Palácio do Itamaraty
Inaugurado em 1966, o Palácio do Itamaraty está entre os mais belos edifícios de Brasília. Localizado ao lado do Congresso Nacional, com projeto modernista de Oscar Niemeyer, o Itamaraty é caracterizado pelos elegantes arcos que compõem a fachada. Fora os delicados traços em concreto, o Itamaraty encanta pelo magnífico espelho d'água, com mais de 80 espécies de plantas dispostas em projeto paisagístico de Burle Marx, duplicando a beleza do lugar e nos dando a sensação de que o palácio consegue flutuar.
Sede do Ministério das Relações Exteriores e base para muitos diplomatas brasileiros, o Palácio do Itamaraty serve também de local para grandes e elegantes eventos, incluindo recepções a chefes de Estado e comemorações de eleições presidenciais. É um palácio que merece todas as honrarias.
Apesar de ter um exterior impressionante, o Palácio do Itamaraty consegue encantar ainda mais os visitantes com a oportunidade de percorrer a parte interna da obra. O tour, gratuito e aberto a todo o público (mediante agendamento), está entre os melhores da cidade, fazendo do Palácio do Itamaraty uma visita imperdível para quem está em Brasília.
O passeio pelo Palácio do Itamaraty começa por um dos maiores halls sem colunas do mundo, com 2800 m². No canto, a escada em espiral e sem apoio – de autoria de Milton Ramos e Joaquim Cardoso –encanta pela leveza e compõe lindamente o projeto de vão livre desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Nas paredes, você verá delicados painéis de Athos Bulcão, enquanto tudo é adornado pelos jardins de Burle Marx, que servem de barreira e proteção natural para a área externa.
Já no segundo e terceiro andares, o encantamento fica por conta de obras de arte que decoram diversos cômodos, com nomes como Maria Martins, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi e Alfredo Ceschiatti, além de tapete persa e móveis do período colonial.
Ao percorrer o Palácio do Itamaraty, não deixe de aproveitar a belíssima vista do jardim de inverno localizado no terceiro andar. Você terá a Esplanada dos Ministérios e o Congresso Nacional em meio às colunas projetadas por Niemeyer, sendo tudo emoldurado pelos jardins de Burle Marx. Um cenário que está entre os mais espetaculares da Capital Federal.
Confira as principais obras de arte que podem ser vistas no Palácio do Itamaray:
- Meteoro - Escultura localizada no espelho d'água da área externa, com autoria de Bruno Giorgi;
- Duas amigas - Escultura localizada no jardim do terceiro andar, com autoria de Alfredo Ceschiatti;
- Três jovens - Escultura de Lasar Segall, no jardim do terceiro andar;
- Nu Deitado - Escultura de Victor Brecheret, no jardim do terceiro andar;
- Canto da Noite - Escultura de Maria Martins, no jardim do terceiro andar;
- O Sonho de Dom Bosco - Painel localizado no segundo andar, com autoria de Alfredo Volpi;
- Vegetação do Planalto Central - Tapeçaria de autoria de Burle Marx, localizada na Sala Brasília;
- Painel ripado em madeira - Localizado na Sala dos Tratados e de autoria de Athos Bulcão;
- Revoada dos Pássaros - Lustre de autoria de Pedro Correia de Araújo, no terceiro andar;
- A Mulher e Sua Sombra - escultura de Maria Martins, localizada no terceiro andar;
- Os jangadeiros - pintura de Candido Portinari;
- Coroação de D. Pedro I pelo bispo do Rio de Janeiro, Monsenhor José Caetano da Silva Coutinho, no dia 1° de dezembro de 1822, na capela do Paço Imperial - pintura de Jean-Baptiste Debret, no terceiro andar;
- Independência ou Morte (Grito do Ipiranga) - pintura estudo de Pedro Américo.
Veja mais detalhes sobre as obras de arte e o projeto do Palácio do Itamaraty.
Vale destacar que o Palácio do Itamaraty vale a visita independente do tour. O lugar é espetacular por si só, sendo um cenário incrível para fotos tanto durante o dia, quanto à noite, quando as luzes dão ainda mais beleza à magnífica obra.
Visita ao Itamaraty – Horário e agendamento
A visita ao Palácio do Itamaraty é um dos melhores e mais disputados passeios em Brasília. O tour é gratuito a todos os visitantes, mas é preciso fazer o agendamento prévio para conseguir uma vaga. A depender da época, a visita precisa ser agendada dias antes, sob risco de não ter vaga em data mais próxima. A antecedência mínima para agendar um tour é de 24h, ou seja, não é possível agendar a visita para o mesmo dia.
- O agendamento para a visita ao Palácio do Itamaraty é realizado pelo site oficial do Palácio do Itamaraty, sendo possível escolher entre os tours em português, inglês, francês e espanhol, além da oferta de tour em libras.
- A tour em português está disponível de terça a domingo.
- De terça a sexta-feira, estão disponíveis visitas às 8h45, 9h15, 10h15, 10h45, 14h15, 14h45, 15h45 e 16h15.
- Sábado, domingos e feriados, as visitas acontecem às 8h30, 10h15, 14h15 e 16h00.
- O tour tem 1h15 de duração.
- Fique atento às regras de vestimenta e medidas de segurança obrigatórias durante a visita.
Como chegar ao Palácio do Itamaraty
O Palácio do Itamaraty está situado na Esplanada dos Ministérios, ao lado do Congresso Nacional. Será fácil chegar ao local de carro, ônibus ou mesmo a pé e de bike. Há estacionamento em localização próxima, mas as vagas são sempre muito disputadas.
O acesso ao público para a visitação acontece pela entrada oeste do Palácio Itamaraty, de frente para o Ministério da Saúde. Caso vá pedir um carro de aplicativo, use como localização Ministério da Saúde – Bloco G.