Melhores Destinos
Istambul
Gisela Cabral

Onde comer em Istambul

Uma coisa é certa: nem pense em dieta quando estiver em Istambul, cidade riquíssima em sabores. Lá o visitante vai encontrar todos os clássicos da substanciosa e contrastante culinária turca, não somente em restaurantes/bares, docerias e casas de chá (não deixe de provar o famoso chá de maçã), mas também nas movimentadas ruas da cidade, cheias de barraquinhas que vendem os conhecidos kebabs, pães, suco de romã, batatas recheadas (Kumpir) e outras iguarias deliciosas.

A boa notícia para aqueles que desejam embarcar nessa aventura gastronômica está nos preços, considerados bem acessíveis para quem vem de fora. Definitivamente, Istambul não é o tipo de cidade onde o visitante gasta muito e come mal; pelo contrário, se a intenção é economizar com alimentação, a cidade oferece diversas opções, várias delas apresentadas aqui pelo MD.

Não deixe de experimentar peixes e frutos do mar fresquinhos (o sanduíche de peixe da ponte Galata é um clássico!), kebabs e duruns (sanduíches feitos com pão folha), frutas secas - como damasco, figo e pistache (vendidas nos bazares) -, pratos feitos à base de berinjela, mel e iogurte turco.

Os destaques do MD também vão para o hambúrguer Islak (muito comum em barraquinhas na Praça Taksim), o pão Simit (tipo Bagel), os queijos locais e os irresistíveis doces (principalmente os de pistache), como baklavas, lokuns (balas de goma) e o famoso Kunefe, que leva queijo e é servido quentinho, recém-saído do forno.

Para beber, além dos chás, são bem comuns o café turco (forte e encorpado) e o Sahlep, preparado com leite, raiz de orquídea, açúcar e canela (mais comum no inverno). Além disso, bebidas alcoólicas bem populares localmente são as cervejas - como a turca Efes - e o Raki (bem semelhante ao Arak grego), à base de ânis.  

Cuidado ao se alimentar na rua

Barraquinhas que vendem comida de rua se multiplicam em Istambul - em geral próximas a pontes, praças e mesquitas. Quem opta por esse tipo de alimentação acaba não só comendo bem, mas ainda economiza bastante ao longo da viagem, porém é preciso ter cuidado e prestar bastante atenção na hora da escolha do local, a fim de evitar problemas de saúde causados por alimentos mal-acondicionados e falta de higiene. Não custa nada ficar atento!