Itaipu Binacional é o símbolo da harmonia entre Brasil e Paraguai. Conhecer a maior geradora de energia do mundo é um passeio imperdível em Foz do Iguaçu; a cidade brasileira é um destino muito famoso pela beleza natural das cataratas, mas conhecer a hidrelétrica é a certeza de visitar uma das grandes obras humanas já construídas.
Paraguai e Brasil dividem não apenas a energia produzida pelas vinte turbinas do local, mas o número de funcionários que trabalham em Itaipu. Foi a obra da hidrelétrica que fez com que a cidade de Foz do Iguaçu se desenvolvesse, pois nos tempos áureos de sua construção o lugar chegou a ter quarenta mil trabalhadores simultaneamente. Diante de tantos dados impressionantes, você não pode deixar de incluir em seu roteiro uma visita a esse grande invento humano.
Itaipu Binacional oferece 7 passeios diferentes, são eles:
- Itaipu Especial, que visita partes internas da hidrelétrica e explica sobre seu funcionamento;
- Itaipu Panorâmica, que permite conhecer panoramicamente o local;
- Itaipu Iluminada, que mostra a barragem iluminada durante a noite;
- Refúgio Biológico, caminhada de 2 km no meio da área de mata nativa que faz parte da hidrelétrica;
- Itaipu Kattamaran, um passeio de barco no fim da tarde que navega pelo Lago de Itaipu;
- Itaipu Ecomuseu, um museu que conta um pouco da história da cidade e da construção de Itaipu;
- Itaipu Polo Astronômico, um passeio noturno dentro do centro turístico de Itaipu que permite admirar estrelas, conhecer o planetário e o observatório.
Não há regra para escolher o melhor passeio, escolha o que melhor se encaixa no seu perfil.
Muitas pessoas se satisfazem com a visita panorâmica, que mostra uma visão geral do lugar; outras preferem o circuito especial, que, além da visão geral, permite uma visita interna guiada pelos mecanismos de controles da hidrelétrica. Ambas são muito legais, mas não se pode negar que a parte interna é realmente muito interessante para quem gostaria de entender os bastidores da operação. A iluminação noturna é um passeio rápido, que pode ser feito por pessoas de todas as idades. Ver a barragem, independentemente do passeio escolhido, é uma das partes mais empolgantes de Itaipu — algo essencial a se fazer em Foz do Iguaçu.
Já fizemos o passeio Itaipu Especial e não nos arrependemos. A atividade tem cerca de 2h30 de duração e, com as informações de um guia, permite aos turistas entender melhor sobre a construção da hidrelétrica, como a energia é formada, como é distribuída e como a hidrelétrica é administrada e funciona. É realmente muito interessante compreender o funcionamento do local!
Os passeios podem ser comprados em Itaipu ou online, pelo site da empresa.
Se sua viagem será feita numa época de feriado ou férias, é recomendável comprar online, com alguns dias de antecedência.
Fizemos apenas o circuito panorâmico inacreditável a grandiosidade dessa usina....
Faça o circuito especial, pois o panorâmico não entra na hidrelétrica. É mais caro, mais longo (3 horas) e depende de reserva antecipada, mas vale muito a pena.
É muito bonito o final.
Muito rápido e o jogo de luzes e a emoção que poderia ter, ficou faltando.
Depois de iluminada eles fazem um plano de evacuação muito rápido tendo que tirar fotos rápidamente.
Vale muito a pena ver a grandiosidade da construção.
Guias muito educados e atenciosos.
As paradas para as fotos são extremamente rápidas.
As vezes ou você tira foto ou aprecia o visual.
É muito legal poder visitar Itaipu e suas dependências. Tanto a visão interna, como externa são super interessantes pela grandiosidade da construção.
No período de chuvas pode ser que as comportas estejam abertas, deixando o cenário ainda melhor.
Tem desconto para estudantes e professores