Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Congresso Nacional

O Congresso Nacional é a sede do Poder Legislativo Federal e uma das mais importantes obras arquitetônicas de Brasília. Projetado por Oscar Niemeyer, o edifício do Congresso Nacional compõe a Praça dos Três Poderes, onde estão ainda o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Inaugurado com a capital Brasília, em 21 de abril de 1960, o Congresso Nacional faz parte do traçado original do urbanista Lúcio Costa para o Plano Piloto. 

O Palácio do Congresso Nacional é formado por um longa plataforma horizontal, onde estão dispostas duas torres de 28 andares, situadas em meio a uma cúpula côncava, representando o Senado Federal; e outra convexa, com representação da Câmara dos Deputados. O Congresso Nacional chama a atenção pelas linhas modernistas, que formam novos e impressionantes ângulos a cada passo. Junto aos espelhos d'água, à imponente rampa de acesso e ao belíssimo jardim de palmeiras-imperiais, você terá no Congresso Nacional um cartão-postal deslumbrante.

Claro que o edifício do Congresso não se resume à beleza arquitetônica. O Congresso Nacional, formado pela Câmara dos Deputados e Senado Federal, é o lugar onde são tomadas algumas das mais importantes decisões do país, sendo assim de fundamental valor para o Brasil. Os senadores e os deputados federais são eleitos pelo povo, por meio do voto direto e secreto, com o intuito de discutir, votar e aprovar as leis que regem o cotidiano de todos os brasileiros. Além disso, é função do Congresso Nacional fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, assim como aprovar o Orçamento da União, entre outras atribuições.

Entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, os eventos são sempre efervescentes. Portanto, espere encontrar algumas discussões acirradas em ambas as casas, seja no Senado ou na Câmara dos Deputados. Vale dizer que os protestos não se restringem às comissões e plenários, alcançando também a área externa do Congresso Nacional, que já recebeu diversas manifestações e eventos históricos.

Congresso Nacional

Visita ao Congresso Nacional

O Congresso Nacional é aberto à visitação pública, sendo uma oportunidade imperdível de conhecer mais a fundo a história do edifício e também como são definidos os rumos do país. Um passeio de grande importância para que todos os brasileiros compreendam o valor da democracia e do voto popular. 

A visita ao Congresso Nacional é gratuita, bastando chegar ao ponto de saída no horário dos tours. A visitação ao Congresso Nacional acontece de maneira integrada entre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, sendo assim você visitará ambas as casas no mesmo passeio. O percurso tem duração média de 50 minutos e passa por diversos ambientes do Congresso Nacional, com destaque para a história, arte e importância do Poder Legislativo para o Brasil.

Durante o tour pelo Congresso, você terá a oportunidade de conhecer os plenários do Senado e da Câmara dos Deputados; caminhar pelo icônico Salão Verde; e ainda percorrer o Túnel do Tempo, onde está a galeria com eventos históricos do Senado Federal. Ao longo de todo o percurso, será possível apreciar diversas obras de artistas como Alfredo Ceschiatti, Athos Bulcão, Di Cavalcante, Burle Marx, Marianne Peretti, Carybé, entre outros.

Um dos grandes destaques da visita ao Congresso Nacional é a exposição que mostra detalhes de como o edifício foi destruído durante a invasão de 8 de janeiro de 2023. O acervo apresenta fotos da depredação do patrimônio público, assim como todo o processo de restauração de instalações, obras de arte e mobiliários históricos. É impressionante.

Vale dizer que, independente do tour, é possível visitar o Congresso Nacional de outras maneiras, como para assistir a uma sessão plenária ou indo a um dos restaurantes e lanchonetes. Vale destacar que o nosso favorito é o Restaurante Escola do SENAC, no anexo IV da Câmara dos Deputados. Conhecido como Restaurante do 10º, o espaço tem ótima comida e uma vista incrível para a Praça dos Três Poderes. É um excelente restaurante para o dia de passeio pelo Congresso Nacional.

Informações importantes sobre a visita ao Congresso Nacional

  • A visita ao Congresso Nacional é gratuita.
  • A visitação acontece todos os dias, exceto às terças-feiras e quartas-feiras quando o parlamento está em atividade.
  • O horário de visitação é das 8h30 às 17h, com saída do primeiro grupo às 9h.
  • O agendamento da visita não é obrigatório, mas altamente recomendável, especialmente em dias de grande movimento, como às quintas-feiras.
  • Todos os visitantes devem apresentar documento de identidade com foto e passar por raio-x de segurança.
  • Nos dias de semana, o acesso ao tour é pela Chapelaria do Congresso Nacional (sob a rampa principal, no Salão Branco). Nos finais de semana e feriados, o acesso é pela rampa principal, com início no Salão Negro.
  • O limite máximo, por grupo, é de 40 pessoas.
  • Em dias úteis, é proibida a entrada de pessoas vestindo bermudas, shorts, camisas sem mangas, minissaias e chinelos. Essas restrições não se aplicam a crianças de até 12 anos e nos finais de semana.

Veja os detalhes para visitação no site oficial do tour do Congresso Nacional e confira as possíveis mudanças na regras para a data da sua viagem.

Passeios para o Congresso Nacional

Confira algumas opções de tours em Brasília que passam pelo Congresso Nacional.

Veja mais opções de tours em Brasília.

Como chegar ao Congresso Nacional

O Congresso Nacional está localizado entre a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes, no centro de Brasília. O acesso é fácil para quem está de carro, ônibus, bicicleta ou mesmo a pé (caso você já esteja passeando pela região). Para quem vai de carro, o melhor local para estacionar é no Supremo Tribunal Federal, que conta com muitas vagas permitidas ao público geral; ou ainda ao longo da pista do Eixo Monumental (mas em dias de semana é bem difícil achar vaga).

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Brasília

Congresso Nacional

Brasília
Brasília
70160-900
https://www.congressonacional.leg.br/