Foz do Iguaçu
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Onde Comer em Foz do Iguaçu

Em um top 5 de saudades de Foz do Iguaçu, você se surpreenderia se eu incluísse uma coxinha? É que essa maravilha perfeitamente frita e cremosa por dentro foi uma das descobertas na cidade, junto com a melhor comida árabe que já provei, o pudim perfeito e uma pizza napolitana com molho divino. Mas eu não supero a coxinha, ela nem ficaria tão abaixo das Cataratas na lista hehe.

Foz tem uma grande variedade de restaurantes, você encontra o tipo de culinária que quiser. A gente precisa enaltecer também as churrascarias da cidade, algumas bem famosas, e a proximidade da Argentina, para provar aquela parrilla e os alfajores que só os hermanos sabem fazer. Não deixe de ler o post sobre Puerto Iguazú

Sobre custos: tem de tudo. É claro que se você decidir comer nos pontos turísticos vai pagar bastante, mas tem opções em conta também, de buffet a Mc Donalds. A gente comeu até em refeitório de supermercado para economizar, e foi bom, viu? Bora para todas as dicas de onde comer em Foz do Iguaçu

Onde Comer em Foz do IguaçuRestaurante Ipê, no Hotel das Cataratas

Onde comer em Foz do Iguaçu

Churrascarias em Foz do Iguaçu 

Foz do Iguaçu é conhecida pelas churrascarias. A mais famosa é também uma atração da cidade por causa do seu espetáculo noturno: a Rafain Churrascaria Show

A casa funciona no mesmo local desde 1981. Seu buffet é farto, com diversas opções de pratos brasileiros, saladas, massas, sobremesas e churrasco, é claro! Serve mais de 15 tipos de carnes. Também tem amostras das culinárias oriental, árabe, italiana, frutos do ma e um bufezão de de sobremesas. As bebidas são pagas separadamente. 

Compre o jantar e espetáculo na Rafain, com opção de transporte 

Com uma megaestrutura, serve tanto almoço quanto janta por um preço fixo, sendo que o espetáculo de música e danças é só à noite. Ele representa a cultura de diferentes países latinos, chegou a entrar para o Guinness em 2016 com o recorde do maior número de danças nacionais representadas em um jantar com show.

Outras referências de churrascaria em Foz do Iguaçu são a tradicional Bufalo Branco, que existe desde 1989, e a Churrascaria Do Gaúcho, que promete um autentico rodízio gaúcho  —que aqui no sul a gente chama de espeto corrido, na verdade. 

Mas se você está aberto a outras modalidades de churrasco, ou melhor, barbecue, precisa conhecer o Black Bill Smokedhouse. A proposta ali é de churrasco texano, com opções de carne defumada (smoked) ou não, vários cortes de carne grelhados e parrilla também. Também tem hambúrgueres e lanches mexicanos (quesadillas, burritos, nachos, etc). 

Onde Comer em Foz do Iguaçu

Tem cortes caros, mas a gente pegou um smoked brisket que podia muito bem ser dividido entre duas pessoas por apenas 65 reais. Os picles texanos e a salada coleslaw (salada de repolho americana) que vinham junto era excelentes também. E o ambiente agradabilíssimo, especialmente em uma noite quente, pois tem uma ampla área externa com programação de música ao vivo. 

Buffets e "comida de verdade" em Foz do Iguaçu

Para quem gosta de restaurantes tipo buffet ou self-service, o lugar mais muito popular na cidade é o Restaurante Barracão, no bairro Vila A, que promete a "comida caseira mais gostosa da cidade". A mais farta, acredito que seja mesmo: tem carnes, peixes, frango, massas, nhoque, saladas, aipim, feijoada, vários tipos de fritura e mais muita coisa servidos sobre e ao redor de um fogão à lenha. 

Onde Comer em Foz do IguaçuO preço é fixo e compensa: custava, em 2024, de R$ 40 durante a semana e pouco mais de R$ 50 aos finais de semana. É um restaurante grande, com uma grande área externa coberta, mas mesmo assim, lota! A gente foi em um domingo e, além de não conseguir mesa, ficou desanimado com o tamanho da fila para chegar no buffet. Então se puder chegar cedo, acho uma boa.

