Dicas de Phi Phi
Visto (texto do Portal Consular)
Em razão de acordo entre o Brasil e a Tailândia, não é necessário visto para os brasileiros que desejam ingressar na Tailândia a turismo ou negócios, com permanência no país limitada a 90 dias. O passaporte deve ter pelo menos seis meses de validade.
Taxa de entrada
No porto de Tonsai, em Phi Phi Don, é cobrado do visitante um valor de THB 20 - menos de R$ 2 - como taxa para entrar na cidade. Tenha essa quantia consigo.
Dinheiro
Caixas eletrônicos estão espalhados em vários pontos de Phi Phi Don, mas não nas praias mais distantes. Cartões de crédito também são aceitos em alguns restaurantes e bares, mas, na dúvida, sempre pergunte antes. Para saber mais sobre como fugir do IOF e levar dinheiro em viagens internacionais, clique aqui.
Como se locomover
A pé e de bicicleta, para os que desejam explorar os pontos de Phi Phi Don, como bares e restaurantes. Como a ilha é pequena, não é nada difícil achar esses endereços, porém é sempre bom ter em mãos um bom mapa que, em geral, é distribuído gratuitamente pelos hotéis.
Barco (long tail boat), se a intenção é ir a praias de Phi Phi Don um pouco distantes ou impossíveis de serem acessadas a pé, ou de Phi Phi Leh, como a famosa Maya Bay. É grande a oferta de barcos de aluguel na ilha; portanto, vale a pena pechinchar. Em geral, o aluguel de um barco por quatro horas, comportando até quatro pessoas, custa algo em torno de 60 USD a 70 USD; os taxis boats costumam cobrar THB 100 por viagem.
Comida de rua
Comer na rua, junto aos locais, é uma excelente maneira de conhecer melhor e explorar um destino turístico, além de ser barato. Mas é preciso ter cuidado ao optar por esse tipo de alimentação se a intenção é evitar problemas de saúde que estraguem a sua viagem.
Algumas medidas importantes:
- só tome água mineral engarrafada;
- evite o consumo de gelo;
- desconfie sempre de alimentos crus, como frutas, legumes/verduras, peixes - especialmente se estiverem expostos;
- antes de comprar o alimento, observe a higiene do local e a forma de preparo (confie no seu instinto);
- observe também se a barraca/restaurante é frequentado por outros turistas e locais;
- se você sentir qualquer sintoma estranho após ingerir o alimento (como diarreia, febre etc.), procure um médico imediatamente.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.