Marco das Três Fronteiras
O Marco das 3 Fronteiras é um dos pontos turísticos mais importantes de Foz do Iguaçu. É um obelisco verde e amarelo com vista para os rios que separam Brasil, Argentina e Paraguai. Mas não só isso: há uma década, o espaço foi transformado em um charmoso parque temático, com várias operações gastronômicas e realização de espetáculo artístico à noite. Vale a pena visitá-lo no pôr do sol e já ficar para o show, incluso no ingresso.
A atração fica a 6km do centro da cidade, não tive dificuldades de chegar com transporte por aplicativo. Abre de terça-feira e domingo das 13h30min às 21h. Você pode ver os preços e mesmo comprar ingresso antecipadamente no site oficial, mas eu adquiri o meu facilmente no dia, diretamente na bilheteria. No mesmo passeio, aproveitei para conhecer também a super roda-gigante de Foz, uma estrutura de 88 metros de altura que oferece uma bela vista da tríplice fronteira.
Marco das Três Fronteiras: o monumento
O Marco das Três Fronteiras fica acima do encontro dos rios Iguaçu e Paraná, beleza natural que estabelece as fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai. O obelisco brasileiro foi inaugurado ali pelo famoso marechal Cândido Rondon no dia 20 de julho de 1903, antes mesmo da emancipação política de Foz do Iguaçu.
O local tem uma bela vista da foz do rio Iguaçu — captou o por quê do nome da cidade? Ali, junto à grade de proteção mesmo, você vai conseguir enxergar os obeliscos dos nossos vizinhos também.
Na outra margem do Rio Iguaçu, o obelisco argentino, pintado de azul e branco (é claro), foi inaugurado na mesma data que o brasileiro. Já o monumento paraguaio, pintado de vermelho, branco e azul, fica na outra margem do Rio Paraná. Ele foi construído bem depois, em 1961.
O obelisco brasileiro recebeu uma iluminação cenográfica e um pequeno chafariz no entorno. Mas o que gera fila para as fotos são as placas que indicam as direções de Brasil, Paraguai e Argentina.
A Ponte da Integração, que liga Brasil ao Paraguai, também é um destaque desse espaço. Ela fica ainda mais bonita à noite, quando é iluminada com as cores das bandeiras de ambos os países.
Marco das Três Fronteiras: a estrutura do parque
Se você já foi a Foz, mas faz muito tempo, vale retornar ao Marco das Três Fronteiras. Antigamente, lá havia apenas o obelisco, mas faz uma década que o local foi completamente revitalizado, ganhou uma megaestrutura com investimento privado e se tornou uma atração muito legal da cidade.
Ali foi construída uma vila cenográfica inspirada nas Missões Jesuíticas. Dá para viajar no tempo com a ambientação histórica do local em que viviam os índios e os padres jesuítas nos séculos 16 e 17. É uma história compartilhada por Brasil, Argentina e Paraguai.
Foram instaladas pequenas operações de lanchonetes e bares, para consumo em mesas compartilhadas ao lado do obelisco, em formato de food hall. Por ali, eu encontrei cachorro quente, hamburguer, porções de petiscos, espetinhos, crepes, sorvetes, pipoca, bebidas quentes e frias, incluindo drinks com as cores das bandeiras dos três países. Também tem um bar com cerveja servida diretamente das torneiras pelos próprios clientes.
Dentro da atração, você encontra também o restaurante Cabeza de Vaca, que serve tábuas de carnes ou de frios, pratos e petiscos. O restaurante homenageia o primeiro europeu a visitar as Cataratas do Iguaçu: o desbravador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, que passou pelas Cataratas em 1542, quando procedia do litoral rumo a Assunção, no Paraguai.
No centro de visitantes, tem banheiros, exposições, e uma ampla loja de lembranças. Impossível não passar por ela (digo, literalmente mesmo, pois é o caminho de entrada e saída do marco). Ah, na atração também tem um parquinho infantil, com brinquedos estimulam atividades físicas e motoras, permitindo também a interação entre as crianças de diferentes lugares do Brasil e do mundo.
O espetáculo no Marco das Três Fronteiras
As atrações artísticas e culturais do Marco das Três Fronteiras já estão inclusas no valor do ingresso e ocorrem a partir das 18h30min. É um show muito bonito realizado em frente do obelisco, que busca contar a história dessa região e homenagear as tradições dos três países da fronteira.
O espetáculo conta com vários dançarinos, que vão mudando de figurino durante a noite. Começa com um balé que conta a Lenda das Cataratas, a partir do casal indígena Naipi e Tarobám e a origem das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza.
Após, é realizado o Show Minueto, um espetáculo que simboliza a colonização europeia na Região Sul do Brasil. Para encerrar, há o “Show dos Três Países, uma apresentação de danças típicas que homenageiam os países vizinhos com bailarinos — todos da região — vestidos a caráter nos ritmos do samba brasileiro, tango argentino e polca paraguaia.
Veja mais dicas de o que fazer em Foz do Iguaçu
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Foz do Iguaçu
- JL Hotel by Bourbon
- San Rafael Comfort Class Hotel
- Viale Cataratas Hotel & Eventos
- Cataratas Park Hotel e Eventos
- Hotel Colonial Iguaçu
Marco das Três Fronteiras
Av. Gen. Meira, s/n - Jardim EldoradoFoz do Iguaçu
http://www.marcodastresfronteiras.com.br