Pirenópolis
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Quando ir a Pirenópolis

Pirenópolis é um destino para ser visitado durante todo o ano, mas alguns fatores podem influenciar muito na sua experiência na cidade histórica de Goiás. Ainda que Pirenópolis renda uma linda viagem em qualquer época, alguns períodos do ano são mais favoráveis para quem deseja aproveitar as cachoeiras e apreciar o belíssimo pôr do sol na região. 

O melhor período para uma viagem a Pirenópolis é entre os meses de maio e julho, quando praticamente não há chuvas, a seca ainda não está muito intensa, as cachoeiras estão lindíssimas, e o pôr do sol rende espetáculos a cada final de tarde. Já os piores meses para ir a Pirenópolis são dezembro e janeiro, quando as chuvas são muito intensas e podem atrapalhar os passeios de natureza. 

Vale destacar ainda o período da Festa do Divino, comemoração que há mais de 200 anos leva multidões a Pirenópolis. O evento principal é chamado de Cavalhadas, com três dias de festas que acontecem 50 dias após a Páscoa, em data móvel a cada ano. Vale conferir o calendário para curtir o espetáculo.

  • Melhor época para ir a Pirenópolis: de maio a julho;
  • Período de seca: de maio a setembro, sendo os meses mais secos julho, agosto e setembro (até o início das chuvas);
  • Período de chuvas: de outubro a abril, sendo os meses mais chuvosos dezembro e janeiro;
  • Alta temporada em Pirenópolis: todos os finais de semana, feriados prolongados, férias escolares e o período da Festa do Divino;
  • Baixa temporada em Pirenópolis: dias de semana e períodos de chuva.

Pirenópolis é um destino especialmente interessante para quem está em Goiânia ou Brasília e pode aproveitar qualquer escapada de fim de semana. A partir das duas cidades, será um pulo até Pirenópolis. Vale até fazer um bate e volta! Claro que, para curtir Pirenópolis de verdade, o ideal é investir em uma viagem mais longa, de quatro a sete dias. Entretanto, se apenas um dia é tudo o que você tem disponível, não deixe de ir a essa encantadora cidade histórica do interior de Goiás. Mesmo que seja bem corrido, algumas horinhas curtinho o bucólico Centro Histórico e as cachoeiras de Pirenópolis já serão suficientes para renovar as energias.

Está programando uma viagem? Confira nossas dicas de onde ficar em Pirenópolis, com as melhores opções de pousadas, hotéis e resorts para as suas férias!

Centro-historico-de-pirenopolis

Clima e tempo em Pirenópolis

Alguns fatores podem mudar muito a experiência na hora de conhecer Pirenópolis e o clima é um deles. Com duas estações bem definidas — uma seca e outra chuvosa — fica fácil escolher em qual época visitar a cidade. Para quem deseja fugir das chuvas, os meses de maio a setembro são os mais indicados para visitar Pirenópolis. O início da seca — especialmente entre maio e julho — marca um dos melhores momentos para conhecer a região. Nesse período, as chuvas são escassas, a vegetação ainda está bem verde e as cachoeiras repletas de água.

Mês Mín. Máx. Chuvas
Janeiro 19°C 27°C 268 mm
Fevereiro 19°C 28°C 210 mm
Março 19°C 27°C 219 mm
Abril 19°C 28°C 92 mm
Maio 18°C 28°C 17 mm
Junho 17°C 27°C 4 mm
Julho 16°C 27°C 1 mm
Agosto 18°C 30°C 5 mm
Setembro 20°C 31°C 29 mm
Outubro 20°C 31°C 122 mm
Novembro 20°C 28°C 235 mm
Dezembro 20°C 27°C 291 mm

Com a chegada do inverno, Pirenópolis sofre mais intensamente os efeitos da seca: as cachoeiras começam a perder água e o ar fica com baixa umidade, sendo os meses de agosto e setembro os mais críticos para quem não está acostumado ao clima seco. A temperatura no auge da seca varia entre a mínima de 16°C e máxima de 31°C. As noites são sempre frias e os dias de intenso calor. A vantagem do final da seca? O pôr do sol é sempre espetacular e o cerrado estará intensamente florido!

As chuvas em Pirenópolis começam entre os meses de setembro e outubro, ainda com pouca intensidade. O auge da estação chuvosa acontece no verão, entre os meses de novembro e fevereiro, quando temporais são mais constantes. A vantagem desse período é poder ver as cachoeiras repletas de água, mas, nesse caso, é preciso estar sempre atento ao risco de cabeças d’água. 

Ainda que o período chuvoso atrapalhe um pouco a experiência, as temperaturas se mantêm altas, a água das cachoeiras é mais quente e o sol sempre dá um jeitinho de aparecer. No auge do verão, entre os meses de janeiro e dezembro, a temperatura varia entre a mínima de 19°C e máxima de 27°C.
Dados do Climatempo

Alta temporada em Pirenópolis

Como um bom destino de final de semana, Pirenópolis sempre fica mais cheia de sexta a domingo, quando muitos turistas viajam a partir de regiões próximas. Acredite, a cidade fica completamente diferente nesses dias: os restaurantes abrem as portas, as lojinhas funcionam a todo vapor e as cachoeiras sempre ficam mais cheias. Caso queira fugir do movimento, visite Pirenópolis nos dias de semana, quando tudo está mais tranquilo, as cachoeiras ficam vazias e as hospedagens mais baratas.

Assim como nos finais de semana, os feriados também deixam Pirenópolis bem cheia. As datas mais procuradas pelos turistas são o Ano Novo, Carnaval e Semana Santa. Outro evento que atrai milhares de visitantes para a cidade é a Festa do Divino Espírito Santo, quando acontecem as Cavalhadas, apresentação teatral que representa a maior manifestação religiosa e cultural de Pirenópolis. A Festa do Divino acontece sempre cinquenta dias após a Páscoa e a encenação das Cavalhadas marca o encerramento das festividades. A data das Cavalhadas varia todos os anos, por isso é importante consultar o calendário cultural da cidade para ter certeza de ver a encenação. O período das Cavalhadas é umas das datas em que a cidade fica mais cheia e as hospedagens mais caras. Organize-se com bastante antecedência.

Com dados do Climatempo.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Pirenópolis