Palácio Ducale
O Palácio Ducale, Palácio Ducal ou Palazzo Ducale, em italiano, é uma obra-prima arquitetônica do estilo gótico Veneziano. O palácio teve diferentes funções ao longo dos séculos, entre elas a de ser a residência dos Doges e centro do poder na Sereníssima República, além de prisão.
Oportunidade incrível! Seguro-viagem com 75% de desconto!
Perrengues e imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, até mesmo com os viajantes mais experientes. Seja um acidente, um problema de saúde inesperado, uma bagagem extraviada ou uma conexão perdida… Nessas ocasiões ter um bom seguro viagem é fundamental! Ele te oferece atendimento imediato e todo o amparo necessário para enfrentar momentos de tensão e dificuldade em outro país. E o melhor: o seguro viagem custa tão pouco perto da proteção que ele oferece, que não vale a pena arriscar! Mesmo onde o seguro não é obrigatório, nós fazemos e recomendamos que você também faça. Quer um seguro de qualidade com um descontão? Aproveite essa oportunidade e faça sua cotação na Allianz Travel com 75% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS!
Sede do governo e dos tribunais de Veneza, o palácio é um dos principais monumentos de Veneza até hoje e fica localizado na Praça de São Marcos. Já tendo sido um castelo, fortaleza e prisão, a aparência do palácio que conhecemos hoje foi projetada e executada aproximadamente entre 1309 e 1424.
A figura do Doge existiu por mais de mil anos em Veneza e o palácio, que por anos foi utilizado para funções administrativas da cidade, é um museu atualmente.
Um pouco da história do Palácio Ducale
A mando de Bartolomeo Gradenigo, à época Doge de Veneza, o antigo palácio de fortificações iniciou uma revolucionária mudança de aparência para se adequar à sofisticação que exigia uma sede de governo, que recepcionava embaixadores e personalidades de altos cargos.
O passeio pelo Museu do Palácio consiste na visita de diversos quartos onde residiam os Doges, dos pátios e da prisão que funcionou no local. Além das majestosas salas e salões do Palácio, a decoração do lugar exibe quadros de artistas como Veronese, Tiziano e Tintoretto.
No primeiro andar do Palácio, estão os escritórios navais, de advocacia e a chancelaria. No pátio, a Escadaria dos Gigantes, local onde os Doges eram coroados. Já o andar superior era destinado aos quartos dos Doges e à Grande Câmara do Conselho — onde centenas de conselheiros votavam pelo futuro da cidade. No andar superior, fica uma das mais impressionantes salas do Palácio, adornada de pinturas dos antigos doges, e a magnífica obra de arte “O Paraíso”, de Tintoretto.
Também faz parte do circuito tradicional da visita uma passagem pelas Prisões Novas, onde ficavam os calabouços e as celas de prisioneiros (ainda com desenhos nas paredes) e onde detentos passaram seus últimos dias antes da sentença de morte.
A Ponte dei Sospiri, famoso ponto turístico de Veneza, também faz parte do projeto arquitetônico do Palácio e recebeu esse nome porque os prisioneiros que ali passavam suspiravam vendo pela última vez a cidade antes de morrer.
Visitas ao Palácio Ducale
Existem hoje três tipos de visitas: a visita tradicional ao museu, o circuito guiado "itinerário secreto do Palácio Ducale" e o circuito guiado "os tesouros escondidos do Doge".
Já tivemos a oportunidade de fazer dois desses passeios, que se complementam de uma forma muito interessante para conhecer a história de Veneza. Recomendamos muito a visita aos salões do museu e o itinerário secreto, que leva a salas que uma parte muito pequena do público tem acesso e que permite conhecer melhor como eram realizadas as funções administrativas e julgamentos que ocorriam no local.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Veneza
- Palazzo Veneziano - Venice Collection
- Carnival Palace - Venice Collection
- Hotel Montecarlo
- BW Premier Collection CHC Continental
- Hotel Casanova
Palácio Ducale
Piazza San Marco,1Città Metropolitana di Venezia
30124
https://palazzoducale.visitmuve.it/