Entre as sugestões da minha colega Camille Panzera estão o Bendito, no centro de Foz, um bar/restaurante que tem pratos executivos e a la carte (li recomendações da parmegiana), mas funciona como buffet self-service nos fins de semana. E também o Empório com Arte, na Vila Yolanda: o lugar é aconchegante e serve uma comida supergostosa a la carte, não deixe de conhecer! 

Se não se importa muito com ambiente e quer conter gastos, que tal comer no buffezão de supermercado? Eu provei o buffet grill do Super Muffato e gostei, viu?! Rápido, simples, tem variedade de saladas, é bem honesto. E depois já comprei uns lanches para levar nos passeios. 

Ah, a gente te conta em um tópico mais abaixo se vale a pena o buffezão que fica dentro do parque das Cataratas do Iguaçu. 

Comida árabe em Foz do Iguaçu

Você sabia que Foz do Iguaçu tem a segunda maior comunidade árabe do Brasil? Os imigrantes começaram a chegar na década de 1950 para trabalhar com o comércio de produtos obtidos do outro lado da fronteira, no Paraguai, e a comunidade já passa de 20 mil pessoas. 

Eu aprendi isso na Mesquita Muçulmana de Foz do Iguaçu, onde, inclusive, eles vendem deliciosos doces árabes, como maamoul (biscoito de semolina normalmente recheado com tâmara, mas lá tinha de pistache), tâmaras importadas recheadas com nozes e deliciosas bolachas de gergelim recheadas de tâmara. Mas daí fez sentido a oferta de restaurantes árabes por lá. 

Como eu não sou a maior entendedora de comida árabe, queria provar um pouco de várias coisas. Então pedi o menu degustação no Le Mir, que já foi considerado o segundo melhor restaurante do Paraná pelo Bom Gourmet. Vi que tinha escolhido bem o restaurante quando ouvi dois homens falando em árabe do meu lado, eles certamente sabem onde que é bom. 

O misto de grelhados era gostoso, mas eu admito que me apaixonei mesmo pelos acompanhamentos. Vale pedir o humus, a salada fatouch, uma salada típica libanesa, com folhas verdes, tomatinho, lascas de rabanete e outras verduras, com um delicioso molho de melaço de romã, e, principalmente, o kibe cru, que coisa maravilhosa. Ah, de sobremesa, pedi uma namura com creme árabe, um bolinho típico do Oriente Médio feito de farinha de semolina e mel. 

Onde Comer em Foz do IguaçuTambém li maravilhas sobre o Castelo Libanês, e de fato não recomendo entrar no Instagram deles com fome. Só atente que ele não fica aberto até muito tarde, abre para almoço de 12h às 14h e depois, para jantar, de 18h às 21h30min, apenas, e não aceita reservas.

Tem medo de ser muito diferente, de não gostar? Então que tal começar com um bom schwarma? A palavra "shawarma" vem do turco çevirme, que significa "girar". É um termo que se refere ao modo de preparo da carne, que é assada em um espeto vertical giratório. É tipo um sanduíche com algum tipo de carne fatiada (geralmente carneiro, frango ou bovina), salada e molho, enrolados em pão sírio. Star Shawarma, Schwarmaria Siriana e Shawarmania & Casa Da Esfiha são algumas sugestões. 

Comida Italiana em Foz do Iguaçu

Boa notícia para quem gosta de comida italiana — se bem que, quem não gosta de comida italiana? Enfim, tem vários restaurantes de massa e pizza na cidade das Cataratas. Você pode ir em um diferente a cada dia, se quiser. 

A Vó Bertila Pastas e Pizzas, no Centro, é um bom exemplo. A começar pelo ambiente bem amorzinho que remete mesmo a casa de vó, dos pratos pintados às toalhas de mesa com estampa de vaquinha, da cerquinha verde às cortinas de renda. O atendimento é ótimo, e o cardápio super variado. Eu admito que esperava um pouco mais da carbonara, acho que eu prefiro a versão mais simples e sem creme de leite, mas voltaria para provar os outros pratos. Ou mesmo para pochar de novo o pãozinho caseiro no molho que sobrou na tigela. 

Ah, o suco de laranja que pedimos era naturalzão e o pudim atingiu o nível da perfeição. Eu quase chorei quando acabou. 

Onde Comer em Foz do IguaçuA indicação da minha colega é o La Mafia Tratoria, também no centro, tem fotos dos pratos nos stories do Instagram deles. E se tivesse me sobrado estômago, eu iria também no Eliane Balena Pastifício, que traz a Foz um pouco da gastronomia, da língua e da cultura vênetas.

