Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu, no Paraná, é a cidade que tem a honra de guardar, do lado brasileiro, um cenário digno de filmes! Um dos mais belos espetáculos da natureza na Terra é, com muito orgulho, parte do Brasil. Todo o crédito pertence ao rio Iguaçu, que permeia a fronteira entre Brasil e Argentina e presenteia ambos os países com as Cataratas — um cenário natural perfeito, com as mais lindas quedas d'água do planeta.

Com a capacidade extraordinária de deixar os mais descrentes boquiabertos, o Parque Nacional do Iguaçu é a constatação pura e simples da imensidão da natureza. Impossível não vir à tona um sentimento de pequenez em meio a um volume de água tão intenso ou a um frescor de liberdade ao ser molhado pelas gotículas das cachoeiras. Como se tanta água ainda não fosse suficiente para cativar um viajante, pássaros cantam nos céus e borboletas brincam entre as árvores para anunciar que ali o homem é mero coadjuvante.

Quem pensa, no entanto, que a cidade paranaense é um destino voltado apenas para as belezas naturais está muito equivocado. Itaipu Binacional, administrada por Brasil e Paraguai, a maior produtora de energia em volume de água do mundo, revela em sua barragem que o homem sabe, muito bem, criar feitos grandiosos. Foz do Iguaçu ainda tem a vantagem de ser uma cidade onde etnias se encontram e consagram seus ensinamentos para que vivam em harmonia. Igrejas de diferentes crenças, um templo budista e uma mesquita fazem parte da imagem do dia a dia.

Visitar Foz do Iguaçu é a certeza de poder, num curto período, desbravar pequenas partes de outros dois países que fazem fronteira com o Brasil: Paraguai e Argentina. Se Ciudad del Este, no Paraguai, é um paraíso para as compras, Puerto Iguazú, no lado argentino, é o lugar perfeito para fazer um bom jantar, desfrutando de uma carne maravilhosa. Outra grande atração do lado argentino é, claro, o Parque Nacional Iguazú, que detém cerca de 80% das cataratas que se formam nas águas do rio Iguaçu, além da possibilidade de fazer caminhadas com mirantes de tirar o fôlego. 

Imponentes belezas naturais e humanas, destino para compras, etnias diversas e bons restaurantes são alguns dos atrativos da região de Foz do Iguaçu. Seja na época de cheia ou não, as cataratas exibem soberania inigualável. Conheça os dois lados das quedas, faça um passeio de barco, visite o Marco das Três Fronteiras, tire muitas fotos e, ao final, uma certeza surgirá na mente: Foz do Iguaçu é uma viagem indispensável para se fazer pelo menos uma vez na vida.