Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Puerto Iguazú

Puerto Iguazú é o município argentino que faz fronteira com o Brasil, ao lado de Foz do Iguaçu. É a menor e talvez a mais charmosa das cidades da tríplice fronteira, com uma atmosfera tranquila e um centrinho gostoso de passear. Muita gente atravessa a fronteira para curtir a noite lá, em algum dos seus restaurantes e bares. 

Nesse post, a gente foca na Avenida Brasil e sua feirinha, que são o lugar preferido dos visitantes para compras e comer bem. Mas em Puerto Iguazu, em Misiones, também tem essas atrações:

  • Cataratas do Iguaçu na Argentinao lado argentino das Cataratas do Iguaçu, com trilhas mais extensas e uma visão de cima da Garganta do Diabo. 
  • Marco das 3 Fronteiras argentino: local simples, que tem um show de luzes durante a noite e onde muitas famílias locais ficam tomando mate e conversando
  • City Center Iguazu: área de cassino, jogos em geral, junto a um show de tango com jantar do Madero Tango. 
  • Duty Free Shop Puerto Iguazú: ainda antes da imigração, ideal para quem quer fazer compras de produtos importados, como bebidas, chocolates, cosméticos, perfumes, etc. 

O centro de Puerto Iguazu fica a apenas 13km do centro de Foz. Mas repare que o acesso à cidade demanda planejamento, carros precisam de carta verde, Uber nem atravessa a fronteira. Lá embaixo a gente explica tudo direitinho. 

Puerto Iguazú em Misiones: o que fazer no centrinho

O centrinho de Puerto Iguazú brilha mesmo é de noite, apesar de não ser superagitada. Lá você vai encontrar uma grande variedade de restaurantes, bares e cafés, que servem ótimas refeições. A cidade é pacata, não a achamos muito bem cuidada, mas é um passeio diferente e interessante. 

Puerto IguazúA Avenida Brasil é grande referência, uma via de paralelepípedos, com muitas fachadas coloridas, muitos bares e boas opções gastronômicas. Lá você encontra comidas típicas da Argentina, com muita carne, ou de outros cantos do mundo. Os restaurantes mexicanos me pareceram animadíssimos.

No final da Avenida Brasil, você encontra a feirinha de Puerto Iguazu, uma parada obrigatória. Normalmente, ela funciona até às 23h. É um bom lugar para comprar vinhos, cervejas, azeites, queijos, salames de vários tamanhos (tinha uns gigantes), enlatados, empanados, e, é claro, doce de leite e alfajores, que são um maravilhoso motivo para ir à Argentina. 

Várias barracas da feirinha aceitam reais, muitas inclusive aceitam pix muitas, elas costumam anuncia com plaquinhas. Mas vale ter um pouco de dólar ou peso argentino para não perder a oportunidade de comprar algo. 

Repare que, ao atravessar a fronteira, é provável que você fique sem sinal de internet. Se o seu plano não tiver roaming, dá para considerar comprar um chip ou esim. Mas se for ficar pouco tempo, use os wi-fi dos estabelecimentos mesmo.  

Depois, de visitar a feirinha, a gente sentou em uma das mesinhas externas do bar da Patagônia para tomar uma cerveja gelada e provar umas empanadas (mais uma bela razão para ir à Argentina). O bar tem uma atmosfera muito boa, com muita decoração em madeira, e tem um cardápio bem interessante, com rótulos tradicionais e especiais, petiscos e carnes, tipo parrillada, picanha e bife de chorizo. 

Puerto Iguazú

Essa próxima dica não fica na Avenida Brasil, mas dá um 1km de lá. O Aqva é um dos melhores restaurantes de Porto Iguazú; por isso, uma opção imperdível para quem busca um bom jantar. O atendimento do local é excelente e seu cardápio, apesar de não ser muito extenso, é capaz de oferecer o melhor da Argentina: as carnes. O espaço do Aqva é rústico e pequeno, vale fazer reserva. 

Puerto Iguazú

Ali perto, a gente também já teve a oportunidade de comer no La Rueda, um dos mais tradicionais da cidade. Gostamos bastante da experiência no restaurante, com boas carnes e ambiente acolhedor. Outros restaurantes que devem entrar no seu radar são o El Quincho del Tio Querido e o A Piacere, vimos altas recomendações. 

Como ir a Puerto Iguazú

Embora seja pertinho de Foz do Iguaçu, você precisa entrar na fila de veículos da imigração e atravessar a fronteira. Se você estiver de carro, vai necessitar da carta verde. Atente que muitas locadoras de veículos nem permitem que você atravesse a fronteira, então é preciso checar isso antes. 

Uber também não atravessa a fronteira, mas tem alguns motoristas que fazem o serviço por fora do aplicativo, com preços pré-estipulados e salgados. Taxistas fazem o mesmo: esquecem o taxímetro e te cobram um valor fechado (mas tem a vantagem de uma fila preferencial na imigração). A gente viu gente pedindo entre 250 a 300 reais em 2024 para levar os turistas a Puerto Iguazú e esperar lá, mas vale orçar com mais de um motorista. 

Também há passeios de agências de Foz do Iguaçu. Mas lembre: se você deseja conhecer a Argentina, será necessário passar pelas autoridades de imigração do país, apresentando seu RG ou passaporte!

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Foz do Iguaçu

Puerto Iguazú

Puerto Iguazú, Argentina