Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Parque Estadual da Serra dos Pireneus

O pôr do sol no Pico dos Pireneus está entre os mais lindos eventos de Pirenópolis. No topo do morro mais alto da região, com mais de 1300 metros de altitude, é possível ver os arredores de Pirenópolis e do Parque Estadual da Serra dos Pireneus. O acesso não é dos mais fáceis e a pista de terra exige um bocado dos carros. Ultrapassada a estrada, a subida a pé não será difícil. Em menos de meia hora de caminhada, os turistas chegam ao topo, onde uma capelinha marca o ponto exato para ver o entardecer. Para encontrar o ponto inicial da subida, siga pela Rodovia Parque Estadual dos Pireneus até passar a cancela do parque, depois uma casa com segurança e, na sequência, uma placa de sinalização com as informações do local. É lá, debaixo das árvores, onde começa a trilha de subida. O trajeto, a partir do centro de Pirenópolis, tem 20 km.

No caminho até o Pico dos Pireneus, dentro do Parque Estadual, chamam a atenção dos turistas algumas formações rochosas como o Morro do Cabeludo e o cerrado rupestre (onde rochas de diferentes formatos lembram uma cidade de pedra) e plantas típicas do cerrado, como os chuveirinhos. Apesar de ser um parque estadual, o Pireneus não tem infraestrutura e nem guarita de entrada. Para subir ao Pico dos Pireneus, não é necessário guia, mas se quiser explorar outras regiões, vale contratar um passeio guiado.

O passeio para o Parque Estadual dos Pireneus é gratuito e pode ser feito juntamente com outras atrações na mesma estrada, como a Cachoeira do Abade, Cachoeira do Lázaro e Cachoeira Santa Maria. Fique atento apenas ao tempo para chegar até o início da trilha e não perder o pôr do sol.


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Pirenópolis

Parque Estadual da Serra dos Pireneus

Rodovia Parque dos Pireneus
Pirenópolis