Machu Picchu

O que fazer em Machu Picchu

O Parque Arqueológico de Machu Picchu guarda templos, muros, casas e várias outras ruínas utilizadas pelas famílias que lá viveram. É recomendável ir bem cedo, pois o sol é menos forte e a cidade está mais vazia. Aconselhamos também fazer seu passeio junto a um guia - do contrário, você não saberá todas as curiosidades e detalhes das construções e não conhecerá a fundo todo o potencial que esse povo guardava.

Um passeio de quatro horas é suficiente para conhecer bem o sítio, tirar muitas fotos, relaxar depois do cansaço que algumas subidas provocam, entre outras coisas. 
Antes de subir, pegue um mapa na recepção do parque, pois nele há várias informações que ajudam você a se localizar. Na volta do passeio, antes de deixar o parque, vá até a recepção novamente para receber no passaporte um carimbo de Machu Picchu.
Não se esqueça de levar água e um lanche, se for ficar muito tempo por lá. O restaurante e a lanchonete próximos do parque custam caro.

Não deixe de observar a vista panorâmica mais conhecida da cidade, na zona agrícola, logo no início do passeio. Em seguida, passando pela porta principal e chegando à zona urbana, perceba o encaixe das pedras, além da acústica perfeita dos nichos nas paredes.  Siga fazendo uma parada na Praça dos Templos e, posteriormente, no Templo Principal, formado por pedras grandiosas. Esse último templo sofreu com abalos sísmicos, mas é um dos pontos mais importantes de Machu Picchu. Prosseguindo no passeio, passe pelo Templo do Sol e pelo setor da Rocha Sagrada, que presenta o horizonte das montanhas. 

Após passar pela Rocha Sagrada, lembre-se da imagem panorâmica que se tem na entrada no sítio. Nas fotos mais famosas de Machu Picchu é possível perceber uma montanha íngreme ao fundo, certo? Ela se chama Huayna Picchu e está 2720 metros acima no nível do mar. Aos visitantes também é permitida a subida até o alto dessa montanha, mas as entradas são limitadas em dois grupos diários de 200 pessoas, que sobem sempre pela manhã. Entre subida e descida são gastas aproximadamente três horas. A visão que se tem de lá é ainda mais incrível, e quem vai fica admirado. Mesmo que seja cansativo, o consenso geral é de que o esforço vale a pena, porque você pode ver a Cidade Perdida de um ângulo que poucas pessoas conhecem. 

Info:
A entrada no Parque de Machu Picchu custa 126 soles (R$ 84). Para conhecer Machu Picchu + Huayna Picchu, o valor é de 150 soles (R$ 100). A diferença de preço é pouca e vale a pena fazer os dois passeios. O sítio arqueológico é um lugar inesquecível, de beleza natural e humana abundantes. É um lugar que merece sua visita. 
*Os valores são relativos a setembro de 2011.

Tudo que você precisa saber sobre Machu Picchu !

Esse texto sobre O que fazer em Machu Picchu faz parte do guia de Machu Picchu no Melhores Destinos

Comentários para O que fazer em Machu Picchu

  • Kqw4v Felipe Cabral há 3 anos

    Muito bacana a descrição!! Alguém que foi mais recentemente possui os valores mais atualizados?

  • Wgy36 Tamiê Moraes Sousa há mais de 2 anos

    É possível fazer Machu Picchu + Huayna Picchu em apenas um dia? Ou melhor um dia para cada?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Sim... completamente possível. Recomendo apenas ir cedinho para aproveitar melhor o dia e encontrar o sítio arqueológico mais vazio.

  • Jwdkf Marcos Henrique há mais de 2 anos

    Bom dia Camille,
    estaremos indo em junho/17 em 3 pessoas. Nós não curtimos muito ficar em trocação de Hotel, mas também viajamos de forma mais econômica.
    Vamos ficar de 12 a 16 em Cusco e região, gostariamos de hospedar apenas uma noite em aguas calientes para aproveitar desde cedo MP, vc recomendaria ir no primeiro dia ou no ultimo de nossa estadia (por questão de aclimatação)?
    levando em consideração que chegaremos em cusco 12/06 cedo, vindo de lima e seguiriamos para aguas calientes com provavel passagem na ida por Ollantay...
    desde já agradeço.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Bom dia, Marcos. Tudo bem?
    Por questão de aclimatação, talvez fosse melhor o último dia; mas por questão de logística não sei se essa seria a alternativa mais viável. Porque veja: você iria para Águas Calientes no penúltimo dia, dormiria lá. No dia seguinte iria cedo para MP, conheceria o sítio arqueológico e depois pegaria um trem de Aguas Calientes para Cusco. Correto? Se o seu voo de Cusco para Lima for nesse mesmo dia, teria que ser um voo à noite... e com bastante folga de horário para não sofrer com imprevistos. Já fiz desse jeito e deu tudo certo.
    Para aclimatação, o melhor é subir um pouco a cada dia... mas isso é quase inviável para a maioria das pessoas.

  • Img2707 Alessandra Braga há mais de 2 anos

    Camille, é necessário guia para fazer o passeio em Machu Pichu? Ou sozinha consigo fazer o passeio tranquilamente? Li algumas pessoas relatando que o guia seria necessário! Obrigada

  • Img2707 Alessandra Braga há mais de 2 anos

    E outra pergunta. Preciso contratar o guia em águas calientes ou tem guias na entrada do parque?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Alessandra. Tudo bem? O guia não é necessário, mas pessoalmente acho que faz toda a diferença... porque o guia vai te explicar o significado das construções, o motivo de serem do jeito que são, vai permitir entender a complexidade dos povos, etc. Necessário não é, mas com certeza faz diferença pra você entender o lugar.
    Na porta do parque mesmo eu vi guias oferecendo seus serviços, mas eu acho uma boa ideia entrar em contato com um guia antes de ir... assim você se assegura de contratar um serviço bacana. Pesquise no Google sobre guias de MP que deve encontrar coisa boa.

  • Missing giselle há mais de 2 anos

    olá. eu consigo comprar as passagens de trem até o sítio arqueológico e entradas para o mesmo aqui do Brasil? qual site seria confiável? Obrigada

  • Missing giselle há mais de 2 anos

    de Cusco até Machu Picchu, e para entrar em Machu Picchu eu quis dizer.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Olá, Giselle. Consegue.
    Os sites para compras os trens são:
    http://www.perurail.com/ e http://incarail.com/
    Para comprar o ingresso: http://www.machupicchu.gob.pe/

  • Zfmd7 Michelina Colucci há quase 2 anos

    Oi, Camille! Para conhecer Machu Picchu e Huayna Picchu, você acha melhor 2 dias? E dentro desses mesmos 2 dias consigo fazer Aguas Calientes tb?

  • 264mw Camille Panzera há quase 2 anos

    Oi, Michelina. Geralmente as pessoas fazem em um único dia Machu Picchu e Huayna Picchu... mas aí depende do seu pique.
    Infelizmente não conheci Aguas Calientes muito bem, mas acho que um dia é suficiente porque é um local bem pequeno, sem tanto o que fazer.

  • Zfmd7 Michelina Colucci há quase 2 anos

    Mas em um só dia fica apertado para os 3, né?!

  • Txfc3 Rômulo Lucena há 9 meses

    Parabéns pelo post, ficou rápido e objetivo. Agora para quem quer ter um "preview" de como é o Peru, além de outras dicas, sobre o que fazer e visitar, dá uma conferida em:
    https://1aviagem.com/2018/08/16/o-peru-pela-visao-de-uma-peruana-e-pela-visao-de-uma-turista/

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.