Cataratas do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu não cabem em foto ou vídeo, não cabem nem nos olhos da gente. Só entende quem se encharca com os respingos das quedas, ouve seu som tempestuoso, vê água por todos os lados, até debaixo dos pés. E sente a força da natureza de uma forma que nunca sentiu antes.
A gente está falando de uma das 7 maravilhas naturais do mundo, compostas por pelo menos 275 quedas d'água. É um espetáculo que os brasileiros dividem com os hermanos, porque fica exatamente na fronteira com a Argentina. Neste post aqui, a gente vai te explicar tudinho sobre a visita ao Parque Nacional do Iguaçu, na cidade de Foz do Iguaçu (Paraná), mas vale ler também nossa matéria sobre as cataratas argentinas.
A gente te conta como chegar nas cataratas brasileiras, quanto custa e como comprar ingresso, tudo o que tem para fazer dentro do parque (e comer, nhami) e dá as melhores dicas para curtir essa experiência. Como, por exemplo, o ticket do entardecer, que te dá um acesso mais exclusivo às passarelas e a oportunidade de assistir o pôr do sol com uma taça de espumante na mão:
Cataratas do Iguaçu: tudo sobre o Parque Nacional Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu é uma unidade de conservação com 185 mil hectares de Mata Atlântica, o que supera a área de 220 mil campos de futebol. Mas não se apavore com os números: é um lugar muito organizado, fácil de visitar e acessível a quem tem dificuldades de locomoção. Inclusive, no mirante da Garganta do Diabo (foto), a mais deslumbrante das quedas, com aproximadamente 90 metros de altura.
O Parque Nacional do Iguaçu fica a 15 km do centro de Foz do Iguaçu e a apenas 3,5km do aeroporto. Merece um dia inteiro da sua viagem, especialmente se você optar por fazer também uma trilha secundária ou o passeio de barco. Mas, para otimizar tempo, muita gente concilia com a visita ao Parque das Aves, que fica do outro lado da rua.
É possível visitar as Cataratas do Iguaçu por meio de excursão (um ônibus te busca no hotel, e ainda tem um guia te apresentando o parque - veja quanto custa) ou conhecê-las por conta. A gente não entra de carro particular dentro na atração: o transporte entre os pontos de interesse é feito por meio de ônibus do parque.
Tem de um e de dois andares, que é o mais popular, por causa do segundo piso aberto e panorâmico. Se não estiver fazendo muito frio, minha dica é pegar um lugar em cima para ir entrando no clima: o percurso é cheio de verde e, se você for até a última parada, vai ver até as cataratas.
É bem difícil se perder lá dentro, uma vez que o Parque Nacional do Iguaçu tem só uma estrada, asfaltada, com quatro paradas. A estação inicial de ônibus fica na entrada do parque mesmo, uma TV mostra qual é o grupo que está embarcando, conforme o horário que você escolheu ao comprar o ingresso:
O trajeto de uma ponta a outra do parque dura uns 20 minutos, e dá para entrar e sair dos ônibus quantas vezes você quiser. Essas são as paradas:
- Estação Trilha do Poço Preto (primeira parada)
- Estação Macuco Safari/Trilha das Bananeiras (segunda parada)
- Estação Trilha das Cataratas e Hotel das Cataratas (terceira parada)
- Estação Porto Canoas - restaurante (quarta e última parada)
Se você quiser apenas ver as Cataratas do Iguaçu, desça do busão na terceira parada. Ali você acessa uma trilha de 1,2km, que é muito fácil e vai revelando mirantes maravilhosos pelo caminho. Mais abaixo, eu trago todas as dicas e fotos, mas já dá para ter uma boa noção no vídeo: