Melhores Destinos
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Itaipu Binacional

Itaipu Binacional é o símbolo da harmonia entre Brasil e Paraguai. Conhecer a maior geradora de energia do mundo é um passeio imperdível em Foz do Iguaçu; a cidade brasileira é um destino muito famoso pela beleza natural das cataratas, mas conhecer a hidrelétrica é a certeza de visitar uma das grandes obras humanas já construídas. 

Paraguai e Brasil dividem não apenas a energia produzida pelas vinte turbinas do local, mas o número de funcionários que trabalham em Itaipu. Foi a obra da hidrelétrica que fez com que a cidade de Foz do Iguaçu se desenvolvesse, pois nos tempos áureos de sua construção o lugar chegou a ter quarenta mil trabalhadores simultaneamente. Diante de tantos dados impressionantes, você não pode deixar de incluir em seu roteiro uma visita a esse grande invento humano. 

Itaipu Binacional oferece 7 passeios diferentes, são eles:

- Itaipu Especial, que visita partes internas da hidrelétrica e explica sobre seu funcionamento;
- Itaipu Panorâmica, que permite conhecer panoramicamente o local;
- Itaipu Iluminada, que mostra a barragem iluminada durante a noite;
- Refúgio Biológico, caminhada de 2 km no meio da área de mata nativa que faz parte da hidrelétrica; 
- Itaipu Kattamaran, um passeio de barco no fim da tarde que navega pelo Lago de Itaipu; 
- Itaipu Ecomuseu, um museu que conta um pouco da história da cidade e da construção de Itaipu;
- Itaipu Polo Astronômico, um passeio noturno dentro do centro turístico de Itaipu que permite admirar estrelas, conhecer o planetário e o observatório. 

Não há regra para escolher o melhor passeio, escolha o que melhor se encaixa no seu perfil. 
Muitas pessoas se satisfazem com a visita panorâmica, que mostra uma visão geral do lugar; outras preferem o circuito especial, que, além da visão geral, permite uma visita interna guiada pelos mecanismos de controles da hidrelétrica. Ambas são muito legais, mas não se pode negar que a parte interna é realmente muito interessante para quem gostaria de entender os bastidores da operação. A iluminação noturna é um passeio rápido, que pode ser feito por pessoas de todas as idades. Ver a barragem, independentemente do passeio escolhido, é uma das partes mais empolgantes de Itaipu — algo essencial a se fazer em Foz do Iguaçu.

Já fizemos o passeio Itaipu Especial e não nos arrependemos. A atividade tem cerca de 2h30 de duração e, com as informações de um guia, permite aos turistas entender melhor sobre a construção da hidrelétrica, como a energia é formada, como é distribuída e como a hidrelétrica é administrada e funciona. É realmente muito interessante compreender o funcionamento do local! 

Os passeios podem ser comprados em Itaipu ou online, pelo site da empresa.
Se sua viagem será feita numa época de feriado ou férias, é recomendável comprar online, com alguns dias de antecedência.  


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Foz do Iguaçu

Itaipu Binacional

Avenida Tancredo Neves, 6731
Foz do Iguaçu
http://www.itaipu.gov.br/