Melhores Destinos
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Palácio Ducale

O Palácio Ducale, Palácio Ducal ou Palazzo Ducale, em italiano, é uma obra-prima arquitetônica do estilo gótico Veneziano. O palácio teve diferentes funções ao longo dos séculos, entre elas a de ser a residência dos Doges e centro do poder na Sereníssima República, além de prisão.

Sede do governo e dos tribunais de Veneza, o palácio é um dos principais monumentos de Veneza até hoje e fica localizado na Praça de São Marcos. Já tendo sido um castelo, fortaleza e prisão, a aparência do palácio que conhecemos hoje foi projetada e executada aproximadamente entre 1309 e 1424.

A figura do Doge existiu por mais de mil anos em Veneza e o palácio, que por anos foi utilizado para funções administrativas da cidade, é um museu atualmente.

Palácio Ducale

Um pouco da história do Palácio Ducale

A mando de Bartolomeo Gradenigo, à época Doge de Veneza, o antigo palácio de fortificações iniciou uma revolucionária mudança de aparência para se adequar à sofisticação que exigia uma sede de governo, que recepcionava embaixadores e personalidades de altos cargos.

O passeio pelo Museu do Palácio consiste na visita de diversos quartos onde residiam os Doges, dos pátios e da prisão que funcionou no local. Além das majestosas salas e salões do Palácio, a decoração do lugar exibe quadros de artistas como Veronese, Tiziano e Tintoretto.

No primeiro andar do Palácio, estão os escritórios navais, de advocacia e a chancelaria. No pátio, a Escadaria dos Gigantes, local onde os Doges eram coroados. Já o andar superior era destinado aos quartos dos Doges e à Grande Câmara do Conselho — onde centenas de conselheiros votavam pelo futuro da cidade. No andar superior, fica uma das mais impressionantes salas do Palácio, adornada de pinturas dos antigos doges, e a magnífica obra de arte “O Paraíso”, de Tintoretto.

Também faz parte do circuito tradicional da visita uma passagem pelas Prisões Novas, onde ficavam os calabouços e as celas de prisioneiros (ainda com desenhos nas paredes) e onde detentos passaram seus últimos dias antes da sentença de morte.

A Ponte dei Sospiri, famoso ponto turístico de Veneza, também faz parte do projeto arquitetônico do Palácio e recebeu esse nome porque os prisioneiros que ali passavam suspiravam vendo pela última vez a cidade antes de morrer.

Palácio Ducale

Visitas ao Palácio Ducale

Existem hoje três tipos de visitas: a visita tradicional ao museu, o circuito guiado "itinerário secreto do Palácio Ducale" e o circuito guiado "os tesouros escondidos do Doge".

Já tivemos a oportunidade de fazer dois desses passeios, que se complementam de uma forma muito interessante para conhecer a história de Veneza. Recomendamos muito a visita aos salões do museu e o itinerário secreto, que leva a salas que uma parte muito pequena do público tem acesso e que permite conhecer melhor como eram realizadas as funções administrativas e julgamentos que ocorriam no local.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - essa semana com até 70% OFF!

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar.

Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para compras realizadas até 22 de julho, em viagens planejadas até julho de 2025.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Veneza

Palácio Ducale

Piazza San Marco,1
Città Metropolitana di Venezia
30124
https://palazzoducale.visitmuve.it/