Melhores Destinos
Verona
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

O que fazer em Verona

Verona é um destino cheio de coisas para fazer e paisagens maravilhosas para admirar. A cidade, tem uma arquitetura lindíssima, edifícios antigos, bons restaurantes e é ideal tanto para fazer um bate volta, quanto para ficar alguns dias e desbravá-la com calma!

O que fazer em Verona — atividades que você não deve perder

1. Andar no Centro Histórico de Verona

O Centro Histórico de Verona é o local onde a cidade se desenvolveu, por isso, é também a região onde estão suas principais atrações turísticas e históricas. Os edifícios do Centro são antigos, possuem várias ruazinhas estreitas e uma arquitetura muito bem conservada. Nessa região de Verona, você poderá caminhar pela Via Giuseppe Mazzini, uma rua cheia de lojas conhecidas, ir à Piazza delle Erbe, a praça onde fica a Torre dei Lamberti, e subir até o alto dessa torre, que tem uma vista linda da cidade! Também no Centro, vale dar uma passada na Piazza dei Signori, no Arche Scaligere (tumba da família Scaligere) e na Casa de Julieta, é claro.

O que fazer em Verona

Entre os principais pontos de interesse do Centro Histórico de Verona estão:

  • Piazza Brà, a praça que geralmente "abre as portas" do Centro Histórico e onde fica a Arena de Verona.
  • Piazza delle Erbe, uma praça com bastante comércio ao redor, o coração de Verona.
  • Piazza dei Signori, o "salão" de Verona, com belos edifícios ao seu redor.
  • Piazza San Zeno, onde fica a igreja de San Zeno.
  • Torre dei Lamberti, uma torre que oferece uma vista linda da cidade.
  • Arena de Verona, anfiteatro romano muito bem conservado
  • Casa de Julieta, um dos principais pontos turísticos da cidade porque seria a casa onde viveu Julieta e onde Romeu ia visitá-la em segredo
  • As portas antigas e as muralhas que serviam para a defesa da cidade. Entre as portas, estão: Porta dei Borsari, Porta Nuova, Porta Vescovo e Porta Palio.

que fazer em verona italia

2. Escolher um bom hotel em Verona

Vale muito a pena ficar hospedado em Verona por alguns dias para poder conhecer a cidade com mais calma e visitá-la em períodos mais vazios. Verona costuma ser bem movimentada durante o dia, quando as pessoas desembarcam na cidade para explorá-la, e mais vazia à noite, quando os visitantes vão embora. Por isso, o ideal é ficar alguns dias na cidade, não só para desfrutá-la melhor, mas para conhecer mais a fundo as suas atrações. 

Verona - as melhores opções de hospedagem!

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Verona. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.

HOTEL NOTA LINK
Hotel Accademia 9.2 Ver preços
Boutique Hotel Touring 9.1 Ver preços
Hotel Milano & SPA***S 9.1 Ver preços
Relais Empire 8.9 Ver preços
NH Collection Palazzo Verona 8.8 Ver preços
Hotel Giberti & Spa 8.8 Ver preços
Novo Hotel Rossi 8.8 Ver preços
Hotel Bologna ***S 8.7 Ver preços
Leonardo Hotel Verona 8.6 Ver preços
Hotel Firenze 8.3 Ver preços

3. Visitar a Arena de Verona

Este é um dos maiores atrativos da cidade, um passeio incrível. A Arena de Verona é um anfiteatro romano, um local que servia para espetáculos de toda sorte durante o período do Império Romano, inclusive para disputa entre glariadores. A Arena foi construída em torno do século I d.C e tinha capacidade para até 30 mil pessoas. O local é utilizado até hoje para espetáculos e pode ser visitado internamente — vale muito a pena conhecê-lo!

que fazer em verona italia

4. Conhecer as principais igrejas de Verona

Conhecer as igrejas de Verona é uma forma muito bacana de se aprofundar na cultura local. Verona tem igrejas incríveis. É aconselhável incluí-las no seu roteiro, especialmente se você dedicou tempo suficiente de viagem à cidade. Entre as principais igrejas de Verona, estão:

