Melhores Destinos
Istambul
Gisela Cabral

Compras em Istambul

Conhecidos mundialmente pelo enorme talento em vendas, os comerciantes turcos farão de tudo para tê-lo como cliente. Basta alguns minutos nos bazares de Istambul, como o Grande Bazar ou o Spice, por exemplo, para entender bem isso.

Entre as “armas” para conquistar o cliente estão simpatia, chá quentinho e até algumas palavras/frases em português ou “portunhol” (se você disser de onde veio, claro). A boa notícia, no entanto, é que nesses lugares é possível negociar bastante o preço dos produtos - algo impossível de se fazer em outras partes do mundo. Portanto, não tenha vergonha, pechinche!

Os bazares de Istambul são locais muito tradicionais e imperdíveis para quem gosta de ir às compras. Tapetes, joias, lembranças da Turquia, doces, chás e especiarias são alguns exemplos de artefatos comercializados; porém, se você não tem a intenção de gastar nesses templos do consumo, a dica é não parar para olhar vitrines (caso contrário você será insistentemente abordado), mas aproveitar para percorrer as ruas cheias de lojinhas, desfrutar um pouco da atmosfera, tomar um chá e experimentar um doce tipicamente turco.

Em geral, o comércio em Istambul funciona das 9h às 18h, de segunda-feira a sábado, porém alguns estabelecimentos podem funcionar em horários e dias diferenciados. A seguir o MD apresenta alguns locais e regiões de Istambul altamente indicados para aqueles que não resistem a umas comprinhas!