçulmana que habita a ilha exerce influência nos menus, com o inigualável arroz amarelo biryani e a textura marcante do Massaman Curry.  

>> Leia mais sobre a comida tailandesa.

Para os paladares não totalmente adaptados à comida local, uma boa notícia: a grande presença de turistas em Phuket enche a ilha de restaurantes étnicos, com comidas de todo o mundo. É fácil encontrar sopas russas, kebabs turcos, pizzas italianas ou simplesmente bons hambúrgueres nas principais redes de fast food, além de opções vegetarianas. Não dá para morrer de fome :)

Comida de rua

Comer fora é muito barato na Tailândia. A prova disso é a presença constante de barraquinhas de rua por onde quer que se olhe, e em Phuket não é diferente. Faça como os locais e experimente as iguarias da culinária tailandesa nas principais ferinhas e mercados a céu aberto.

Phuket

Embora muitos turistas tenham certo preconceito com a comida de rua no país, o fato é que muita gente passa mais mal devido aos temperos desconhecidos e ao excesso de pimenta do que, de fato, com as condições de higiene no preparo. De toda forma, vale ficar atento e evitar exageros na hora do turismo gastronômico!

Confira algumas dicas: 

  • Só tome água mineral engarrafada, à venda em qualquer loja de conveniência;
     
  • Evite o consumo de gelo quando não souber a procedência da água;
     
  • Verifique a higiene do local e a forma de preparo antes de comprar o alimento. Confie no seu instinto, mas tenha noção das diferenças culturais;
     
  • Tenha atenção com alimentos crus, como frutas, legumes/verduras, peixes, especialmente se estiverem expostos; 
     
  • Observe se a barraca/restaurante é frequentada por outros turistas e locais;
     
  • Caso sinta qualquer sintoma estranho após ingerir o alimento (diarreia, febre etc.), procure um médico imediatamente.

Tudo que você precisa saber sobre Phuket!

Esse texto sobre Comida em Phuket faz parte do guia de Phuket no Melhores Destinos

Comentários para Comida em Phuket

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.