Comida em Phuket
Dizem que a Tailândia tem as praias mais bonitas do mundo. Mas, acredite, há quem venha ao país interessado apenas na comida tailandesa! Os pratos típicos fazem parte de uma culinária autêntica e mundialmente reconhecida pela variedade de temperos, sabores picantes e toda uma tradição baseada no equilíbrio entre o salgado, doce, azedo e amargo.
Phuket sem dúvidas é um dos melhores lugares do país para explorar a culinária local. O fato de ser uma ilha favorece a disponibilidade de peixes e frutos do mar sempre frescos. Há camarões, lulas e caranguejos grelhados e servidos até mesmo na praia! Os restaurantes locais também servem os pratos mais tradicionais, como o Pad Thai e o Tom Yum. A considerável comunidade muçulmana que habita a ilha exerce influência nos menus, com o inigualável arroz amarelo biryani e a textura marcante do Massaman Curry.
>> Leia mais sobre a comida tailandesa.
Para os paladares não totalmente adaptados à comida local, uma boa notícia: a grande presença de turistas em Phuket enche a ilha de restaurantes étnicos, com comidas de todo o mundo. É fácil encontrar sopas russas, kebabs turcos, pizzas italianas ou simplesmente bons hambúrgueres nas principais redes de fast food, além de opções vegetarianas. Não dá para morrer de fome :)
Comida de rua
Comer fora é muito barato na Tailândia. A prova disso é a presença constante de barraquinhas de rua por onde quer que se olhe, e em Phuket não é diferente. Faça como os locais e experimente as iguarias da culinária tailandesa nas principais ferinhas e mercados a céu aberto.
Embora muitos turistas tenham certo preconceito com a comida de rua no país, o fato é que muita gente passa mais mal devido aos temperos desconhecidos e ao excesso de pimenta do que, de fato, com as condições de higiene no preparo. De toda forma, vale ficar atento e evitar exageros na hora do turismo gastronômico!
Confira algumas dicas:
-
Só tome água mineral engarrafada, à venda em qualquer loja de conveniência;
-
Evite o consumo de gelo quando não souber a procedência da água;
-
Verifique a higiene do local e a forma de preparo antes de comprar o alimento. Confie no seu instinto, mas tenha noção das diferenças culturais;
-
Tenha atenção com alimentos crus, como frutas, legumes/verduras, peixes, especialmente se estiverem expostos;
-
Observe se a barraca/restaurante é frequentada por outros turistas e locais;
- Caso sinta qualquer sintoma estranho após ingerir o alimento (diarreia, febre etc.), procure um médico imediatamente.