Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Santuário Dom Bosco

O Santuário Dom Bosco é uma das obras arquitetônicas mais impressionantes de Brasília e um monumento que merece a visita de todos que passam pela capital. A beleza da igreja é hipnotizante, sendo impossível não ficar impactado ao entrar no espaço. Aproveite a viagem e não deixe de conhecer esse belíssimo patrimônio da capital brasileira.

Dedicado a São João Bosco, fundador da congregação salesiana, o Santuário Dom Bosco foi projetado pelo arquiteto Carlos Alberto Naves, tendo sido inaugurado em 23 de maio de 1970. O exterior, em estilo gótico, é formado por 80 colunas de concreto, com 16 metros de altura. A fachada sóbria não revela o interior magnífico e as cores intensas do templo. 

Ao entrar na igreja, temos a sensação de estar rodeado pelo céu estrelado. São 2,2 mil m² de vitrais, com 12 tons de azul, colorindo todo o ambiente. Impossível não ficar atônito com as peças projetadas pelo artista Hubert Van Doorne. Os vitrais filtram a luz externa e a cada hora do dia proporcionam um novo cenário. Ao pôr do sol, o espetáculo é ainda mais deslumbrante, com raios de luz que entram pelos vitrais laterais e tornam mágica a visita.

Santuário Dom Bosco

Os vitrais não são os únicos responsáveis pela iluminação do espaço. No centro do salão está uma das joias do Santuário: um lustre formado por 7.400 peças de vidro murano, pesando 3.000 kg e com 5 metros de diâmetro. Com sorte, você o verá aceso enquanto visita a igreja.

Além dos vitrais e lustre magnífico, marcas do Santuário Dom Bosco, vale destacar as doze portas talhadas em bronze, com autoria de Gianfrancesco Cerri e onde está retratada a vida de Dom Bosco. O mesmo artista também assina o painel em bronze da pia batismal e a pintura em acrílico no sacrário. O altar do Santuário Dom Bosco é simples e adornado pelo cristo crucificado. A peça é talhada em um tronco de cedro e tem oito metros de altura. No altar estão ainda as estátuas de Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora. 

O Santuário Dom Bosco é uma visita que ultrapassa a fé cristã. O espaço, reconhecido como santuário desde 2017, merece ser conhecido pela beleza arquitetônica e também por proporcionar uma experiência que transmite uma enorme sensação de paz. Se estiver em Brasília, não deixe de incluir este patrimônio na sua viagem.

Santuário Dom Bosco

Profecia de Dom Bosco

Segundo a tradição católica, Giovanni Melchior Bosco, mais conhecido como Dom Bosco, teria profetizado em sonho a construção de Brasília. Na profecia, que data de 1883, está dito que:

“Entre os paralelos 15º e 20º havia um leito muito extenso, que partia de um ponto onde se formava um lago. Então, uma voz disse repetidamente: 'Quando escavarem as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a grande civilização, a terra prometida, onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”. 

O trecho em questão passou a ser considerado a previsão da construção de Brasília, se tornando muito relevante para a história da capital.

Horário de funcionamento do Santuário Dom Bosco

Visitação para o público geral

  • O Santuário Dom Bosco é aberto à visitação pública todos os dias, das 7h às 19h30. A visitação é gratuita.

Horário das missas

  • De segunda a sexta, às 7h e 18h30;
  • Sábado, às 12h e 18h;
  • Domingo, às 8h, 11h, 18h e 19h30.

Como chegar ao Santuário Dom Bosco

O Santuário Dom Bosco está localizado no início da Asa Sul, uma região com fácil acesso de carro, ônibus, metrô e até a pé (caso esteja hospedado no Setor Hoteleiro Sul). Na área externa do Santuário Dom Bosco há um pequeno estacionamento, que costuma não estar lotado.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Brasília

Santuário Dom Bosco

SEPS 702, bloco B
Asa Sul
Brasília
70740-610
https://www.salesianos.br/unidade/santuario-dom-bosco