  • Duomo de Verona — Catedral de Santa Maria Matricolare, a principal igreja de Verona! Veja aqui mais detalhes sobre ela. 
  • Basílica di San Zeno Maggiore — Considerada uma das igrejas românicas mais bonitas da Itália, foi consagrada em 806. A estrutura atual do edifício é do século XI, embora ao longo do tempo ela tenha sofrido com invasões bárbaras e terremotos, o que fez com que sua construção ganhasse novas formas ao longo dos anos.
  • Basílica de Santa Anastasia — Ela é a maior igreja de Verona e um exemplo de igreja gótica italiana. Em torno de 1290, a ordem dos dominicanos passou a ocupar a igreja, que levou cerca de dois séculos para ser concluída. A igreja abriga importantes obras de arte, entre elas um afresco de Pisanello. 
  • Igreja de San Fermo Maggiore — Essa igreja franciscana é bastante interessante, porque na verdade são "duas igrejas" em uma só. Há uma igreja inferior, em estilo românico, e uma igreja superior, em estilo gótico. A obra foi concluída em 1350, com a construção da torre campanária e da fachada.

Dica: você pode economizar ao comprar um único ingresso que permite visita às quatro igrejas mencionadas acima e economizar no ingresso!

O que fazer em Verona

5. Conhecer a casa de Julieta

A história de Romeu e Julieta teria acontecido em Verona, por volta de 1300, quando a família Scaligere governava a cidade. Naquele tempo, entretanto, era muito forte a disputa entre famílias que apoiavam (ou não) o papa, bem como entre as famílias Montecchi (família de Romeu) e Capuleti (família de Julieta). Luigi da Porto, em 1531, narrou uma história sobre dois nobres amantes que acabam morrendo devido ao conflito que envolvia suas famílias. A história, anos mais tarde, seria fonte de inspiração para Shakespeare, que criou sua versão da tragédia já popular em Verona. 

Hoje, a casa de Julieta é um museu aberto à visitação e um dos lugares mais escolhidos pelos turistas em Verona. A casa tem um pátio, de acesso gratuito, onde fica a estátua de Julieta, e um museu (de acesso pago), onde é possível ver como era a estrutura interna de uma casa da cidade durante o final da Idade Média. Segundo a crença, para se ter boa sorte no amor, o visitante deve tocar o seio direita de Julieta. 

O que fazer em Verona

6. Visitar o Museu do Castelvecchio e a ponte do Castelvecchio

O Museu de Castelvecchio é uma das principais atrações da cidade e um lugar cuja história está intimamente ligada à história de Verona. Construído entre 1354 e 1356, é o monumento militar mais importante dos anos em que a família Della Scala governou a região. Hoje o antigo castelo funciona como um museu e tem uma vasta coleção de obras de arte, pinturas, esculturas, arte medieval e moderna, além da própria construção, que está muito bem conservada! Já a Ponte do Castelvecchio é uma ponte que parte do Castelo e atravessa o rio Adige. Mais uma atração de Verona que não dá para perder!

O que fazer em Verona

7. Subir ou descer no funicular do Castel San Pietro 

O Castel San Pietro é um castelo localizado no alto de uma colina de Verona. Para acessá-lo, você pode ir a pé ou de funicular. O Castelo em si não costuma ser visitado, mas a vista que se tem do ponto panorâmico do local é simplesmente incrível! Suba até o Castel San Pietro, seja de funicular ou não, para observar o fim de tarde lá de cima! Lá, você encontrará até um pequeno bar e pode admirar o pôr do sol tomando um Aperol Spritz! A vista panorâmica é realmente magnífica!

O que fazer em Verona

8. Conhecer o Teatro Romano de Verona

O Teatro Romano de Verona é um espaço originalmente construído em torno de I a.C e que há tantos séculos resiste ao tempo, sendo destinado a funções culturais e musicais. O local é muito bonito e tem uma excelente acústica, por isso é utilizado até hoje. Vale a pena ficar de olho nas atrações culturais da cidade durante a sua estada, porque se você se interessar, poderá assistir a um show no Teatro! O local abriga também o Museu Arqueológico, com uma coleção que remete sobretudo ao período do Império Romano, e uma vista lindíssima da cidade!

