Templo Budista de Foz do Iguaçu
O templo budista de Foz do Iguaçu é um lugar interessante para visitar independentemente da sua religião. Com mais de uma centena de estátuas e imagens, fica no alto de um morro e é rodeado por belos jardins, ideal para um passeio tranquilo ao ar livre e gratuito.
Chamado oficialmente de Templo Budista Chen Tien, ele foi construído em 1996 por comunidades chinesas do Brasil, Paraguai e Argentina. Os visitantes têm liberdade para caminhar pelos gramados e entrar no salão do primeiro piso para ver as estátuas dos 18 Arahants e fazer oferendas (mais abaixo, contamos como é o ritual). Só não espere ter grandes explicações sobre as imagens e tradições.
Chen Tien conta com estacionamento gratuito e uma lojinha de lembranças com pequenas estatuetas de Buda, amuletos e outras coisitas que ajudam a manter o local em funcionamento. O acesso ao local com transporte público não é dos mais fáceis.
O templo fica a 10 km do Centro de Foz do Iguaçu. Não tive dificuldade de chegar usando Uber. Uma dica é combinar esse passeio com a visita a Itaipu, que também fica no norte da cidade, a 4 km dali. Você também pode fazer um city tour que inclui o templo no percurso.
City Tour com parada no Templo Budista: reserve neste link com o cupom de desconto MELHORESDESTINOS.
Não é permitida a entrada de animais de estimação, e pede-se que os visitantes evitem roupas com decotes, regatas, shorts ou saias curtas. A entrada é gratuita, mas o local aceita contribuições voluntárias. O Templo Chen Tien fica aberto de terça-feira a domingo, das 9h30 às 16h30. Vale lembrar que o templo pode fechar em feriados.
Templo budista de Foz: o que você deve encontrar
Quem recepciona os visitantes é a réplica de concreto do famoso Buda sentado Mi La Pu-San — essa versão divertida e sorridente da divindade, retratada sentada e na cor dourada. A obra tem 7 metros e fica no lado de fora do templo, logo na chegada ao espaço. É o Buda do futuro, "cuja chegada é esperada".
Mas também há outras duas estátuas que você precisa conferir. A do Buda Shakyamuni, o Buda deitado, fica na lateral do templo. A posição em que ele está demonstra estado de profunda meditação e simboliza o alcance do Parinirvana. Rende lindas fotos com a construção no fundo.
De frente para a porta de entrada do templo, você vai encontrar o Buda Amitaba, o mais alto na hierarquia de iluminação representado no templo. Ele está posicionado ao fundo de um amplo passeio de pedras, cercado por duas fileiras de estátuas menores, douradas, fazendo um gesto mudra com as mãos, além desta imagem do Leão Guardião em concreto:
O templo principal tem mais de dois mil metros quadrados e dois andares, onde fica a Casa do Mestre. Você pode entrar no salão do primeiro piso, só não pode fazer imagens. Além do sino e do tambor, usados para comunicação ao amanhecer e anoitecer, ali ficam as imagens dos 18 Arahant, um termo usado para a pessoa que atingiu um estado de iluminação onde a reencarnação não será mais necessária.
Acredita-se que esses discípulos de Buda têm grande sabedoria e poderes sobrenaturais. Os 18 Arahants possuíam passados e personalidade diferentes, mas conseguiram atingir esse nível com a prática do Nobre Caminho Óctuplo. Devido às habilidades para afastar o mal, se tornaram os guardiões de templos budistas.
Para a experiência no templo ficar completa, faça uma oferenda ali. Na loja de presentes você pode comprar um kit para pedidos com dois incensos, duas velas e dois cartões-postais do templo, que por ali são usados como cartões de pedidos. Custava só R$ 10 em 2024.
Você escreve o pedido no verso do cartão e o coloca junto com os outros no salão do templo. Em seguida, acende uma vela e um incenso. Os incensos são colocados no incensário, na parte externa do templo.
Veja mais dicas sobre o que fazer em Foz do Iguaçu.
Confira aqui os 5 hotéis em Foz do Iguaçu mais reservados por nossos leitores:
Templo Budista de Foz do Iguaçu
Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99Jardim Califórnia
Foz do Iguaçu