Mesquita de Foz do Iguaçu
A mesquita de Foz do Iguaçu é o local de oração da comunidade muçulmana desde a década de 1980 e tem se consolidado como um ponto turístico da cidade. A visita é rápida e surpreendente: aprende-se sobre a história e os preceitos da religião e pode-se entrar no templo por alguns minutos.
City Tour com parada no Templo Budista: reserve neste link com o cupom de desconto MELHORESDESTINOS.
Chamada oficialmente de Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, é uma construção branca de 600 metros quadrados no bairro Jardim Central, mais especificamente na Rua Meca. Chama a atenção de longe com sua grande cúpula e dois minaretes, como são chamadas as torres. Através dos seus alto-falantes, são realizados cinco chamamentos diários para as orações, em árabe.
Você sabia que Foz do Iguaçu tem a segunda maior comunidade árabe do Brasil? Os imigrantes começaram a chegar na década de 1950 para trabalhar com o comércio de produtos obtidos do outro lado da fronteira, no Paraguai. Como a nossa guia na mesquita brincou: "árabe adora uma lojinha".
Junto à mesquita há uma loja de presentes, com lindos tapetes de oração, chás árabes, cafés com cardamomo, conjuntos de cafeteira turca e xícaras sem alça, estatuetas de camelos e outros produtos.
Não deixe de dar um confere na pequena confeitaria, que vende esfirras e doces como maamoul (biscoito de semolina normalmente recheado com tâmara, embora lá tivesse de pistache), tâmaras importadas recheadas com nozes e deliciosas bolachas de gergelim recheadas de tâmara. Não são baratos, mas achei muito gostosos, algo diferente para experimentar.
As visitas guiadas pela mesquita ocorrem de meia em meia hora e custam de R$ 15 (meia entrada) a R$ 30 — preços de 2025. Não há visitação aos domingos e nas segundas-feiras de manhã.
É possível reservar o tour antecipadamente, no site, ou comprar ingresso na hora: há totens de autoatendimento na entrada. De qualquer forma, vale checar no site da mesquita se no horário pretendido haverá tour.
Mesquita de Foz do Iguaçu: como é a visita
Assim que cheguei à mesquita, uma recepcionista me emprestou uma vestimenta árabe: os homens usam uma túnica e as mulheres, um lenço ou véu. É obrigatório para respeitar os costumes da religião islâmica, e já ajuda a ir entrando no clima.
Então meu grupo foi encaminhado para uma pequena sala com um telão, onde foi exibido um vídeo sobre a história e os preceitos do islamismo. Dura aproximadamente dez minutos. Repare na TV no canto da sala, que mostra os peregrinos na Grande Mesquita de Meca em tempo real.
A nossa guia se colocou à disposição para esclarecer qualquer dúvida e nos presenteou com uma versão simplificada do Alcorão, o livro sagrado do Islã. Também ganhei um livro que conta a história de Maomé.
Então chegou a hora de entrar na mesquita, com uma fita azul delimitando até onde podíamos ir. Não é possível caminhar por todo espaço. Ficamos perto da porta, mas com uma visão completa do interior.
Observe os versículos do alcorão escritos no teto: no topo da cúpula está escrito "Deus é maior" em árabe. O oratório está voltado em direção a Meca — é assim em todas as mesquitas.
Uma TV em uma das paredes exibe o horário das orações do dia, que mudam de acordo com o horário do sol. Naquela quinta-feira a primeira era às 05h53, e a última às 19h31. Não ocorrem visitas durante as celebrações religiosas.
Ao todo, a visita durou meia hora. Mas repito: não esqueça de passar na lojinha ao final, especialmente por causa dos doces que eles mesmos produzem.
Confira aqui os 5 hotéis em Foz do Iguaçu mais reservados por nossos leitores:
Mesquita de Foz do Iguaçu
Rua Meca, 599Jardim Central
Foz do Iguaçu