O que fazer em Verona

9. Admirar o visual do Rio Adige

O Rio Adige é o rio que passa por Verona. Caminhando pela região central da cidade, provavelmente você cruzará com ele algumas vezes. Ele faz parte do panorama da cidade, e são várias as pontes que o cruzam, entre elas a Ponte do Castelvecchio, que você não deve deixar de conhecer! Se quiser ver Verona do alto, não deixe de conhecer o ponto panorâmico do Castel San Pietro. 

10. Aproveitar a vista Verona a partir da Torre dei Lamberti

A Torre dei Lamberti é uma torre antiga, localizada no Centro da Histórico de Verona. Por sua localização privilegiada e muito central, visitar essa torre é um belíssimo passeio que proporcionará uma vista panorâmica incrível da cidade! Aproveite um dia de tempo aberto durante sua viagem para fazer sua visita!

O que fazer em Verona

11. Visitar os Jardins Giusti

Os Jardins Giusti, ou Giardini Giusti, são jardins abertos ao público que pertenceram à família Giusti, proveniente da Toscana. A família, que trabalhava com tingimento de lã, inicialmente utilizou o espaço para colocar os caldeirões nos quais a lã era tingida. Mas no século XVI o local virou um palácio, com tudo aquilo que era moda na época: um edifício com bela arquitetura e jardins com estátuas, fontes e árvores. 

O que fazer em Verona

12. Deliciar-se com a gastronomia de Verona

A gastronomia italiana é conhecida em todo mundo por sua qualidade, e visitar Verona é mais uma oportunidade para explorá-la. Entre os locais que recomendamos conhecer na cidade, estão a Osteria del Bugiardo, para comer uma boa massa, e a Pizza Leone.

Para um jantar de comida italiana, as sugestões são o excelente Locanda 4 Cuocchi, que tem pratos criativos e lindíssimos (reserve, porque o local é concorrido), e a Trattoria al Pompiere, pertinho da casa de Julieta

Para um Aperol Spritz durante a tarde, nossa sugestão é o Capa Caffé ou o Café Monte Baldo, excelente para um aperitivo. E se quiser tomar um café ou comer panquecas bem fofas, a Elk Bakery é uma alternativa que faz sucesso na cidade. Além disso, Verona tem várias gelaterias (sorveterias), como a Grom e a Venchi. 

O que fazer em Verona

13. Fazer compras na Via Giuseppe Mazzini

A Via Giuseppe Mazzini é uma das principais ruas de Verona e um lugar ótimo para se fazer algumas comprinhas. Embora muita gente pense que Verona tem um comércio parado, essa via e outras próximas têm bastante lojas de marcas italianas e estrangeiras. Para quem quer comprar um presente, calçado ou peça de vestuário, existem várias opções nessa região. 

O que fazer em Verona

14. Conhecer o Lago de Garda, vizinho de Verona

O Lago de Garda é um dos maiores lagos da Itália e um destino muito requisitado no Norte do país. É uma ótima ideia de passeio para quem está na região e que pode adicionar história e belas paisagens à sua viagem, especialmente no verão, quando se torna um destino espetacular diante das altas temperaturas registradas nesse período. O Lago de Garda faz parte de três regiões da Itália, está próximo de Verona e cercado por cidadezinhas pequenas. Você pode conhecer a região durante vários dias de passeio ou fazer um itinerário resumido, em um único dia. Nossa sugestão é não deixar de conhecer Sirmione, um borgo medieval cercado pelas águas cristalinas de Garda! 

O que fazer em Verona

Mesmo que você tenha apenas um dia para explorar Verona, conseguirá fazer bastante coisa por lá. Se você chega a Verona de trem, saia da estação Porta Nuova e vá caminhando ou de ônibus até a Piazza Brà, que é o melhor ponto para começar a explorar a cidade. Em um só dia, você consegue ver diversas atrações da cidade, como a Piazza Brà, a Arena de Verona, a O Museu do Castelvecchio, a Piazza delle Erbe, a Casa de Julieta, além das ruas da cidade, que são um charme!

Dica: Se você for passar apenas um dia em Verona e estiver com malas, deixe suas malas por algumas horas no depósito de bagagens da estação Porta Nuova. É muito comum parar em Verona no caminho entre Milão e Veneza, por exemplo. Se você pretende fazer uma pausa de apenas algumas horas em Verona, deixar as malas na estação pode ser uma excelente ideia para se deslocar mais livremente pela cidade. O serviço é pago e está presente em diversas estações de trem do país.