Falando em pizza agora, a Quinta da Oliva é famosa, bem recomendada, mas a gente foi numa napoletana e também não se arrependeu. 

A Luigia Napoletana é uma pizzaria pequena, moderna e aconchegante, com sabores deliciosos e um molho de tomate perfeito. A gente foi na tradicionalíssima marguerita (ali não tem erro mesmo!) e na especial daquele mês, que levava panceta defumada, tomate confit, pistache e irresistíveis bolas de Stracciatella, um queijo italiano feito de mozzarella desfiada e creme de leite. 

Lanches em Foz do Iguaçu

Achou que eu tinha esquecido da coxinha, né?! Jamais, até porque, como deu para perceber lá no começo post, eu fiquei meio obcecada. 

Onde Comer em Foz do Iguaçu

A dica aqui é a Jauense Confeitaria e Panificadora, que está aberta basicamente o dia inteiro, desde cedo da manhã até 21h30min, todos os dias. Além da melhor coxinha de frango com catupiry que já comi, tem sanduíches, pastéis, pães de queijo e uma infinidade de tortas e doces. Se você for indeciso como eu, vai ficar um tempão parado na frente deles, tendo dificuldade para escolher um só (ou dois, vá). 

Se você gosta de hambúrguer ou quer comer comida brasileira por um preço em conta, pode conhecer o Brasa Burguer, que fica no centro da cidade, e mais acima eu falei dos shawarmas, né? Vale provar.

Restaurantes dentro do Parque das Cataratas

Os preços podem não ser os melhores, mas tem muita coisa para comer dentro do Parque Nacional do Iguaçu, o parque das cataratas. 

O Restaurante mais famoso é o Porto Canoas, que fica na última estação do ônibus interno do parque. Ali, o buffet é livre e supre variado, quando eu fui, tinha vários tipos de salada, filé ao molho de chimichurri, frango caipira, tilápia, risoto de funghi, tortei, feijoada e mais dez outros pratos/acompanhamentos. Bebidas e sobremesas são pagos a parte. 

As mesas mais disputadas são a na área externa, que tem vista para o Rio Iguaçu, em um ponto acima das cataratas. Se você se esforçar, consegue até ver a passarela da Garganta do Diabo no lado argentino. 

Custava, em agosto de 2024, R$ 139 por pessoa, com R$ 10 se de desconto se você comprar nos totens da entrada do paerque. Eu achei tudo muito gostoso, mas não vá esperando alta gastronomia. Se fosse em fora do Parque Nacional do Iguaçu, cobraria metade do preço, certamente. 

Onde Comer em Foz do Iguaçu

Mas do lado de fora do restaurante também tem uma praça de alimentação, com porções que saem mais em conta, tipo bolinho de bacalhau, tambaqui ao molho tártaro, frango com batata e polenta. Ali tem um deque com a mesma vista para o rio, que pode ser usado até por quem não comprou nada ali (levar o lanche de casa sairá mais barato, com certeza). 

Se você não se importa com a fartura, eu sugerira reservar uma mesa no restaurante Ipê do Hotel das Cataratas — sim, ele também abre a não hóspedes. É uma experiência bem mais exclusiva, em um prédio agradável, ao lado da piscina do luxuoso hotel. 

Onde Comer em Foz do Iguaçu

O cardápio tem de um tudo, de polvo a galinhada, passando por carnes apetitosas. Mas eu pedi um sorrentino de mussarela de bufalo com burrata e molho pomodoro, acabei pagando o mesmo que paguei no Porto Canoas.

Onde Comer em Foz do Iguaçu

Ainda no Hotel das Cataratas, o Restaurante Y é ainda mais exclusivo. É um restaurante de cozinha criativa brasileira, reunindo ingredientes e técnicas de diversas regiões em pratos contemporâneos. É comandado pelo premiado chef Luiz Filipe Souza.

Mas se a sua ideia não é gastar muito, saiba que tem quiosques com lanches espalhados por vários pontos do parque, na entrada, no começo da Trilha das Cataratas, ao lado do elevador panorâmico, por exemplo. Os salgados custam em média R$ 15. 

Na entrada do parque, tem um restaurante que vende salgados e pratos feitos também, em uma média de R$ 68. Ali também tem sucos, vitaminas, açaí, capirinhas, cafés, etc.

Volte para o guia de Foz do Iguaçu

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Foz do Iguaçu